Autor Tópico: Tutorial SKetchUp  (Lida 146169 vezes)

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Offline danidillen

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #210 Online: 22 de Outubro de 2010, 19:21 »
Trabalho com vacuum-forming , e utilizo software como solid e alibre. Ocorre que seguidamente aparece umas peças como a da foto em anexo, ai acabo tendo que deixar a router de lado e voltar aos velhos tempos de ter que cotar, lixar, esculpir até ficar igual ao produto.

Minha pergunta é: Com o Sketch conseguiria fazer o desenho igual inclusive com as dimensões do produto , ou o mais aconselhado é o Rhino?

Offline F.Gilii

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #211 Online: 22 de Outubro de 2010, 19:58 »
Eu creio que se voce tem o Solid works e não consegue fazer eta peça, dificilmente fará com o Rhino ou com qualquer outro programa de desenho em 3D.

Creio que está faltando voce conhecer melhor seu programa ou tentar aumentar suas habilidades com ele.

Só minha opinião...

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #212 Online: 22 de Outubro de 2010, 20:02 »
Minha pergunta é: Com o Sketch conseguiria fazer o desenho igual inclusive com as dimensões do produto

Sim!

Eu fiz um ensaio em poucos minutos, não tive preocupação com medidas e nem em colocar todos os detalhes da peça conforme se vê na foto, mas dá pra ter uma idéia das possibilidades.

Abraços.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2010, 22:34 por marc0martim ECM »

Offline danidillen

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #213 Online: 22 de Outubro de 2010, 20:08 »
Uso o Alibre, similar ao Solid. Faço da seguinte maneira. Risco a projeção da peça em uma folha, faço a digitalização, vetorizo a projeção e depois extrudo. Até bem tranquilo. Depois tento colocar os raios com a ferramenta fillet, ai que o bixo pega. Raios bem pequenos 2, 3 , 4 milimetros é fácil de fazer, porem a peça tem raios bem maiores e não é igual em todo contorno. Se eu tentar colocar um raio diferente nos seguimentos o soft dá erro!

Vou baixar o SU e ver se me dou melhor, conversei com quem me vendeu a licença e me disse que para esse tipo de peça o bom seria fazer no Rhino.

Marco

Qual seria a maneira mais facil de fazer no SU? Sendo que tenho a peça e um paquimetro?
« Última modificação: 22 de Outubro de 2010, 20:11 por danidillen »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #214 Online: 22 de Outubro de 2010, 22:33 »
Como diz o Fábio; Existe várias maneiras de esfolar o gato.

Eu desenhei o contorno (infelizmente na foto não dá para ver tudo), depois copiei-o em 4 alturas diferentes, com a ferramenta de escala ajeitei as formas do contorno para chegar mais próximo de um circulo, depois usei um plugin para criar a pele.

Eu tenho um plugin para superfície bolha que talvez pudesse ser usado, infelizmente ele venceu o prazo free e vou ter que baixar de novo.

Outra forma de fazer é criar uma cúpula e ir ajeitando as linhas do contorno até dar a forma desejada, é mais demorado, mas apresenta resultados bem fiel às medidas.

Abraços.

Offline danidillen

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #215 Online: 23 de Outubro de 2010, 08:06 »
Marco, vou baixar e instalar.

Qual versão acha que vai ser mais útil para o tipo de serviço que faço? Pergunto, pois vi neste tópico que o SU 8 ainda não tem muito plugins. Ai fiquei na dúvida de usar o 8 ou 7.


Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #216 Online: 23 de Outubro de 2010, 12:29 »
vi neste tópico que o SU 8 ainda não tem muito plugins. Ai fiquei na dúvida de usar o 8 ou 7.

Tanto faz, eu tenho os 2; tenho alguns plugins imprescindíveis, que por hora só funciona no 7. No lançamento da versão 8, foram acrescentadas algumas ferramentas logicas com sólidos e trocada a API Ruby, ficou muito mais poderosa e com mais recursos, ocorre que a sintaxe ficou mais rigorosa, alguns plugins bugados que funcionavam no 7, deixaram de funcionar.
Como a comunidade todo dia cria plugins novos, e recondiciona os velhos, esse problemas estão sendo solucionados.

Abraços.

Offline danidillen

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #217 Online: 23 de Outubro de 2010, 12:40 »
OK, irei baixar o 8 e ver se consigo aprender. Não instalei ainda, pois a maioria do material que vejo na rede é sobre arquitetura e eu preciso mais fazer desenho técnicos.

Em anexo tem o desenho que fiz no Alibre da matriz do aromatizador que postei foto. Se reparar os "raios" são iguais em todo contorno superior, porém a peça não tem o mesmo raio.  Pelo que vi no Sketch consigo trabalhar mais livre sem restrições.

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #218 Online: 23 de Outubro de 2010, 21:53 »
VI o seu desenho, entendi a dificuldade, não conheço o Alibre e não sei se poderia resolver nele.

No SU, nesse caso especifico não há limitação para conseguir a forma correta, pode usar a ferramenta de escala para ajustar os setores ou puxar as linhas do contorno conforme o desejado, existe muitos plugins que podem fazer a forma de diversas maneiras, alguns usam ajuste de pressão deslocada (bolha), outros a manipulação de áreas localizadas (puxar/empurrar), pontos vetores e outros ligam os contornos dos planos em níveis para criar a pele (o que usei no desenho). Há muitos videos no Youtube sobre eles.
 
Os que mais uso nesse casos são:
SoapSkinBubble (tem prazo de validade, quanto vence tem baixar uma nova versão)
Curviloft
Subdivide & Smooth
Amorph
RoundCorner


Abraços...

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #219 Online: 24 de Outubro de 2010, 13:02 »
T Com o Sketch conseguiria fazer o desenho...

Hoje, pela manhã resolvi brincar um pouco mais com a sua peça; com base apenas na foto e sem focar na resolução.

Desenvolvimento em 3 etapas:

« Última modificação: 26 de Outubro de 2010, 22:22 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #220 Online: 24 de Outubro de 2010, 13:03 »
Como  modelar um assento de cadeira.

Sculpting a chair seat in Google SketchUp

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #221 Online: 24 de Outubro de 2010, 14:01 »
Plugin Tgi3D (Chines)
Modelagem de superfícies complexas.
http://player.youku.com/player.php/sid/XMjE1NzI1MzQw/v.swf


Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #222 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:01 »
Plugin BMP para Vetor

Descompacte e coloque os arquivos na pasta de Plugin
Para usar, click em:
Draw --> Mesh From Bitmap

Escolha a figura BMP e click na origem dos eixos e puxe o tamanho que deseja para o vetor.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2010, 20:14 por marc0martim ECM »

Offline danidillen

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #223 Online: 24 de Outubro de 2010, 22:06 »
Marco, tem algum plugin para exportar ou salvar o arquivo com extensão .stl ? Uso o Cut3D da Vectric como CAM e normalmente abro nele arquivo .stl !

To começando a gostar de brincar no Sketch...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2010, 22:08 por danidillen »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #224 Online: 25 de Outubro de 2010, 00:27 »
O Sketchup Pro exporta normalmente para STL; na versão free vc pode usar o plugin anexo; para instalar basta largar o arquivo na pasta Plugins.

Parau usar, selecione a peça e click em:

Plugin --> Export to STL.

Abrs...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 00:30 por marc0martim ECM »

 

/** * */