Obrigado por prestigiar o blog Jorge!
Como o exemplo postado no blog é mais voltado para o lado artístico, pode não ficar muito claro a verdadeira utilidade para quem tem uma CNC, principalmente para quem não tem muita aptidão artística ou pouca afinidade com ferramentas de edição vetorial como Corel ou Illustrator, nesse caso, a possibilidade de vetorizar um bitmap automaticamente se torna interessante.
Pensando nisso vou usar um exemplo mais prático para a comunidade aqui do fórum...
Vetorização automática de Imagens com o Inkscape!
Imaginemos que a imagem acima deva ser ampliada diversas vezes o seu tamanho original a fim de ser fresada em MDF para um painel de parede... para obtermos a máxima qualidade possíver, deveremos vetorizar a imagem para que possamos ampliar o desenho sem perda de qualidade. A vetorização manual consumiria muito tempo, sobretudo se o caboclo não tiver habilidade com a ferramenta de edição vetorial que dispõem.
Imagens em preto e branco como a do exemplo, podem ser vetorizadas automaticamente através do "Trace Bitmap" do inkscape em segundos... com uma qualidade final quase perfeita, economizando muito tempo de trabalho.
Após o rastreio automático, para que possamos obter um vetor com a máxima qualidade e fidelidade possível em relação ao original, convém editar o desenho removendo os nós em excesso...
Vetorização automática de Imagens com o Inkscape!
e re-ajustar os caminhos sempre que necessário.
Vetorização automática de Imagens com o Inkscape!
Abaixo o vetor aberto e extrudado no Artcam.
Vetorização automática de Imagens com o Inkscape!
Segue em anexo o vetor (em PDF - pode ser importado para o Artcam 2008 SP5 ou para qualquer editor vetorial, Corel Illustrator, Inkscape etc.) rastreado pelo processo descrito para quem quiser conferir o resultado.
http://designlibertario.files.wordpress.com/2010/11/aguia.pdfAbs.
Paulo Marcos G. Bubolz
----------------------------------
Projeto PandoraDesign libertário