Autor Tópico: Usinagem em superfície Cilíndrica  (Lida 1654 vezes)

Description: HOUTER CNC 3 eixos

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline GuilhermeMart

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: MG
  • Nome:: GUILHERME
  • Profissão: ENGENHEIRO
Usinagem em superfície Cilíndrica
« Online: 22 de Agosto de 2017, 20:47 »
Galera, bom dia.


Sou novato nesse mundo CNC. Uso o Solidworks para projetar as peças e depois uso o ArtCAM para gerar o arquivo para a ROUTER 3 eixos. Minha matéria prima é um cilindro, que fixo na mesa com auxilio de um dispositivo. Porem o ArtCam so consigo colocar minha matéria prima um tarugo quadrado ou retangular, onde perco muito tempo de usinagem com a ferramenta usinando no vazio. Alguém teria alguma dica de como mudo isso ? como consigo ele reconhecer uma matéria prima cilíndrica ?

Offline A.Hoffmann

  • Novato
  • *
  • Posts: 83
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Lajeado - RS
  • Nome:: Adilson
  • Profissão: Operador e Programador Centro de Usinagem
Re:Usinagem em superfície Cilíndrica
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2017, 20:57 »
Boa noite Guilherme,


    Uma ideia que pode resolver seu problema, seria, criar um vetor de um circulo com o diâmetro do material envolvendo o 3D e usá-lo como fronteira para sua usinagem. Assim, sua máquina irá usinar apenas o que estiver dentro do vetor ao invés do "quadrado" todo como está acontecendo.


Att.


Adilson

Offline Alebe

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3688
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Usinagem em superfície Cilíndrica
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2017, 23:11 »
O correto neste caso é usar um quarto eixo rotativo.


Offline GuilhermeMart

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: MG
  • Nome:: GUILHERME
  • Profissão: ENGENHEIRO
Re:Usinagem em superfície Cilíndrica
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2017, 16:55 »
Boa noite Guilherme,


    Uma ideia que pode resolver seu problema, seria, criar um vetor de um circulo com o diâmetro do material envolvendo o 3D e usá-lo como fronteira para sua usinagem. Assim, sua máquina irá usinar apenas o que estiver dentro do vetor ao invés do "quadrado" todo como está acontecendo.


Att.


Adilson

Adilson, boa tarde.

Depois que crio o plano e importo a peça em 3D, ela fica no plano X/Y sendo o eixo central do fuso, e sua profundidade ou diametro no plano Z.
Porem ao tentar criar um circulo com o diâmetro do meu material, consigo apenas fazer no plano x/y, sendo que precisava criar no plano y/z.

Como faço pra criar esse circulo "limitador" no plano do diâmetro do eixo ?

Obs.: No momento não tenho condições de comprar um 4º eixo, pois ainda está em fase de trayout, caso tenha volume significativo, poderei analisar essa compra e adaptação.

Grato,


Offline GuilhermeMart

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: MG
  • Nome:: GUILHERME
  • Profissão: ENGENHEIRO
Re:Usinagem em superfície Cilíndrica
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2017, 17:04 »
Alguém poderia me ajudar ?
Obrigado.

Offline cientista13

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1269
  • Sexo: Masculino
Re:Usinagem em superfície Cilíndrica
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2017, 22:49 »
Guilherme eu não entendi muito bem o que deseja, mas me parece que quer usinar um cilindro em duas etapas, primeiro uma metade e depois a outra. Isso é possivel com a usinagem 3d. Até ai acho que voce já consegue fazer. Se a máquina está trabalhando no vazio crie um vetor como o Adilson falou, só que o vetor não necessariamente precisa ser um circulo (acho que o Adilson falou em circulo por não ter visto a imagem que voce postou só depois. O ideal é postar as imagens ainda na primeira mensagem). O vetor faça na borda do relevo, de um offset externo para acrescentar o diametro da ferramenta a ser usada e no momento de gerar o percurso em "usinagem 3D" selecione o vetor e use "usinar vetor selecionado", raster em X e angulo de 90° 9para que o raster seja na verdade em Y).

 

/** * */