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TUTORIAIS => Tutoriais => Softwares => Tópico iniciado por: F.Gilii em 22 de Junho de 2010, 20:53
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Pretendo criar um breve tutorial sobre códigos-G (e códigos-M)
Antes de falarmos em linguagem máquina, algumas definições importantes de se entender.
Eixos Lineares
Os eixos X, Y e Z formam o chamado "sistema de coordenadas da mão direita" de eixos ortogonais lineares.
As posições dos três mecanismos lineares de movimento são expressas usando-se coordenadas nestes três eixos.
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Eixos Rotacionais
Eixos rotacionais são medidos em graus e como se fossem eixos lineares "enrolados" nos quais a direção de rotação no sentido positivo é no sentido "antihorário" quando visto à partir do lado positivo dos eixos X, Y ou Z correspondentes.
Por eixo linear "enrolado", entenda-se aquele eixo no qual a posição angular aumenta sem limite (vai para mais infinito) quando o eixo gira no sentido antihorário, e diminui sem limite (vai para menos infinito) quando o eixo gira no sentido horário.
Eixos rotativos são usados independentemente se tem ou não algum tipo de limite para sua rotação.
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Movimento Linear Coordenado
Para movimentar a ferramenta ao longo de um determinado percurso, o sistema de controle deve ser capaz de controlar coordenadamente o movimento de vários eixos.
Usa-se o termo "movimento linear coordenado" para descrever uma situação onde, normalmente, cada eixo se move numa velocidade constante e todos os eixos movem-se de suas posições iniciais até as posições finais ao mesmo tempo.
Se apenas o eixo X, Y, ou Z (apenas um ou dois juntos) são movidos, se produziu movimento em linha reta, e por isso o termo "linear" foi usado.
Nem sempre é possível manter velocidades constantes de avanço porque existem acelerações e desacelerações necessárias no início ou final de alguma movimentação - apesar disso, é possível controlar os eixos de forma que, a todo tempo, cada eixo executará seu percurso completo na mesma proporção do movimento dos outros eixos. Este mecanismo faz com que a ferramenta percorra aquele percurso pré-determinado e a isso chamamos de Movimento linear coordenado.
Movimentos coordenados podem ser executados tanto com a velocidade de avanço de corte ou mesmo em velocidade de movimentação rápida. Se limites fisicos de velocidade de um eixo o impedem de alcancar uma determinada velocidade, todos os eixos terão suas velocidades limitadas para mantenimento do percurso desejado.
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Velocidade de Avanço
A razão pela qual os eixos se movimentam é normalmente uma relação estável de velocidade e que pode ser ajustada pelo operador da máquina.
Para o programa de controle, a interpretação do comando de Velocidade de Avanço segue a seguinte ordem: (exceto se usando razão inversa de velocidade de avanço (G93))
♦ Para movimentos envolvendo um ou mais eixos lineares (X, Y, Z e opcionalmente A, B, C), sem movimentos rotacionais simultâneos, a velocidade de avanço será expressa em "unidades de deslocamento por minuto" ao longo do percurso linear programado em XYZ(ABC)
♦ Para movimentos envolvendo um ou mais eixos lineares (X, Y, Z e opcionalmente A, B, C), com movimentos rotacionais simultâneos, a velocidade de avanço será expressa em "unidades de deslocamento por minuto" ao longo do percurso programado em XYZ(ABC) combinada com a velocidade angular do eixo rotacional multiplicado pela "Correção do Diametro" apropriada (em alguns casos se usa o perímetro da peça) multiplicada por PI (π = 3.14152...)
♦ Para movimentos de um eixo rotacional com os eixos X, Y, e Z parados, a velocidade de avanço será expressa em graus por minuto.
♦ Para movimentos com dois ou três eixos rotacionais com os eixos X, Y, e Z parados, a velocidade de avanço será aplicada da seguinte maneira:
Digamos que dA, dB, e dC sejam os angulos em graus sobre os quais os eixos A, B, e C, respectivamente devam se mover.
D = raiz (dA2 + dB2 + dC2).
Conceitualmente, D é a medida total do movimento angular, usando-se a métrica Euclidiana.
Digamos que T seja a quantidade de tempo necessário para mover D graus à velocidade de avanço atual em graus por minuto. O eixo rotacional deverá ser movido em movimento linear coordenado de forma que o tempo gasto do início ao final do movimento desejado seja T mais qualquer tempo necessário para aceleração e desaceleração.
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Movimento em Arco
Qualquer par de eixos lineares podem ser controlados para movimentos em arco circular no plano formado por aquele par de eixos escolhido (XY, YZ, XZ).
Dito isso, pode-se controlar ainda o terceiro eixo linear ou eixos rotacionais para que se movam simultaneamente e efetivamente em velocidade constante.
Assim como nos movimentos lineares coordenados, os movimentos circulares podem ser coordenados de forma que as acelerações e desacelerações não afetem o percurso.
Se os eixo rotacionais não se movem, mas o terceiro movimento linear tem movimentação, a trajetória do ponto controlado será um movimento helicoidal.
A velocidade de avanço durante movimentações em arco circular é a mesma do descrito no tópico Velocidade de Avanço acima.
No caso de movimento Helicoidal, a razão de avanço é aplicada ao longo do helicoidal.
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Sumário de Códigos G
G0 Posicionamento Rápido
G1 Interpolação Linear
G2 Interpolação Circular/Helicoidal sent. Horário
G3 Interpolação Circular/Helicoidal sent. Antihorário
G4 Pausa
G10 Ajuste da Origem do Sistema de Coordenadas
G12 Cavidade Circular sent. Horário
G13 Cavidade Circular sent. Antihorário
G15/G16 Movimentos em Coordenadas Ploares em G0 e G1
G17 Selecionar Planos XY
G18 Selecionar Planos XZ
G19 Selecionar Planos YZ
G20/G21 Unidades Polegadas/Milimetros
G28 Voltar p/ Origem
G28.1 Referenciar Eixos
G30 Voltar p/ Origem
G31 Comandar Apalpador
G40 Cancelar Compensação de Raio de Ferramenta
G41/G42 Iniciar Compensação de Raio de Ferramenta Esquerda/Direita
G43 Aplicar Offset de Comprimento de Ferramenta (mais)
G49 Cancelar Offset de Comprimento de Ferramenta
G50 Resetar todos os Fatores de Escala para 1.0
G51 Ajustar Fator de Escala de Eixo
G52 Offset Temporário do Sistema de Coordenadas
G53 Mover em Coordenadas de Máquina Absolutas
G54 Usar Offset de Fixação 1
G55 Usar Offset de Fixação 2
G56 Usar Offset de Fixação 3
G57 Usar Offset de Fixação 4
G58 Usar Offset de Fixação 5
G59 Usar Offset de Fixação 6/ Usar Número de Fixação Geral
G61/G64 Modo Parada Exata/Modo Velocidade Constante
G68/G69 Rotacionar Sistema de Coordenadas do Programa/Cancelar Rotação
G70/G71 Unidades Polegadas/Milimetros
G73 Ciclo Enlatado – Furo Intermitente
G80 Cancela Modo Movimento (incluindo Ciclos Enlatados)
G81 Ciclo Enlatado – Furação
G82 Ciclo Enlatado – Furação c/ Pausa
G83 Ciclo Enlatado – Furo Intermitente
G85/G86 Ciclo Enlatado – Mandrilhamento
G88/G89
G90 Modo Distancia Absoluta
G91 Modo Distancia Incremental
G92 Ajusta Parametros de Offset de Coordenadas
G92.x Cancela G92
G93 Modo Avanço Tempo Inverso
G94 Modo Avanço p/ Minuto
G95 Modo Avanço p/ Revolução
G98 Retorno ao Nível Inicial depois de um Ciclo Enlatado
G99 Retorno ao Ponto R depois de Ciclo Enlatado
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G0 Posicionamento Rápido
(a) Para movimento rápido linear, programa-se G0 X~ Y~ Z~ A~ B~ C~, onde todas as palavras de eixos são opcionais, exceto que ao menos uma deve ser usada. Por se tratar de um comando modal, o código G0 é opcional se o modo de movimentação atual for G0.
O comando irá produzir um movimento linear coordenado até o ponto de destino com a velocidade de traslação atual (ou mais lenta caso a máquina não possa ir tão rápido).
Normalmente não se usa este comando associado a operações de usinagem - só para traslações.
(b) Se um comando G16 foi executado para ajustar uma Origem Polar, então poderemos usar G0 para um movimento linear em rápido até um ponto descrito por um raio e um angulo, G0 X~ Y~ pode ser usado onde:
X~ será o raio da linha a partir da origem polar de G16
Y~ será o angulo em graus medidos com valores incrementais no sentido antihorário à partir da posição equivalente da direção das 3 horas de um relógio
As coordenadas do ponto atual no momento da execução do comando G16 serão a origem polar do movimento.
Teremos um erro se:
- todas as palavras de eixo forem omitidas.
- Se a Compensação de Raio estiver ativa, o movimento irá diferir do descrito acima; Veja mais adiante em "Compensação de Ferramenta".
- Se o comando G53 foi programado na mesma linha, o movimento será diferente; veja mais adiante em "Coordenadas Absolutas".
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Sumário de Códigos M
M00 Parada programa
M01 Parada opcional
M02 Fim de programa
M03 Liga o fuso no sentido horário (CW)
M04 Liga o fuso no sentido anti-horário (CCW)
M05 Desliga o fuso
M06 Mudança de ferramenta
M07 Liga sistema de refrigeração numero 2
M08 Liga sistema de refrigeração numero 1
M09 Desliga o refrigerante
M10 Atua travamento de eixo
M11 Desliga atuação do travamento de eixo
M12 Não registrado
M13 Liga o fuso no sentido horário e refrigerante
M14 Liga o fuso no sentido anti-horário e o refrigerante
M15 Movimentos positivos (aciona sistema de espelhamento)
M16 Movimentos negativos
M17 e M18 Não registrados
M19 Parada do fuso com orientação
M20 a M29 Permanentemente não registrado
M30 Fim de fita com rebobinamento
M31 Ligando o "Bypass"
M32 a M35 Não registrados.
M36 Acionamento da primeira gama de velocidade dos eixos
M37 Acionamento da segunda gama de velocidade dos eixos
M38 Acionamento da primeira gama de velocidade de rotação
M39 Acionamento da segunda gama de velocidade de rotação
M40 a M45 Mudanças de engrenagens se usada, caso não use, Não registrados.
M46 e M47 Não registrados.
M48 Cancelamento do G49
M49 Desligando o "Bypass"
M50 Liga sistema de refrigeração numero 3
M51 Liga sistema de refrigeração numero 4
M52 a M54 Não registrados.
M55 Reposicionamento linear da ferramenta 1
M56 Reposicionamento linear da ferramenta 2
M57 a M59 Não registrados
M60 Mudança de posição de trabalho
M61 Reposicionamento linear da peça 1
M62 Reposicionamento linear da peça 2
M63 a M70 Não registrados.
M71 Reposicionamento angular da peça 1
M72 Reposicionamento angular da peça 2
M73 a M89 Não registrados.
M90 a M99 Permanentemente não registrados