Opa tudo blza? Seguinte, os valores da velocidade vão alterando automaticamente cada vez q vc altera o step per unit pq a frequência de saída do trem de pulsos da porta paralela ou USB (caso vc esteja usando) é fixa, então quanto maior seja o micropasso q vc configure menor será a velocidade de avanço final q vc irá conseguir. Em um PC utilizando uma porta paralela a frequência útil estável de saída gira em torno de 20.000 pulsos por segundo a 50.000 pulsos por segundo (20khz - 50Khz). Utilizando um motor entre 18 a 30kgf de torque com um driver de boa qualidade alimentado por uma fonte chaveada de 48V 10A eu configurado e o driver para micropasso 1600 pulsos por revolução ou 1/8. A corrente no driver eu deixaria em torno de 10 a 15% abaixo da corrente nominal do motor, num fuso passo 5 eu usaria no mach uma aceleração de 300mm/seg2, uma velocidade máxima de 3000mm/min (dependendo da geometria e estabilidade da tua mecanica (usar bons acoplamento, de preferencia acoplamento flexível de cisco de aço). O resultado ficará muiti bom.
Muito obrigado pela resposta.
Havia me esquecido de informar uso polias 2/1 nos motores Y e X. Apenas o motor do Z uso motor acoplado diretamente ao fuso.
Estou usando fontes de 36v e 10A.
Nos motores X e y estou usando 30% a menos da corrente do motor que é de 3A, coloquei esse valor por estava informado num PDF da loja que comprei.
Tu achas que posso ou devo subir? Deixar 10 ou 15% a menos como você disse?
Alterei nos drivers e coloquei em 3200 passos, antes estava 6400, ficou até melhor um pouco os movimentos.
Faz as calibrações e quando mando andar, ambos os eixos se movimentam corretamente, mas quando cortou ou gravo um círculo ou retângulo, tenho diferença nas medidas sempre, e sempre variada também.
Já verifiquei folgas, apertos de todos os parafusos, estiquei as correias e ainda não consigo 100% de precisão.