Autor Tópico: Problema na configuração do Mach3  (Lida 2338 vezes)

Description: Comando de reversão do spindle (M4) desliga o relê de acionamento do motor (M3)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline angelo_3D

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
  • Sexo: Masculino
  • "A realidade é uma ilusão muito persistente" A.E.
  • Cidade - UF: São Carlos- SP
  • Nome:: Angelo
  • Profissão: Técnico em Eletrônica
Problema na configuração do Mach3
« Online: 17 de Março de 2019, 13:12 »
Saudações, sou novato em CNC e este é meu primeiro post.
Já precisei da ajuda do Guia CNC Brasil várias vezes e quase sempre obtive as respostas, agora estou precisando de ajuda sobre uma configuração do Mach3, já procurei aqui no fórum mas ainda não encontrei a solução.

Vou tentar apresentar o quadro da situação a seguir:

A empresa onde trabalho está transformando uma fresadora antiga em CNC e até agora está indo tudo bem.
Temos uma placa controladora USB Motion Card de 4 eixos (por enquanto usaremos apenas 3) de 100 KHz e comunicação USB. Já testamos a placa com o Mach3 no Windows 7 (64) e no Windows 10, funciona ok nos dois.
Montei uma pequena giga de testes com uma fonte de 24V para alimentar a placa, junto com 4 micro switchs para simular as entradas (I1 a I4) de Home, Fim de cursos, Probe e E-Stop. As quatro saídas digitais (O1 a O4) também acionam os relés perfeitamente.
Adquirimos também um inversor para o motor spindle, da marca Weg - modelo CFW500 e em poucas horas aprendi a programá-lo (configurações de Start, velocidade do motor, rampa de aceleração/desaceleração, frequência em Hz de sobrevelocidade, visualização em RPM, etc), funcionou tudo ok.

Quanto ao Mach3, a primeira vez que vi este programa foi há cerca de um mês. Ainda estamos aprendendo a configurá-lo, em conjunto com o ArtCam (que eu também não conhecia) - mas estamos cogitando migrar para o Aspire. Já consigo importar um arquivo do SolidWorks no ArtCam, fazer os percursos, configurar as ferramentas, gerar o G-Code e enviar para o Mach3. Até aí tudo certo, ele roda o G-Code normalmente, os motores de passo dos eixos X, Y e Z trabalham sem problemas - tudo isso na bancada, pois a fresadora ainda não está pronta e também estamos montando uma caixa para abrigar o controle elétrico e eletrônico (disjuntor, relê de proteção de fase, contator, transformador, fonte de 24V de 10A, a placa controladora USB e outra placa que vou fazer para abrigar os relês). Esta caixa ficará acoplada na traseira da fresadora.

O problema que não conseguimos resolver é o seguinte: Pretendemos utilizar a fresadora, entre outras funções, para "passar macho" em alguns furos, configurando para isso o percurso no  ArtCam (ou o Aspire) para o avanço e recuo da ferramenta.
Até aí ok, acontece que o Mach3 ao executar o comando M4 (reversãoda rotação do spindle), o motor desacelera normalmente, porém quando deveria fazer a reversão, ELE FICA PARADO mas o G-Code continua rodando.
Descobrimos que ao ser dado o comando M4 ao relê de reversão, o relé conectado à saída do spindle (acionado com o comando M3) desliga e permanece assim!
Mesmo se inserirmos o comando M3 no G-Code após o M4, o motor continua parado.
Fizemos um teste com um jumper (pedaço de fio) simulando o acionamento do relê de reversão ENQUANTO o motor está girando e ele faz a processo de desaceleração e reversão da rotação normalmente! Ou seja, o inversor está reconhecendo o comando de reversão e fazendo o seu papel como deveria ser, portanto o problema é no Mach3.

Provavelmente estou fazendo algo errado (ou deixando de fazer) na configuração do Mach3. Se alguém conhece a solução ou já passou por isso, por favor me mostre pois estamos "empacados" aqui por causa disso.

Desde já agradeço.

Offline angelo_3D

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
  • Sexo: Masculino
  • "A realidade é uma ilusão muito persistente" A.E.
  • Cidade - UF: São Carlos- SP
  • Nome:: Angelo
  • Profissão: Técnico em Eletrônica
Re:Problema na configuração do Mach3
« Resposta #1 Online: 24 de Março de 2019, 20:01 »
Nesta semana resolvi o problema do desligamento do Spindle. Na verdade ainda não encontrei a real causa, mas o problema foi contornado de um modo simples: adicionando um relê.

 

/** * */