Luis,
A algum tempo atrás eu comprei uma máquina de solda TIG pois pretendia iniciar a fabricação de um produto em aluminio composto por tubos de paredes finas - daí a idéia de ter uma TIG para o processo.
Tenho uma máquina de 200A AC/DC porque meu foco é para aluminio - para aços e soldagens não tão espessas, poderia ser uma máquina DC e com menor potencia imagino, mas se o ritmo de soldagem for mais intenso, sugiro uma máquina mais potente porque existe o que chamam de "duty cycle" - minha máquina tem este ciclo de 70% na máxima potencia ou seja - se eu soldar por 10 minutos, preciso parar de soldar por uns 3 ou 4 minutos para a máquina esfriar.
A máquina de solda TIG usa gás Argonio puro como gás de isolação - existem outras misturas mas são dificeis de se obter e caras - o melhor para TIG e para nós não profissionais é argonio puro.
Se suas soldas forem delicadas, provavelmente precisará de eletrodos de tungstenio finos - no mercado encontrará eletrodos de 1/16" (1,6mm) 3/32" (2mm) e 1/8" (3,2mm) de diametro.
Há eletrodos chamados puros - tem uma ponta verde e são usados para soldar aluminio e ligas
Há eletrodos misturados com metais raros - tório por exempo e são comumente usados para soldar aços e suas ligas
Eu pessoalmente experimentei alguns e adotei um eletrodo com Lantânio a 2% para aluminio e aço (serve pérfeitamente para praticamente todos os metais soldaveis por TIG)
A tocha pode ser refrigerada a ar - são mais comuns e são usadas para trabalhos pouco extensos e com pouca potencia
Há tochas refrigeradas a água que são usadas para trabalhos mais extensos e que exigam mais potencia
Há tochas grandes, médias e pequenas, todas para diferentes trabalhos - eu uso uma tocha média mas uma hora dessas vou comprar uma tocha pequena porque é necessária ao meu trabalho.
Existem bicos de porcelana com diferentes tamanhos (furos) e que são usados para fazer o isolamento de gás conforme o trabalho...
Para soldagens mais complicadas como certos cantos se usam bicos de porcelana fora do padrão e com um sistema chamado "gas lens" - tratam-se de uns difusores de gás especiais que criam uma nuvem controlada de gás sem turbulencia e altamente dirigiveis, e com isso se pode usar o eletrodo mais para fora da tocha de forma a alcançar pontos dificeis...
Para soldar com TIG eu sugiro que treine muito, pois o processo tem diversas variáveis e que devem ser controladas durante as soldagens - por exemplo, uso um pedal que serve para variar a corrente durante a solda - uso no começo meio e fim do cordão de forma a fazer o melhor acabamento da solda, mas controlando a temperatura da solda, pois aluminio é meio chato de soldar.
O material que eu sentí muita facilidade foi aço inox - para mim pelo menos foi a coisa mais simples que soldei - acabamento do cordão idêntico aos profissionais obtido cou praticamente nenhum treino.
O material mais complicado que eu soldei foi uma liga fundida de aluminio - um coletor de admissão de um motor - apanhei feito gente grande para ter um resultado não dão bom em aspecto, mas o suficientemente bom para o propósito, que era recuperar a peça quebrada.
Espero que isso ajude