Autor Tópico: micro maçarico á água.  (Lida 94642 vezes)

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Offline António Pinho

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #30 Online: 20 de Agosto de 2011, 21:58 »
Como fazer o maçarico.

1 filtro de aquário.
1 bico A40
1 torneira
E o resto é fazer no torno de cnc.


Um abraço:
António Pinho

Offline António Pinho

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #31 Online: 20 de Agosto de 2011, 22:18 »
António_Pinho

     A caneta tinha  uma manqueira de 3mm na traseira e na frente um capilar de inóx de 1mm.

     O gás até que tinha boa velocidade.  Ah ... no reator eu usei hidróxido de potássio.

  até...

Um milimetro de abertura???? Isso é muito rsrsrsrsrs assim a chama entrava pelo maçarico. Os furos dos bicos têm de ter um furo onde não consiga passar uma agulha.
Hidróxido de potássio, nunca utilizei, só sal de cozinha ou bicarbonato de sódio que se utiliza na cozinha para cozinhar as couves "hortalissa".

Um abraço:
António Pinho

Offline António Pinho

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #32 Online: 20 de Agosto de 2011, 22:29 »
Bico A40 para acetileno e oxigenio.

Um abraço:
António Pinho

Offline iluj

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #33 Online: 20 de Agosto de 2011, 22:33 »
Sem querer me meter, mas já me metendo, pelo que eu já lí na internet o melhor é usar hidróxido de potássio, pois o bicarbonato faz com que esquente a água em demasia e também acaba "sujando" a mesma e acaba aderindo às placas.
Obrigado!

Offline iluj

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #34 Online: 20 de Agosto de 2011, 22:40 »
Alguém sabe onde se pode comprar este bico aqui no Brasil? Ou mais precisamente aqui no RS? Obrigado.

Offline António Pinho

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #35 Online: 20 de Agosto de 2011, 22:46 »
Sem querer me meter, mas já me metendo, pelo que eu já lí na internet o melhor é usar hidróxido de potássio, pois o bicarbonato faz com que esquente a água em demasia e também acaba "sujando" a mesma e acaba aderindo às placas.
Obrigado!

Olá boa noite:

Seja bem-vindo ao topico, por acaso nunca tinha lido isso, mas é sempre bom saber o que é melhor para usar.
Por acaso é verdade, a água fica sempre um pouco acastanháda, já descobri o porquê. Obrigado pela dica.

Um abraço:
António Pinho

Offline António Pinho

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #36 Online: 20 de Agosto de 2011, 22:49 »
António _Pinho 

Para que serve  este filtro?

Veja o artigo que fiz de "super maçarico só à oxigênio" , não achei imagens... (lolll) srsrsr

até..

Este filtro de aquário serve para que a chama não passe por ali, é mais uma proteção.
How to make a HHO Flame/Flashback Arrestor


Um abraço
António Pinho
« Última modificação: 20 de Agosto de 2011, 22:52 por António Pinho »

Offline iluj

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #37 Online: 20 de Agosto de 2011, 23:07 »
Pois é, eu lí isto em um anúncio no Ebay, onde um brasileiro vende estes kits para instalar nos carros. Ele fez uns vídeos falando do processo todo. Se não me engano o apelido dele no you tube é manoxxx, esse xxxx é algo mais que não me lembro.
Obs: É uma pena que ele não fala o português correto, pois o cara não sabe nem falar direito, e ele dá umas mancadas feias, tipo dizer que água mineral é a mesma coisa que água destilada e outras mais... O mais importante que ele teve a iniciativa de postar este vídeos para ensinar a quem tiver vontade de aprender, pois ele ensina também a fazer os reatores.
Uma boa dica é que em caso de não ter água destilada pode-se usar vinagre no lugar da água. Ele diz que o único incoveniente é o cheiro...

Offline iluj

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #38 Online: 20 de Agosto de 2011, 23:41 »
Pois é, eu tenho um carro movido a gás natural, e já estou pensando em fazer umas experiências, pois o princípio de funcionamento é similar e então não vou perder nada, somente adquirir mais conhecimento...
Pelo que ví na net, os caras chegam a usar até quatro células destas num mesmo carro.
 Pelo que este brasileiro diz, isto aumenta a autonomia na gasolina, mas eu não ví o que ele faz para mudar a configuração da injeção eletrônica. Também nem sei se ele faz alguma coisa... No meu carro eu tenho um módulo gerenciador eletrônico que faz a mistura do gás natural com a gasolina, onde isto aumenta em muito a autonomia no gás. Chego a fazer até 21 Km por metro cúbico(carro 2.0l), mas a cada 45 Km gasto um litro de gasolina, em compensação não perco potência no gás... Por isso veio a idéia de usar nitrogênio em substituição à gasolina, onde a geração de hidrogênio com uma destas células é pouca, e não suficiente para o carro rodar somente com o hidrogênio.
Vamos acompanhar o tópico e ver onde conseguimos chegar, não esquecendo o propósito dele que é sobre o maçarico... Até!

Offline niv_pei

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #39 Online: 21 de Agosto de 2011, 08:44 »
Dando um pitaco: A água não é combustível, ou seja, quebrando a molécula de água conseguimos o hidrogênio que reage facilmente com o oxigênio (pra voltar a molécula de água) gerando energia. Se não me engano a energia gasta pra quebrar a molécula da água é maior que a gerada na reação de queime (voltar a ser água). O uso de algumas substância, como catalisadores, aumenta a eficiência, porém para fazer esses catalizadores foi gasto energia. Deu pra entender? Não se cria energia, a energia dos combustíveis derivados do petróleo veio , inicialmente, do sol. Combustível com água tá próximo do motuo perpetuo.

Deem uma olhada nesse link:

www.feiradeciencias.com.br/sala25/25_C06.asp

Um bom domingo a todos.

Nivaldo-Ba

Offline minilathe

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #40 Online: 21 de Agosto de 2011, 09:07 »
Pois é, eu tenho um carro movido a gás natural, e já estou pensando em fazer umas experiências, pois o princípio de funcionamento é similar e então não vou perder nada, somente adquirir mais conhecimento...
Pelo que ví na net, os caras chegam a usar até quatro células destas num mesmo carro.
 Pelo que este brasileiro diz, isto aumenta a autonomia na gasolina, mas eu não ví o que ele faz para mudar a configuração da injeção eletrônica. Também nem sei se ele faz alguma coisa... No meu carro eu tenho um módulo gerenciador eletrônico que faz a mistura do gás natural com a gasolina, onde isto aumenta em muito a autonomia no gás. Chego a fazer até 21 Km por metro cúbico(carro 2.0l), mas a cada 45 Km gasto um litro de gasolina, em compensação não perco potência no gás... Por isso veio a idéia de usar nitrogênio em substituição à gasolina, onde a geração de hidrogênio com uma destas células é pouca, e não suficiente para o carro rodar somente com o hidrogênio.
Vamos acompanhar o tópico e ver onde conseguimos chegar, não esquecendo o propósito dele que é sobre o maçarico... Até!

Quando se queima um hidrocarboneto, há liberação de energia devido as reações de combustão do hidrogênio e do carbono da molécula de gasolina, por exemplo. Porém, cabe ressaltar que a energia liberada na combustão do carbono é bem maior que a do hidrogênio, por isso, os combustíveis pesados (com mais carbono) são mais "energéticos". Por isso, num motor de navio se usa óleo combustível pesado e não gasolina e nem óleo diesel, pois há mais energia por litro de combustível. Por isso também um carro a gás não tem aceleração ("arrancada"), pois o combustível liquido (com carbono) pode gerar mais energia por volume. Também por isso, um carro a álcool consome mais litros de álcool, do que gasolina, para andar a mesma distância, pois o álcool possui menos carbono em sua molécula.

Por exemplo, a energia gerada por hidrogênio puro é de 286 KJoule/mol e o octano (principal componente da gasolina) 5430 KJoule/mol. Componentes do gás veicular (gás natural): Metano 889 KJoule/mol, Etano 1560 KJoule/mol.

Em resumo, os hidrocarbonetos líquidos são muito mais energéticos!! A despeito de todos os outros argumentos eventualmente contrários, estamos falando de Física e Química.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 09:10 por minilathe »

Offline minilathe

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #41 Online: 21 de Agosto de 2011, 11:47 »
mini lathe


Será que é por isso que nestes maçaricos se usa o último borbulhador com alcool?

obrigado, até mais..

Usa álcool? Não acho que seja para aumentar a anergia, ainda que o vapor de álcool seja energético, mas seria necessário oxigênio para haver a combustão completa do vapor de etanol. Me parece mais plausível que o álcool, no caso em discussão, possa ajudar absorvendo algum vapor d 'água gerado no eletrolisador, pois o etanol é higroscópico. Esse vapor d'água poderia roubar calor da combustão.

Por outro lado, existe uma coisa chamada craqueamento térmico ("thermal cracking" - http://en.wikipedia.org/wiki/Cracking_%28chemistry%29), que é a decomposição de moléculas através da temperatura, nesse caso, podemos supor que o vapor de álcool seja decomposto juntamente com algum vapor d'água e possam reagir nas altas temperaturas da tocha de hidrogênio, gerando mais algum calor nas reações de combustão do carbono e hidrogênio. Mas existe um balanço energético nessas reações, algumas absorvem e outras geram calor. No final, gostaríamos que a conta seja positiva, com o álcool ajudando no calor da chama!!

Meus conhecimentos de química param por aqui....  :) :)

Acho que testes práticos ajudariam daqui pra frente. Estou quase fazendo uma tocha dessas à água...
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 11:51 por minilathe »

Offline minilathe

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #42 Online: 21 de Agosto de 2011, 12:16 »
António _Pinho 

Para que serve  este filtro?

Veja o artigo que fiz de "super maçarico só à oxigênio" , não achei imagens... (lolll) srsrsr

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Este filtro de aquário serve para que a chama não passe por ali, é mais uma proteção.
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Um abraço
António Pinho

Um dispositivo de segurança que merece atenção é o corta-chama ("flame arrestor" ou "flame arrester"), necessário para que a chama não entre para dentro do sistema. Conforme comentei anteriormente, a velocidade do gás deve ser maior que a velocidade da frente de chama, caso contrário a chama poderia entrar no sistema. Porém, o dispositivo corta chama é capaz de roubar calor de uma chama apagando-a ou não deixando que se propague.

O material ideal para corta-chamas é metálico, o vídeo acima sugere o filtro de aquário, que é de areia fundida(?). Uma tela metálica, ou uma "rolha" de palha de aço inox seria mais eficaz e garantido. Ou então um pequeno feixe de agulhas de injeção.

O borbulhador (com água) também teria a função de corta chamas.

Exemplos:
http://en.wikipedia.org/wiki/Flashback_arrestor
http://www.iigas.com/fba.htm
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 12:22 por minilathe »

Offline iluj

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #43 Online: 21 de Agosto de 2011, 18:18 »
[][/quQuando se queima um hidrocarboneto, há liberação de energia devido as reações de combustão do hidrogênio e do carbono da molécula de gasolina, por exemplo. Porém, cabe ressaltar que a energia liberada na combustão do carbono é bem maior que a do hidrogênio, por isso, os combustíveis pesados (com mais carbono) são mais "energéticos". Por isso, num motor de navio se usa óleo combustível pesado e não gasolina e nem óleo diesel, pois há mais energia por litro de combustível. Por isso também um carro a gás não tem aceleração ("arrancada"), pois o combustível liquido (com carbono) pode gerar mais energia por volume. Também por isso, um carro a álcool consome mais litros de álcool, do que gasolina, para andar a mesma distância, pois o álcool possui menos carbono em sua molécula.
ote]
Sr minilathe, em relação ao uso do gás metano nos carros, acredito que muito da perda de potência está relacionado ao uso não adequado da taxa de compressão do motor, pois o mesmo necessita uma alta taxa (14:1 ou mais) para trabalhar em condições ideais, e isso não se aplica a motores a gasolina e também a álcool dos carros de rua. Sabe-se que um motor à álcool (carros de rua) chega no máximo à 12,5:1, onde  isso explica esta perda que o Sr menciona...
 Lí alguns dias atrás que a Volvo estava lançando na Europa um novo caminhão extra pesado com tecnologia para usar gás natural (metano) na proporção de até 75% de gás com o diesel, não perdendo potência e ganhando em autonomia. Citei isto somente para ter um exemplo de que o uso de combustíveis de diferentes fórmulas não seja tão difícil de aplicar, mesmo em projetos distintos. E o que falta é investimento em tecnologias, pois acredito que quando não tivermos mais tantos interesses por trás destas questões, vão surgir muitos e muitos projetos "verdes".

Offline minilathe

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Re:micro maçarico á água.
« Resposta #44 Online: 21 de Agosto de 2011, 23:27 »
Sr minilathe, em relação ao uso do gás metano nos carros, acredito que muito da perda de potência está relacionado ao uso não adequado da taxa de compressão do motor, pois o mesmo necessita uma alta taxa (14:1 ou mais) para trabalhar em condições ideais, e isso não se aplica a motores a gasolina e também a álcool dos carros de rua. Sabe-se que um motor à álcool (carros de rua) chega no máximo à 12,5:1, onde  isso explica esta perda que o Sr menciona...

Sim, no caso de motores a álcool,  o motor tem a sua taxa de compressão aumentada, para compensar o menor pode calorífico do álcool, e com isso, aumentar um pouco a potência do motor. Isso só é possível porque o álcool possui maior octanagem que a gasolina, ou seja, não explode tão facilmente quando comprimido no motor, permitindo aumentar a taxa de compressão. Mas ainda assim, a potência resultante ainda é menor que a obtida com gasolina+álcool. É bom lembrar que num motor a explosão (máquina térmica) o rendimento é no máximo 30%, pela 2a. lei da termodinâmica, o que se tenta fazer é chegar perto disso, aumentando a taxa de compressão, a temperatura da combustão, maiores rotações, ....

Lí alguns dias atrás que a Volvo estava lançando na Europa um novo caminhão extra pesado com tecnologia para usar gás natural (metano) na proporção de até 75% de gás com o diesel, não perdendo potência e ganhando em autonomia. Citei isto somente para ter um exemplo de que o uso de combustíveis de diferentes fórmulas não seja tão difícil de aplicar, mesmo em projetos distintos. E o que falta é investimento em tecnologias, pois acredito que quando não tivermos mais tantos interesses por trás destas questões, vão surgir muitos e muitos projetos "verdes".

Acho que o problema não é aplicar, temos tecnologia disponível, computador de combustão.... A questão é o poder calorifico, o que nenhuma eletrônica ou mecânica consegue superar, é uma barreira da física. Substituir os combustíveis fósseis todos querem, o negócio é conseguir fazê-lo no mesmo custo / benefício!!

O ideal seria mudar o paradigma, de motor a combustão, para motor elétrico!! Onde a coisa muda de figura radicalmente, mas aí, é já outra história...

 

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