Olá Fabrício,
Um técnica que eu usava quando fazia este tipo de serviço era delimitar o ponto exato onde começa e termina o cordão da solda e a quantidade de material depositado, ao inserir o primeiro cordão é necessário que o mesmo esfrie próximo a temperatura ambiente, depois disso insira um cordão do lado oposto fazendo o mesmo procedimento e assim vá intercalando os cordões repetindo os processos até concluir o enchimento. desta forma o eixo sofre menos empenamentos, caso não tenha uma prensa com um prisma com relógio comparador para alinhar de forma mais refinada, uma outra técnica é, faltando uns 2 milímetros para chegar na medida, marque o lado convexo do empenamento e aqueça subitamente com um maçarico a aproximadamente 780 graus o local e esfrie, e vá repetindo os processo até que o eixo fique reto.
Depois disso será necessário fazer um revenimento para estabilizar a estrutura do eixo para evitar trinca, depois disso é só concluir a usinagem.
Logico que com uma prensa, prisma e um relógio comparador na mão é tudo mais pratico, mas nem sempre temos tudo isso e temos que nos virar. O processo do enchimento seguindo a risca me ajudou muito no passado e tive pouquíssimos trabalho para alinhar.
Espero ter ajudado.
Att,
Reginaldo.