Dando um pitaco (uma pitacada);
Como foi muito bem lembrado anteriormente, usa-se muito prata (solda forte) para soldagem em oficinas.
Sua aplicação destina-se à muitos tipos de materiais (aço/aço; aço/latão; cobre/cobre; cobre/latão; fofo/fofo; fofo/latão; latão/latão; etc...); seu uso é muito difundido para soldar materiais ferrosos e ligas de cobre com ponto de fusão acima de 800 graus; bem como, pastilha de carboneto (widia) nos suportes das ferramentas de corte.
O método de soldagem é simples, similar a solda com uso de latão; depois das peças serem bem limpas (melhor lixar, depois de limpo não tocar mais na superfície a ser soldada), com um equipamento oxi-acetileno, funde-se a prata (vareta ou folha) sobre as superfícies a serem soldadas;
Com folha: aquece-se levemente a base e aplica-se o fluxo na superfície; coloca-se uma folha de prata em cima , mais fluxo e a peça final, aquece-se o conjunto até haver a fusão da prata e acomodação das partes.
Com vareta: aquece-se levemente a base e aplica-se o fluxo na superfície; aquece-se levemente a vareta e mergulhe-a no fluxo, repetir esse procedimento sempre que necessário. após isso fundir a vareta até prencher a área a ser soldada; aquece-se o conjunto até haver a fusão da prata e acomodação das partes.
Completar preenchendo as laterais com adição de mais material da vareta.
Para fazer uma boa solda é fundamental:
peça limpa (sem qualquer oleosidade ou contaminantes)
Fluxo próprio de boa qualidade
maçarico e chama corretos
não aquecer de mais (oxida e queima a prata)
não aquecer de menos (não funde a prata)
planejar a soldagem (para evitar excesso ou escoamento da prata)
Vareta ou folha de boa liga
evitar o excesso ou escasses de solda.
soldar rápido (a demora produz oxidação)
Um grande problema na soldagem com prata é aquele famoso ponto cuja prata não gruda nem que a vaca tussa, caso isso ocorra é devido à uma falha na limpeza ou manipulação indevida (o famoso dedão em ação). nesse caso deve-se abortar a solda e remover todo o material depositado e proceder nova limpeza.
Como tudo, soldagem evolui; já existe varetas que dispensa o uso de fluxo.
Abraços...
http://www.morelli.com.br/Acessorios_Auxiliares.cfm?Acao=PesquisarSubFamilia&Criterio=3530&Linhas_Pagina=25http://www.brasutil.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=3338&codigo_categoria=21http://www.andametais.com.br/page_1222793252951.html