Boa tarde senhores, aqui pelo horário de verão ja seria boa noite mas com esse sol entrando pela janela não tem como dizer que é noite.
Como eu estou fazendo experiências para encontrar uma solução ideal para o meu problema, esse tópico caiu como uma luva.
O serviço que pretendo fazer é montar pack's de baterias para aeromodelismo dentre outros, ou seja, soldar pilhas uma as outras através de solda por resistência, nas paginas de pesquisas eu encontrei uma série soluções, a mais simples que encontrei foi com a utilização de um trafo de microondas, demorou um pouco mas consegui o bendito através da doação de um conhecido dono de uma loja de eletrônica.
Pois bem, retirei o secundário e refiz com 3 espiras, a princípio com um fio de 4mm, e fui aos testes e verifiquei que a corrente era muito alta pra esse tipo de serviço, os eletrodos caseiros feitos de borne de plug macho de tomada elétrica se desgastam muito rápido e a chapinha que une as pilhas tambem não suportavam a corrente alta, ou furavam ou simplesmente partiam ao meio
cheguei a retirar o fio de 4mm e colocar um de 2mm no secundário para diminuir a corrente, mesmo assim ainda era muito elevada.
Tenho por mim que se eu acressentasse algum tipo de "gatilho" onde pudesse controlar o tempo de "curto" talvez conseguisse fazer uma boa solda.
Partí pra uma experiência mais rápida e pelo que lí nesse tópico e ví em outras pesquisas talvez seja a solução ideal - solda ponto por descarga capacitiva, arrumei outro trafo de um Receiver da minha sucata, alguns capacitores e uma ponte de diodo.
Com todos os capacitores em paralelo eu estou com 42000 micofarads, como o secundário possui vários enrolamentos, fui fazendo testes com as tensões, tensões acima de 20v a região da "solda" fica muito carbonizada e furam a chapinha, a tesão razoavel ficou em torno de 15v.
Improvisei um "gatilho" com um interrutor deses de tocar campanhia e obervei que parte da descarga dos capacitores recai sobre o próprio interruptor e com isso Não consegui efetuar a solda das pilhas.
Acredito eu que qualquer outro tipo de "gatilho" mecânico esse problema persistirá.
tenho por mim que a solução seria um circuito eletrônico que fizesse esse chaveamento
Cheguei a ver os links que o nosso amigo grounyx postou com um equipamento de solda por descarga capacitiva microcontrolado, achei exelênte mas no meu caso eu achei um canhão pra matar uma formiga.
com esses meu relatos das minhas experiências pode ser que alguem tenha alguma sustestão
Eu acredito que se alguem tiver um esquema de um circuito de chaveamento ja vai resolver, mas é apenas uma crença
vou deixar para os mestres aqui do forum analisarem esse problema e sugerirem a melhor solução
abraço a todos