No início do mês, estive com o Jorge L. que me mostrou uma castanha que poderia ser usada com muita eficiência nos fusos da CNC que estou iniciando.
Trata-se de uma castanha feita de Poliacetal.
O poliacetal e um produto parecido com o nylon, exelente para usinar. Não amolece na usinagem e o cavaco se assemelha ao aço, criando cordões encaracolados. (Minha ferramenta não tinha o corta-cavaco)
O fuso que adquiri é de 1/2" usarei 1,20 mts. na CNC.
Seguindo orientações do jorge, para deixar o fuso melhor acabado, passei uma pasta para esmerilar acento de válvulas (6,00 com os dois granos) no parafuso e com uma porca passei várias vezes no fuso, eleminando as rebasbas.
Para um acabamendo melhor, fixei o fuso no torno e com uma lixa de ferro grano 180 dobrada fui girando o fuso com a lixa na rosca.
O acabamento do fuso melhorou uns 500%.
A castanha é relativamente fácil de fazer (3,00 horas) pois não tenho muita experiância em torno, só quebro um galho (as vezes as peças também).
O princípio de fixação da castanha é o da pinça, uma mola aperta o anel cônico internamente de encontro da extremidade da castanha que é externamente cônica também.
Abaixo fotos da castanha.
Precisando de mais detalhes é só pedir.