Villas e Fabio.
Segue uma pequena e diga-se de passagem, péssima foto da adaptação que foi feita no torno.
No entando, como já esperava, surgiram alguns probleminhas. No sentido transversal o carro se mostrou relativamente preciso, sem folgas e com boa movimentação. Obviamente não está igual a um torno mecânico, mas está aceitável. O problema se encontra na movimentação longitudinal. Existe uma folga entre o carro e o barramento e além da folga, o carro se arrasta com dificuldade sobre o barramento. Se alivio a pressão das réguas laterais e inferiores, o carro se movimenta bem, mas aumenta a folga. Se eliminar a folga o carro não anda. Imagino que seja porque o barramento não foi retificado.
Essa folga faz com que as peças usinadas fiquem com variações superficiais, ou seja, em alguns pontos a ferramenta come mais material do que em outros. Como já houve uma pequena treta com a empresa que fez o trabalho e sei que não vão resolver essa folga, venho pedir a ajuda de vocês.
Qual alternativa você me sugerem para resolver essa movimentação longitudinal?
Outra dúvida. Pelo que me informaram, utilizaram aço 1020 na estrutura do castelo, carro e porta ferramentas. Observei que durante a usinagem, mesmo com pouca alavanca na ferramenta, todo o conjunto arpesentou uma vibração bem nítida. Acho que isso tb está compromentendo o resultado final da usinagem. Será que isso tem a ver com o material 1020, ou é mais uma questão de porte da estrutura?
Para que tenham uma idéia dimensional da base do carro, ela tem aproximadamente 300x180x25 mm
Bom por enquanto é isso. Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido.
Abraço