Olá pessoal!
Oi Rubens!
>> Se não for pedir demais, será que teria como "distrinchar" esse projeto.
Sem problemas, vou detalha-lo pra ajudar os interessados em construir uma igual.
>> Imagino que não tenha fotografado as fases de construção, mas quem sabe poderia detalhá-lo com um pouco mais de fotos.
Realmente, eu não fotografei a construção, mas vou usar algumas fotos do site onde me baseee para fazer a minha. Usei as mesmas técnicas com bons resultados.
Primeiro o transformador de microondas:
Esse da foto tem os enrolamentos colocados na vertical. Noutros eles são na horizontal. No meu caso era um de cada tipo. Esse enrolamento com fios mais grossos é o de baixa tensão, que vai ligado na rede elétrica. Ele deverá ser preservado. Os outros dois serão retirados. O enrolamento de fio vermelho (3 voltas) é o de baixa tensão que alimenta o catodo do magnetron. O outro, o maior deles, é o de alta tensão (cerca de 4000 volts).
Para retira-los, comece pelo de alta tensão. Aqui não tem outro jeito, é cortar os fios com um formão bem afiado (a menos que se queira desenrolar quase 5mil voltas de fio!!!). Corta-se com muito cuidado para não atingir o primário
Cortados os fios bem rentes a uma das janelas, corta se o mesmo no lado oposto e na janela oposta. Depois, com uma barrinha de ferro, bate-se com cuidado até que o enrolamento saia. os fios estão tão juntos que saem como se fossem uma só barra. Dos dois trafos saiu uma boa quantidade de cobre que eu guardei para vender em algum ferro-velho (12 a 15 o quilo...). O enrolamento de baixa tensão sai fácil. É só corta-lo e desenrola-lo
Retirado os enrolamentos, é enrolar o novo secundário. No meu caso, foram 15 voltas de fio 6mm2 flexivel em 3 camadas de 5 espiras. No projeto original são 20 espiras de um fio mais fino. Aqui vao cerca de 4 metros de fio em cada trafo. O enrolamento do secundário acompanha o sentido do enrolamento do primário. Aqui é preciso paciência e capricho, já que um enrolamento mal feito perderá muita eficiencia.
Depois disso é só fazer as ligações. No secundário, liga-se o final de um enrolamento com o início do outro. O primário é ligado em paralelo para 110 volts. Alimenta-se o cunjunto e mede-se a tensão na saida dos secundários. Deve estar em torno de 27 ou 29 volts. Se estiver zero é que as fases não estão casadas. Para corrigir isso, inverte-se as ligações de um dos primários e pronto, elas entram em fase. Depois de tudo certo, deixe o conjunto ligado uns 10 minutos sem nenhum carga na saida e veja se não há excesso de aquecimento em nenhum dos trafos. Não deve haver e se acontecer, pode indicar espiras em curto no primário ou no secundário. Se tudo estiver OK, é desligar e ligar os fios com o porta eletrodo e a garra negativa (fio 10mm2 flexivel), colocar a máscara com o filtro adequado e testar máquina.
Depois é coloca-la numa caixa bem refrigerada e usa-la respeitando os limites do projeto.
Abs,
Carlos