Autor Tópico: Alternativa para maquina de soda eletrica  (Lida 111404 vezes)

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carlos.fooze.com.br

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Alternativa para maquina de soda eletrica
« Resposta #30 Online: 20 de Março de 2007, 16:02 »
Muito interessante!

Offline F2S

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Alternativa para maquina de soda eletrica
« Resposta #31 Online: 20 de Março de 2007, 21:46 »
Talvez ninguém tenha observado. Por favor alguém corrija o título deste tópico.

asv

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« Resposta #32 Online: 20 de Março de 2007, 22:24 »
Fabio, gostei dessa ideia da maquina tig!

Offline F.Gilii

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« Resposta #33 Online: 21 de Março de 2007, 08:00 »
Segue a foto sa suspeita:

Em breve coloco o esquema para fazer o controle.

Offline F.Gilii

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« Resposta #34 Online: 21 de Março de 2007, 08:05 »
Esta montagem usa um motor elétrico com um alternador, uma fonte de 0 a 12V para fazer a variação da corrente, uma tocha TIG e um bujão de Argônio (com regulador e valvula solenóide)

O alternador é de 140A sem o regulador de tensão, o motor de 5 CV de 4 polos e o acionamento é feito com polias com relação de 3:1...

Este conjunto forma uma máquina de solda processo TIG em DC ou seja - solda qualquer material ferroso (menos aluminio)...

Offline kaoalex

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« Resposta #35 Online: 21 de Março de 2007, 15:14 »
Fala!
Vamos lá.

4 CV é um pouco de exagero, não?!
Os 140A são gerados pelo alternador mesmo né. Será que da para fazer uma solda elétrica normal com esse sistema?

prplara

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« Resposta #36 Online: 21 de Março de 2007, 16:09 »
Fabio, boa tarde.
Acho que um motor de 4 cv é meio grandinho para sua máquina. Vejamos: 140ADC x 13,8 VCC = 1.932 Watts Vamos considerar uma perda por rendimento e peso do conjunto de 85% então passa para 2.273 Watts ou 3 CV. Vc economiza no peso e na grana, a não ser, obviamente que vc já seja o feliz possuidor de um mtor de 4 CV. Daí pra que comprar outro?

Um aviso especial aos navegantes que pretendem utilizar a máquina de solda à Sal. Com eletricidade não se brinca. Nunca ligue esta máquina em 220V. Outra coisa utilize-se de botas de borracha e luvas de borracha classe 0 pelo menos recobertas com luva de vaqueta com punho alto/longo. Você estará exposto à energia elétrica e provavelmente com humidade em volta e às vezes, molhado. Lembrem-se do ditado da Vovó:" Cautela e canja de galinha não faz mal pra ninguém."

Offline F.Gilii

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« Resposta #37 Online: 21 de Março de 2007, 16:45 »
Kaoalex e Paulo,

Para voces terem uma idéia, o mesmo alternador se fosse ligado a um motor a explosão (gasolina) necessitaria de 12 CV - se fosse um motor Diesel, uns 8,5 CV...

Penso que uns 4CV é o mínimo...

E como potência, pelo menos 120 Ampere é recomendável...

Estamos falando de solda TIG e não de eletrodo revestido...

prplara

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« Resposta #38 Online: 21 de Março de 2007, 16:56 »
Fabio,

Com certeza, mesmo porque o rendimento de um motor a gasolina raramente ultrapassa 35% e de um diesel turbo dá, muito bem regulado, 75%. Isso com combustível de excelente quantidade. Pasme, um motor diesel consome por HP e por hora, 227gr de combustível. Com o Diesel brasileiro, mais ou menos 240 gramas.

Isso me lembra do tempo que eu dimensionava conjuntos de irrigação na CESP. Era coisa de louco. NPSH, Altura manométrica, vazão, etc.....

Offline F.Gilii

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« Resposta #39 Online: 21 de Março de 2007, 17:04 »
Paulo,

Mais ou menos isso mesmo - os motores diesel são bem eficientes quanto ao consumo...

Conheço bem motores Diesel - minha família tinha uma fábrica de bicos injetores e elementos de bombas, e trabalhamos mais de 45 anos fabricando estes elementos...

Só para elucidar um pouco mais a questão potencia consumida:

12V x 140A = 1860 Watts de potencia elétrica.

Para converter em CV:

1680 / 746 x 1,41 = 3,17 CV "puros"...

Considerando perdas, pelo menos 3,5 CV.

Como o Alternador estará girando a alta rpm e sem regulador de tensão, provavelmente estará gerando mais de 12V, portanto ao menos uns 4 ou 4,5 CV...

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« Resposta #40 Online: 21 de Março de 2007, 17:11 »
Citação de: "fgilii"
Para voces terem uma idéia, o mesmo alternador se fosse ligado a um motor a explosão (gasolina) necessitaria de 12 CV - se fosse um motor Diesel, uns 8,5 CV...


Hum ??!!! Não entendi ... Pq ?

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« Resposta #41 Online: 21 de Março de 2007, 17:13 »
Citação de: "prplara"
... um motor a gasolina raramente ultrapassa 35% e de um diesel turbo dá, muito bem regulado, 75% ...


Hum ??!!! Hein ? Entendi menos ainda ... devo estar ficando velho ... aliás, tenho certeza de que estou ficando velho, mas tô achando que tô mais velho do que pensava ... ai, ai, ai ....

Offline F.Gilii

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« Resposta #42 Online: 21 de Março de 2007, 17:23 »
Jorge,

Supondo um motor a gasolina ciclo Otto monocilindrico a 4 tempos só gera energia "útil" quando há uma "explosão.
Na volta subsequente não há geração de energia.
Volta sim - volta não é que há geração de força...

O mesmo acontece com um motor Diesel (ciclo Otto também), mas com mais eficiência porque ele necessita de um volante, que como voce sabe armazena energia - pelo menos mais que um motor a gasolina equivalente...

Não confirmo as eficiências citadas pelo Paulo, mas confirmo a informação do consumo do motor Diesel - em torno de 230 gramas/cavalo/hora...

prplara

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« Resposta #43 Online: 21 de Março de 2007, 17:31 »
Fabio,
Lá pelos idos dos anos 80, o Conselho Nacional do Petróleo CNP (lembra das caravans que multavam todo mundo por excesso de velocidade), em parceria com os Governos dos Estados instituiu uma tarifa diferenciada no preço de energia elétrica (leia-se subsídio), para todos os agricultores que substituissem seus motores à explosão por elétricos, principalmente na irrigação. Também as industrias foram beneficiadas com tarifas especiais para a substituição de caldeiras a OC4 e BPF por elétricas. Quando íamos a um cliente, levantávamos a potência e o combustível utilizado e tínhamos uma tabela fornecida pelo CNP. A eficiência adotada é a mesma que utilizávamos no tempo da CESP.

Offline F.Gilii

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« Resposta #44 Online: 21 de Março de 2007, 17:36 »
Paulo,

Sim, lembro bem dessa época...

Tínhamos uma empresa de irrigação aqui na cidade onde moro, e oferecíamos o mesmo serviço que você - de eletrificar um sistema de irrigação tirando os motores Diesel e substituíndo-os por elétricos...

acho que talvez tenhamos até nos esbarrado em algum momento :)

 

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