Jorge,
Acho que posso (mais uma vez) ter usado a terminologia errada, ou mais provavel ter engolido parte da explicação, e posso tentar explicar o que entendo neste assunto - claro, o que não quer dizer que seja a verdade absoluta - longe disso
Eu acredito que as diferenças entre as potencias necessárias para acionar aquele alternador se devam mais a características de funcionamento dos motores do que a qualquer outro fator...
Veja - antes de mais nada, estaremos falando de pequenos motores monocilindricos, ou no máximo bicilindricos, por causa da faixa de potencia empregada.
Motores maiores, com mais cilindros não se comportam muito diferente do que vou comentar, a não ser pela potencia e eficiencia, e claro das novas técnicas e materiais construtivos que hoje são feitos...
Existem motores diesel modernos que são muito rápidos - por exemplo os modernos motores "Sprinter", todos em aluminio são tão velozes como um motor a gasolina...
Talvez pelas características de funcionamento, um motor Diesel seja um tanto diferente de um motor a gasolina, apesar de ambos serem de ciclo Otto, e terem basicamente o mesmo complexo mecanico de transformação de energia, e até a mesma aparência exterma e interna...
Apesar dos dois motores terem - por necessidade - um volante para regularização do torque, nos motores Diesel eles tem uma função um tanto mais importante do que se comparado a um motor a gasolina.
Como você sabe, num motor a gasolina o momento da queima da mistura ar-combustível se dá através da ignição dessa mistura através de uma vela disparada em momento oportuno...
A taxa de compressão na grande maioria dos motores a gasolina é relativamente pequena, o que permite que os componentes internos tenham dimensões e massas pequenas por que os esforços a serem vencidos e que devem suportar são relativamente menores...
Já um motor Diesel tem por característica uma altíssima taxa de compressão para que o ar tenha sua temperatura aumentada bárbaramente, fator necessário para ignitar o combustível finamente pulverizado nesta câmara extra quente.
Me parece que o Diesel tem maior poder calorífico se comparado à gasolina, e no momento da queima o aumento do volume de gases dentro da cÂmara de combustão é muitas vezes maior que na gasolina...
Por causa da alta taxa de compressão e deste maior volume de gases gerados na queima, os esforços em cima dos mancais de banco, bielas, pinos de pistão, virabrequim, etc, são muito maiores que num motor a gasolina, e isso obriga a se fazerem peças de materiais de qualidade e dimensões exageradas, o que aumenta suas massas.
Além da maior dificuldade que este mesmo mecanisco tem para vencer a resistência na compressão e a maior massa, é necessário um volante muito mais pesado que o seu equivalente na gasolina.
E é essa vantagem no volume de gases gerados e no poder calorífico que o diesel oferece a mais em relação à gasolina, que os motores diesel podem gerar mais torque que motores similares em cilindrada a gasolina oferecem....
Só por comentar, uma das vantagens de se usar um motor diesel estacionário é que ele tem um governador de rpm que mantem a velocidade constante, fazendo variar a dose injetada conforme o esforço.
Aumenta o esforço, a rpm cai, o governador percebe esta queda e reage aumentando a dose.