Autor Tópico: Alternativa para maquina de soda eletrica  (Lida 111408 vezes)

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Alternativa para maquina de soda eletrica
« Resposta #60 Online: 22 de Março de 2007, 17:39 »
Citação de: "fgilii"
Jorge,

Eu concordo com você...e acho que onde ficou confuso foi nas conversões...


Fabião, a NASA já fez bobagens maiores com a coisa de conversão de unidades... os europeus já adotaram como norma, há muito tempo, watts. E ponto final, seja para o que for ... motor elétrico, diesel, gasolina, etc. Levei um susto quando vi aprimeira vez um manual de carro europeu ... potência do motor: X watts ... he,he he ...

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« Resposta #61 Online: 22 de Março de 2007, 17:43 »
Jorge,

Sim - ia comentar exatamente isso - os Alemães apontam a potencia doos motore dos carros em watts...

Ainda sobre as conversões, acho que eu pensei uma coisa e falei outra...

Eu disse que para converter Watts em CV era para dividir por 746 (745,7), mas na realidade serão HPs.

Para CV deve ser 735...

de qualquer forma, vou continuar a procurar mais informações à respeito das diferenças entre gasolina, diesel e elétricos...

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« Resposta #62 Online: 22 de Março de 2007, 18:16 »
Citação de: "fgilii"
Jorge,

Encontrei um artigo ...


Fabião, achei o trecho pertinente:

For a 140Amp alt you will need at least an 11hp gas engine on a diesel you could probably get away with 6hp

I tried it on a vertical 5.5hp in peak trim, and it wouldn't do it. So I got a huge toothed gear as a flywheel and welded it onto a sheave to try and give it the umph, becuase it would die out when you struck an arc..

But MAN!!!! That's freekin scary! was a little outta whack  

I built a steel box all around it and welded it down to my 1/2" 4' x 8' steel table. and pulled it... LOL

It was really hard to pull and came out really slow and just slowly got faster ... CHug.........Chuuuu g............Chuug. ........Chug .......cHug,..chug..chug.chuug

sounded like a helicopter and was bouncing the table around  

Needless to say I dissmantled it


Agora está claro para mim ... de fato o prob é a flutuação do torque ...

Podemos fazer uma analogia com uma fonte com pouca capacitância, o ripple fica muito elevado ... o volante tem o papel de capacitor ...

Podemos estender um pouco mais e dizer que o governador equivale a regulador de uma fonte ...

Minha opinião, em parte com base em uma experiência com um motor a gasolina, mono cilindro, há muitos anos: a coisa teria funfado se o volante fosse adequado, ie , com a massa correta, bem balanceado e acoplado por embreagem, talvez daquelas centrífugas (pra facilitar a partida) ...

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« Resposta #63 Online: 23 de Março de 2007, 08:06 »
Jorge,

Então concluo que procede dizer que se faz necessário um motor a explosão com maior potência justamente por causa das perdas devido ao ciclo de funcionamento do 4 tempos...

O Volante tem papel crucial no funcionamento - como nos Diesel o volante é mais pesante, daí a menor potência necessárioa em comparação com a gasolina...

E eu desconfiava que, quando o operador desse a ignição no arco, o alternador iria carregar alguma coisa o motor...por isso do excesso de potencia - para compensar estas perdas...

Essa conversa me lembrou de uma discussão sobre "viscously damping fly wheel" para motores de passo - lembra? :)

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« Resposta #64 Online: 23 de Março de 2007, 08:39 »
Hum ... Fabião, acho que ainda não é por aí ... a questão não são as perdas de fato, mas a irregularidade do torque ao longo do ciclo ...

Claro, a utilização de motor mais potente é uma solução possível, se é a melhor, no sentido de mais econômica, menos volumosa e pesada, não sei ... vai depender das particularidades ... eu diria que para um gerador de fato o volante é uma solução tecnicamente mais elegante e possivelmente dispensável (dispensável no sentido de um volante superdimensionado) se o motor for, digamos, de quatro ou seis cilindros ...

Acho que a solução do autor, improvisando o volante, não foi bem sucedida por falha na implementação ... me parece claro que a coisa ficou desbalanceada, como seria de esperar, aliás ... o chug-chug lembra a partida das locomotivas a vapor, né ? Então, a partida é lenta, mas depois, o que é que para um troço daqueles ? pense nisto ...

Claro que me lembro da discussão ! he, he, he ...

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« Resposta #65 Online: 23 de Março de 2007, 09:03 »
De qualquer forma, acho que aquele que se propuser a fazer esta máquina de solda, se usar um motor elétrico adequado terá sucesso...

E de qualquer forma ainda, o lance da potencia é que nos importa agora.

Como ele comenta, um motor elétrico de 4 ou 5 cv deve dar conta do recado, mas isso não me chamou a atenção - o que acho que deve ser levado em consideração é a "corrente" necessária para soldar...

A grande maioria dos alternadores do mercado são bem menores que essa corrente que ele comenta...

Achei uma lista de alternadores fabricados pela Bosch...

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/eletrica/downloads/catalogo2003.pdf

prplara

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« Resposta #66 Online: 23 de Março de 2007, 09:22 »
Fabio,
Como o autor diz no texto, ou 6HP Diesel ou 11 HP à gasosa. Mas me responde algumas coisas. Fica muito caro o cilindro e o porta eletrodo? Outra, o potenciômero é de fio ou carbono? Qual o valor da corrente para excitar o Alternador? O trafo utilizado é de quantos volts e Amperes de secundário? Qual é o regime de corrente para soldagens normasis em aço cantoneira "normal"?

Ufa!!!!!

prplara

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« Resposta #67 Online: 23 de Março de 2007, 09:28 »
Fábio e Jorge, me ocorreu uma coisa.

E a utilização de um baita capacitor eletrolítico de uns 40.000 uF na saída do alternador? Considerando que ele entregue corrente contínua. Caso contrario uns Semikron de 250 A em ponte na saída do alternador e depois dele um catatau de 40 000 uF será que não aguentaria o tranco da ignição?

prplara

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« Resposta #68 Online: 23 de Março de 2007, 09:37 »

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« Resposta #69 Online: 23 de Março de 2007, 09:58 »
Citação de: "fgilii"
De qualquer forma, acho que aquele que se propuser a fazer esta máquina de solda, se usar um motor elétrico adequado terá sucesso ...


É vero. Eu diria mais, só compensa pra quem tem os componentes principais em mãos ou encontrar como sucata, a baixo preço, caso contrário a brincadeira pode sair bem cara ...

Eu acho que vale discutir as características da solda MIG ... até onde sei, as principais diferenças em relação à solda elétrica convencional é a corrente contínua e a utilização de gases, argônio, em geral, pra criação de atmosfera inerte nas vizinhanças da solda. É comum tb o emprego de uma fonte de alta tensão para iniciar o arco.

Com isso em mente, já faz algum tempo que penso em adaptar um soldador convencional, até comprei um pra isso. Talvez eu esteja simplificando demais, preocupa-me, por exemplo, o ripple, não sei até onde a mera retificação seria aceitável, todos os aparelhos MIG que vi eram trifásicos e isso faz muita diferença ... o meu soldador é monofásico ... lembro-me vagamente de já ter visto um projetinho desse tipo, mas não tenho a certeza de que era monofásico ...

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« Resposta #70 Online: 23 de Março de 2007, 10:00 »
Paulo,

O que é este link? para que ele serve?

Não faço idéia do preço de um cilindro, mas não é coisa muito cara - acho que algo como R$ 100,00 deve ser realista.

Para o preço de uma tocha TIG acho que a Eutectic ou outra qualquer poderá informar...

Se não me engano lí no texto que os potenciometros são de fio.

Não faço idéia do valor da corrente para excitar o alternador, mas não deve ser muito necessário...

O secundário é de 25Vdc, e o potenciometro P1 se não me engano divide a tensão em 2...

O potenciometro P2 é o pedal,  o autor prefere variar a tensão no campo, o que faz variar a corrente do arco - ao invés de variar a rpm - segundo o autor é melhor...

Segundo o autor ele pode trabalhar com regime a 100%...

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« Resposta #71 Online: 23 de Março de 2007, 10:02 »
Citação de: "prplara"
Como o autor diz no texto, ou 6HP Diesel ou 11 HP à gasosa.


É, ele diz, mas não tá escrito na pedra. Eu não faria isso sem antes pesquisar um bocado, como fica claro, é uma estimativa, opinião ...

By the way, os únicos diesel monocilindricos que vi eram centenários ... tem diesel de 6HP, monocilíndrico no mercado ?

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« Resposta #72 Online: 23 de Março de 2007, 10:03 »
Jorge,

Sabe que se encontrar um carregador de baterias daqueles parrudos em forma de armário que os autoelétricos tem, dá um excelente aparelho de solda MIG...

Aí é só fazer o alimentador do fio...

Acho que tenho um esquema legal também...

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« Resposta #73 Online: 23 de Março de 2007, 10:04 »
Jorge,

Tem os Yanmar da vida...

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« Resposta #74 Online: 23 de Março de 2007, 10:08 »
Citação de: "prplara"
E a utilização de um baita capacitor eletrolítico de uns 40.000 uF na saída do alternador?


Paulo,

40.000uF é "baita" pra quem mexe com radinho de pilha ... he, he, he ...

a equação para o cálculo do capacitor, considerando frequência de 60Hz e qo% de ripple (C em microfarads):

C = (80.000 x I) / V

Assim, considerando os valores já mencionados, muito questionáveis aliás:

C= (80.000 x 140)/13,8 = 811.594 uF

 

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