Olá pessoal. Devido à falta de tempo demorei para retornar a esse Fórum. Como omulapreta sugeriu, vou tentar montar um tutorial simplificado, tipo faça você mesmo, sobre eletrodeposição.
Exixtem duas linhas distintas que envolvem essa técnica, a saber:
a- Galvanostegia é o processo de revestir eletroliticamente um objeto com uma fina camada de metal, com fins de proteção ou decorativo.
b- Galvanoplastia é o processo de reproduzir objetos em metal por meio de preciptação metalica via eletrólise. Nesse processo obten-se camadas muito mais espessas. Já fiz peças com 5 mm de espessura, parede, em cobre depositado eletroliticamente.
Os revestimentos mais simples e faceis de se obter são os de cobre e níquel.
Para qualquer experimento de eletrodeposição, precisamos de uma fonte de tensão contínua com corrente variável. Fixando-se a tensão da fonte a um valor pré determinado, atuamos sobre a corrente para termos o valor adequado ao banho.
Esse é o recomentado, porém eu utilizo uma fonte corrente contínua de 0-12v por 20 amperes, onde vario apenas a tensão para atingir os resultados esperados. Eu mesmo fiz, hoje sai muito barato. Para pequenas áreas pode ser usado um transformador de 5 amperes para a fonte.
Limpeza das peças:
Jateamento com areia ou granalha de aço é um processo muito usado e garante um bom resultado para remover camadas de óxidos, tinta, óleos, etc.
Podemos também utilizar um banho eletrolítico de desengrache, com soluções sódicas. Com altas concentrações de soda cáustica e elevadas densidades de corrente.
Desemgorduramento a quente:
Solução:
Soda cáustica........... .1kg
Água............... .......30 Litros
Esta solução deve ser empregada fervendo, em panela de ferro, durante 20 ou 30 minutos.
Decapagem via ácida para eliminar óxidos:
Para ferro e aço usa-se ácido sulfúrico ou clorédrico. "VERTE-SE O ÁCIDO SOBRE A ÁGUA LENTAMENTE"
pois a liberação de hidrogênio é muito intenssa. "Fazendo ao contrário podemos ter uma linda explosão".
Para a decapagem do cobre e do bronze usa-se sulfúrico e nítrico.
Soluções:
Ácido Sulfúrico.......... .1 parte (volume)
Água............... .......16 partes(volume)
Ácido clorídrico......... .1 parte (volume)
Água............... ........6 partes(volume)
As peças devem ser totalmente mergulhadas nas solução ácida pelo tempo necessário para a limpeza com uma leve agitação. Após a decapagem as peças devem ser lavadas em água limpa e abundante e em seguidas levadas ao banho. Evitar tocar as peças limpas para não transferir gordura para as mesmas.
Soluções para cobreamento:
a) Sulfato de cobre............15 0g b) Sulfato de cobre.............. 250g
Ácido sulfúrico.......... .....50g Ácido sulfúrico.......... .......125g
Água............... ...............1l Água............... ..................2 l
Existem outras receitas para banhos ácidos, assim como existem os banhos ALCALINOS, a base de cianetos, que eu não recomendo pela alta toxidade.
Para experiências podemos usar produtos comerciais. Para termos qualidade recomendo utilizar água destilada e produtos PA (puro para análize).
Os banhos de cobre podem ser feitos em bambonas de plástico de 20 litros ou mais, dependendo do tmanho das peças a serem revestidas. A tempertura ideal fica em torno de 40 graus com leve agitação do banho. O aquecimento pode ser obtido com aquecedores de aquario, aqueles montados em tubos de ensaio. Par agitção eu usei uma bomba de aquário submersa lacrada, R$50,00. Ocorre o desgaste do rotor e buchas que devem ser substituida com o tempo. Pode ser usado um motor cc com um eixo longo de plástico e hélice de plástico.
Vou fazer uma pausa e continuaremos assim que possível.