Pessoal, sou novo no fórum, podem ver minha apresentação lá na seção de apresentações.
Depois de muito ler todas as páginas deste tópico ( sim, todas!
), fiquei intrigado com os Cavalos dos motores, o que considero ( leigamente ) exagerados para este projeto.
Estava pensando sobre a utilização de um eixo separado para a turbina ( hélices, rotor, como se chamar na realidade? acredito que turbina seria o ideal neste caso ) com duas polias de tamanho diferentes.
Até onde compreendo deste princípio de utilização das polias, colocando-se uma polia maior no eixo do motor e outra menor no eixo das pás, acredito que se tenha um alto RPM com um motor mais simples, barato e silencioso, não?
Considerando que o material não passa pela turbina, apenas as partículas microscópicas, isto não geraria resistência para a rotação, portanto não é necessário um torque alto, mas sim muito RPM!
Ninguém cogitou, penso em motores de aparelhos de ar condicionado, estou com um em mãos aqui da Mebsa, mas achar informações sobre este está uma missão impossível. Aparelhos com 12000 BTUs pra cima devem ter motor diferente da linha 7500-10500 BTUs.
É possível encontrar esta turbina por aí também:
Extração de Pó - Ciclones
Olha aqui uma que achei no site ( clique na foto )
Tem outras coisas sobre o projeto de todos que vi, como por exemplo o fato do duto que sai da tupia de todos ir para cima, quando em minha concepção, o ideal seria ter o reservatório intermediário no chão e a mangueira sair na horizontal por trás da tupia, descendo pro reservatório intermediário, pois isto garantiria que até mesmo cavacos mais pesados fossem dragados por sucção + gravidade, sem o perigo do cavaco descer pela mangueira quando o ciclone for desligado. Além da mangueira ser lisa para facilitar neste aspecto do "escorrego". Depois do intermediário acho difícil sobrar muito material, portanto pode ser uma mangueira sanfonada/flexível.
Falando em mangueira flexível, pra quem não conhece, existe uma mangueira flexível ( não é assim tão flexível como as de PVC... ) de aço, chamado sealtubo, pode ser conferido neste site do fabricante indelflex:
Outros produtos da Indelflex são interessantes também, olhem a linha de engates.
Aproveitando, estou com um motor da mebsa aqui, conforme disse acima, e o adesivo de indicação de ligação está desgastado, sequer o modelo dá pra saber... tem 4 fios: preto, branco, marrom e vermelho.... qual será a combinação pra 110v e 220v, alguém pode dar uma luz?
Isto é meu raciocínio, e como se diz: cada cabeça uma sentença, talvez eu esteja errado!?