Srs. depois de um longo tempo, voltamos
Bão, após tempos de pesquisa algo não me saía da mente, que alguns de nós estava a pensar o ciclone como algo proporcional ao tamanho do motor... em parte é correto.
Fiz um compilação da planilha do Bill e vejamos:
CV Rotor Altura Total Diâmetro Altura Cilindro Altura Cone
0,0 481,84mm 152,40mm 190,50mm 249,90mm
1,5 279,40mm 1.745,99mm 609,60mm 704,85mm 999,74mm
2,0 304,80mm 1.605,53mm 558,80mm 647,70mm 916,43mm
3,0 355,60mm 1.465,07mm 508,00mm 590,55mm 833,12mm
5,0 406,40mm 1.324,61mm 457,20mm 533,40mm 749,80mm
10, Não diz 1.043,68mm 355,60mm 419,10mm 583,18mm
Vejam que o ciclone só é menor em dois casos: com o uso do aspirador e com 10cv.
Há uma relação inversamente proporcional entre a cavalaria do motor e a altura e diâmetro do ciclone.
Há uma relação direta entre o tamanho do rotor e a cavalaria.
Pode ser que para muitos isto está obvio, mas não estava para mim
Em todos os parâmetros o rpm do motor é dado em 3.450.
Para a versão "aspirador" ele não diz (pelo menos não achei) o diâmetro da tubulação de ingestão; para todas a partir de 1,5cv é de 6" (150mm) em função dos 800cfm.
Lembrando que o objetivo do Bill é em retirar as microparticulas e não um super-aspirador-chupa-cabra-tabajara
para isto há grande movimentação de ar, mas a pressão mesmo, pelo que entendi, estará com 3cv ou mais. claro respeitando os 800cfm = (22,65 m3/min).