Camargo,
Sim - com certeza o termo é relativo, assim como ruído também, uima vez que "se" o motor estiver enclausurado, acredito que o nível de ruído caia drásticamente...
Mas voltando ao assunto "potência", creio que estará ligado diretamente a "capacidade de remoção de pó", pois como sabemos é necessário um determinado volume de ar se movendo a uma determinada velocidade, e o sistema deverá oferecer uma determinada depressão para que se faça o milagre da sucção do pó e do particulado...
Já que a velocidade, volume e depressão são dependentes da hélice e dos dutos que se usam, nada mais justo dizer que a potência do motor deverá ser suficiente para atender a estas necessidades - e talvez por isso que o Bill Pentz diz em sua planilha que a potência deva estar acima de 1,5CV...
Claro - devemos observar que ele fala de um sistema industrial ou melhor, para uma oficina de porge grande, e não necessáriamente restrito a apenas uma máquina pequena, como as que fazemos...
Me parece quie o DR. Alexandre fez um ciclone baseando-se em uma regra de três simples, e obteve algum resultado para a necessidade dele...
Aliás, ele sumiu!