Vejo que muitos estão pensando em usar esse tal de Sirocco, mas estão preocupados com partes relativamente grandes que podem se prender ou estragar as pás...
Criem um ciclole e instalem o sirocco na saída dele, assim partes grandes ficam no ciclone e ele praticamente só irá aspirar ar...
É exatamente essa a solução.
Quando postei acima, estava apenas tentando explicar as diferenças entre os dois sistemas, desmistificando o uso de um ou outro. Que na verdade não tem nada que ver com mais ou menos ar.
O Siroco tem mais ar porque a área das pás é maior.
Quanto ao usar um ou outro, dependendo das dimensões de cada um, ambos servem para o Ciclone.
Como diz o velho ditado: quem não tem cão caça com "cachorro" mesmo.
E outra coisa Gilli, o problema não é estragar as pás, coisa quase impossível de acontecer (mas acontece). O problema é parar para limpar as pás das sujeiras. (Que poderá ser facil ou dificil dependendo da construção).
No caso do Fabio Camargo, pedaços de MDF ficam fazendo barulho nas pás mas não estragam as pás. O MDF fica como num liquidificador, saltando de um lado para outro. Se êle não tirar o MDF se desgastará apos algum tempo e passará pelas pás, mas entre espedar o desgaste e aguentar o barulho eu faria como ele, pararia e limparia.
Danielz,
Agora você vai entender: Nem todo mundo usa Ciclone. Há sistemas de aspiração diretos, que era o meu caso. Eu disse "era" o meu caso. Se alguem quizer saber muito sobre aspiração de residuos, construa um sistema direto, e como eu possuia os dois sistemas posso afirmar o que disse.
Para analisar um ou outro sistema não se prenda ao ciclone já construido, analise os sistemas em separado e escolha o que melhor lhe convem, pois só você sabe onde seu calo aperta.
Edson S.Garcia.