Blackmore,
fico muitas vezes pensando ... como é que tantas coisas relativamente simples não foram inventadas antes ?? ... aqui estamos falando de forno de indução, microondas ... mas uma ciosa que muito me chama atenção são as antigas geladeiras a gás e a carvão ... onde acendia-se um fogo literalmente para que a geladeira esfriasse !!
Isso poderia ser algum tipo de conforto para lugares onde não existe energia elétrica, mas como não dá dinheiro ... ninguém investe !!!
Existem vários principios de "geladeiras" e de ciclos térmicos (termoelétricas, por condensação/evaporação, por absorção/desorção, magnetotermais, stirling, ...).
No caso, a geladeira que voce está se referindo, com uma fonte de calor acoplada, são antigas geladeiras de ciclo de amônia (NH
3) que trabalham pos absorção desorção de água. Quando o gás amonia (NH
3) é dissolvido em água absorve calor (esfria), isso ocorre no congelador da geladeira. Posteriormente, a solução de amônia (NH
4OH) é aquecida para que libere o gás (NH
3). E então o ciclo se repete. Esse ciclo de absorção / desorção é bem menos eficiente que o processo de compressão / expansão de um gás. Por isso, esse tipo de geladeira só ainda é usado em pequenas geladeiras, exemplo: frigobares de hotel, não possuem compressor e não fazem barulho (apropriadas para quartos de hotel). E também em geladeiras à energia solar direta (aquecimento).
As geladeiras que usamos normalmente usam gás Freon, ou equivalente, com ciclo de evaporação e condensação do gás e são mais eficientes em termos de consumo de eletricidade (gastam menos eletricidade).
Também existem geladeiras de amônia com ciclo de evaporação / condesação, similares às que usamos em casa. Com compressor, mas usam gás amônia ao invés de Freon.
O problema é que a amônia é um gás venenoso, diferentemente do Freon. Que por outro lado ataca a camada de ozônio, mas aí é outra história.