Brenck,
pelo que entendi, a dele não tem cremalheira nenhuma. Apesar de - como disse o Marco - não ser impraticável adaptar uma, pode não ser tão fácil, dependendo da prática e das ferramentas disponíveis...mais fácil seriam as outras idéias que ele sugeriu, como um fuso etc.
O problema é que não se encontra esse tubo no diâmetro acabado da coluna, então tem que tornear (pelo menos eu não achei).
A coluna nova fiz com um pedaço comprado na sucata, menos de R$10 (e sobrou mais da metade). Era um material bem escroto de trabalhar, acho q o teor de carbono era bem alto.
Mesmo em velocidades baixas, os cavacos saíam azuis escuros, e se bobeasse ele encruava.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p54340588.htmlFicou com parede de uns 3mm.
A base antiga não consegui tirar da coluna original (e eu tentei de tudo, não sei como aquilo foi montado), então acabei fazendo outra de uma engrenagem de sucata.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p54340583.htmlComo os dentes eram endurecidos, tive que cortar fora "por dentro".
Aqui dá pra ver a coluna antiga, a nova, um pedaço do tubo da sucata, a base nova e os dentes da engrenagem.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p54346639.htmlJuntando tudo:
Polias - uns R$20 (tem uma fábrica de polias de alumínio aqui perto...hehe)
Correia - uns R$10
Rolamentos novos - uns R$15
Pedaço de tubo - R$10
Engrenagem sucata - uns R$5
A morsa eu já tinha, não sei quanto está uma dessas (mas é carinha).
Se não tiver torno e nem sucata, sai mais caro. E a cremalheira e pinhão e a adaptação ainda gasta mais um $. Eu acho que acaba ficando muito perto de uma maiorzinha (c/ cremalheira) usada, que tem diversas outras vantagens. E se vender a antiga, aí se bobear gasta menos do que reformando.
Essa minha furadeira é a mesma chinesa genérica de bancada (a menorzinha), vendida sob diversas marcas. A da Ferrari acho q consegue ser ainda um pouco mais vagabunda do que as outras.
A base antiga com o cotoco da coluna virou uma coluna de policorte caseira...
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p55755967.html