Senhores,
Apenas como comentário (não sou técnico em lubrificantes)
Trata-se de um aditivo para óleo de motores, que tem por finalidade ajudar no funcionamento do óleo lubrificante original ou seja, criar (e manter) uma película aderente de óleo entre mancais, como por exemplo munhão e biela, ou mancal de banco...
Antigamente haviam produtos como "Molikote", que é um óleo com molibdênio, ou STP (com grafite), que também tem um aditivo que faz mais ou menos o que este aditivo promete...
Para alterar a "dureza" de um material - e que eu acho que querem dizer da "resistência ao atrito" - , há processos quimicos que poderiam fazer o milagre - Nitretação por exemplo é um deles, mas é um processo que envolve sais, fornos, e horas de aplicação em aços técnicos - não um aditivo assim simples que é misturado a um óleo...
Antigamente existia um fabricante desses óleos que fornecia uma máquina de demonstração que consistia no seguinte:
Um motor elétrico, um amperímetro, um disco e duas alavancas de freio.
Numa das sapatas de freio se colocava um óleo comum e na outra um pouco do produto anti-atrito.
Quando se acionava a alavanca do óleo comum, o amperímetro subia bastante, e chegava a parar o motor.
Já com o tal aditivo, podia-se puxar a alavanca com muita força, e mesmo assim não conseguia-se frear o motor, justamente para mostrar o que o tal aditivo poderia fazer...