Para quem tem torno, CNC ou convencional, decidi fazer o meu próprio suporte de bits para o torno e resolvi postar minhas aventuras neste tema tão comentado hoje no meio. Também chamadas de "
pastilhas", com o dolar num patamar baixissimo, apareceram dezenas ou centenas de novos fabricantes.
Bits são fabricados em metal-duro (vídea) e já ouvi falar que são sinterizados mas não faço idéia do que seja
- quem quizer completar será bem apreciado.
Ainda não tirei uma foto decente do que fiz mas aqui estão 3 aquisições recentes, das quais 2 eu ganhei pois estavam quebradas. Consegui recupera-las e posteriormente terei fotos melhores.
A primeira foi uma IZCAR para sangramento (corte) de 2,0mm (largura do corte) completa com um pequeno defeito no apoio da pastilha porém funcionando perfeitamente. Me foi vendida por um sucateiro a 60,00 com a pastilha que nova custa 50,00.
A segunda é igual a esta porém estava cortada no comprimento e me foi presenteada. Como meu castelo é curto, ficou sob medida.
A terceira é uma Sandivick que estava danificada na fronte e foi recuperada no rebolo + fresadora. Esta tive que rebaixar na base para caber no meu castelo e dar o devido alinhamento para o centro da placa. Na fresadora eu me lasquei pois é temperada. Fresas de HSS deslisavam sem nada afetar a dita cuja. Só consegui passes finos com a bailarina + um pedaço de pastilha devidamente preso na mesma.
Vu tirar mais fotos e conseguir mais infos para aqueles que quiserem construir os próprios suportes e aderirem ao mundo das pastilhinhas que alias tem um comércio violento para descartes de CNC. Se vendem toneladas de pastilhas descartadas todos os dias.
PS.: estas ferramentas novas custam em torno de R$200,00