Olá Edi/Jane;
Outra coisa que precisa ser verificada é a procedência das lâmpadas. Lâmpadas devem ter selo do Inmetro (o verdadeiro porque se bobear falsificam até o selo, eh eh eh)
Muitas lâmpadas de má qualidade são importadas ou fabricadas no país.
Muitas pessoas ainda se lembram do Cartel das Lâmpadas, cujos integrantes fabricavam lâmpadas para tensão ligeiramente inferior à da rede para causar a queima prematura e a troca freqüente. não ficaria surpreso em saber que eles voltaram à ativa.
"Conversa de corredor eleva tensão
da indústria de iluminação (retirado da internet)
A história da troca de tensão das lâmpadas começou com o que não passaria de uma conversa de corredor. Professor de eletrotécnica, ouviu alunos comentando que suas lâmpadas estavam queimando muito depressa. “As minhas, também. Fomos ver e deu no que deu”, resume.
Pagan e equipe descobriram que, apesar de a lâmpada de 120 volts oferecer ganho de luminosidade, consumia mais energia e tinha menos durabilidade. Ou seja, dava 21% a mais de luz, mas também consumia 9,1% a mais de energia. Multiplicando este percentual por 20 milhões de residências acesas, chegou à fantástica conta de que o país estava pagando anualmente pelo desperdício e ainda ao prejuízo de R$ 100 milhões por ano aos consumidores pela elevação da conta. Além do mais, as lâmpadas de 120 volts tinham vida útil de 450 horas, menos da metade do tempo das de 127 volts."
Milhares de empresas brasileiras, produtivas, eficientes e bem administradas simplesmente desapareceram por causa dessas manipulações. Não lhes foi permitido crescer, não lhes foi permitido competir.
"Nos cartéis, freqüentemente os participantes partilham quase tudo: patentes, tecnologia, concessões, direitos, propaganda, e até os lucros!
Mesmo durante pequenos ou grandes conflitos, como as grandes guerras mundiais, os cartéis continuam existindo. Mesmo quando os participantes estão em lados opostos, e teoricamente, ferrenhos inimigos.
Por isso as lâmpadas incandescentes, todas elas, não importa a marca, duram pouco, apenas um reduzido número de horas, acertado entre os fabricantes.
Poderiam durar seis vezes mais, sem serem mais caras por causa disso! "
Um grande abraço.