Autor Tópico: problema com lampadas  (Lida 11193 vezes)

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Offline jane

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Re: problema com lampadas
« Resposta #30 Online: 12 de Agosto de 2009, 10:23 »
He, he, he ... Sério ? Se for isso mesmo tá superdimensionada ... mas não é apenas a bitola dos fios que importa, há outros probs que podem ser causados por má instalação ...

como podemos resolver este problema?

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Re: problema com lampadas
« Resposta #31 Online: 12 de Agosto de 2009, 10:43 »
sim Jorge as lampadas incandescentes e as fluorecentes ficavam osilando muito, mais agora so fica fraca quando ligamos o chuveiro .

Uma ligeira redução do brilho das lâmpadas quando o chuveiro é ligado é tolerável, mas pode indicar que a fiação está subdimensionada, o que é estranho, já que pelo que dizem a fiação é bem parruda ... isso pode ser causado tb por emendas mau feitas que provocam maus contatos. De qualquer modo, a redução da tensão não causaria a queima prematura das lâmpadas incandescentes.

Eu mantenho a sugestão de monitorar a tensão na entrada para verificar se de fato a tensão fica acima dos valores normais em alguns momentos, se há mesmo algum prob com a rede, coisa da responsabilidade da concessionária ... sem verificar isto, vamos ficar apenas nas conjecturas ...

Se não souber como fazer isto, diga e a gente explica ...

Seria legal se puder mandar uma foto do quadro de entrada, pode ajudar a perceber se há algum prob ...

Offline jorge

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Re: problema com lampadas
« Resposta #32 Online: 12 de Agosto de 2009, 15:44 »
Ola

O capacitor deve ficar em paralelo com o (interruptor) não em paralelo com a lampada , com isso o filamento recebe uma pequena porção da energia permanecendo aquecido.

Abraço.

Offline minilathe

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Re: problema com lampadas
« Resposta #33 Online: 12 de Agosto de 2009, 20:20 »
Ola

O capacitor deve ficar em paralelo com o (interruptor) não em paralelo com a lampada , com isso o filamento recebe uma pequena porção da energia permanecendo aquecido.


Se a idéia é diminuir a corrente de energização inicial da lâmpada (o que pode aumentar sua vida útil), há duas opções: mantê-la pré aquecida (gastando energia, usando o capacitor, por exemplo) ou usando um termistor NTC em série com a lâmpada (só há consumo quando liga a lâmpada). Esta idéia do capacitor não é das mais econômicas e não reduz de maneira sistemática a corrente inicial (inrush current), é melhor usar um NTC...

Mas isso ainda não resolve o problema da sobretensão de rede.
Pode amenizar um pouco, diminuindo a probabilidade de queima.

Offline cientista13

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Re: problema com lampadas
« Resposta #34 Online: 12 de Agosto de 2009, 21:50 »
às vezes o problema é apenas um pico de tensão e isso é dificil de monitorar.

Aqui o problema de variação de tensão é constante. Reclamar com a concessionária adianta pouco. Já existem ações contra a empresa, mas o problema continua.

Isso não vem ao caso, pois as lâmpadas da Jane continuam queimando né.

O que estamos fazendo por aqui é a instalação de Protetores de Surto Tem amenizado bastante  o problema não apenas de lâmpadas, mas também salvando alguns aparelhos menos protegidos.
 
Aqui tem um problema grande quando chega final de expediente, quando a maioria das fábricas desligam suas máquinas, a tensão sobe por alguns instantes e depois normaliza, mas essa subida tem causado prejuizos a muita gente. No nosso hospital o gerador se ligava automaticamente às 11h30min e às 17h30min exatamente no final do horário da maioria das fabricas daqui. O gerador estava programado para se ligar quando a tensão subia ou descia demais (185V - 245V)

Offline Cavalcante

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Re: problema com lampadas
« Resposta #35 Online: 12 de Agosto de 2009, 22:42 »
Gente, por norma, que tem força de lei, a variação máxima adimissível é de 7% em relação à tensão nominal, na ponta. Entenda-se por ponta, o que vai da responsabilidade de cada um. A da concessionária é o ponto de entrega, imediatamente após o relógio. A do consumidor, é a tomada. TODA e QUALQUER conta de luz DEVE conter, por força de lei, o valor de tensão nominal e os valores de tensão máximo e mínimo durante o mês.

É de responsabilidade da concessionária a indenização por TODO e QUALQUER sinistro causado pela má qualidade da energia, o que inclui transitórios (surtos, interrupções momentâneas e retorno com tensão acima do aceitável, etc.) e variações duradouras.

Não é necessário acionar judicialmente a concessionária para o ressarcimento, basta que se junte provas da responsabilidade da concessionária, o que inclui um laudo de um técnico (pode ser simplesmente técnico, não necessariamente engenheiro) eletrônico para uma televisão ou computador pifado, por exemplo, e eletrotécnico para as lâmpadas. Claro que pra pedir lucros cessantes, danos morais (não sou advogado, mas meu pai é e diz que dá pra arrancar uns trocos dos caras, mas dá trabalho) e outros, precisa acionar judicialmente, mas, pelo menos pra parar de gastar mais com lâmpada do que com conta de luz, já dá pra começar.

A reclamação, amparada do(s) laudo(s) e orçamento (no caso da tv pifada) ou prova da compra (no caso das lâmpadas) deve ser feita diretamente à concessionária, e ela tem 30 dias para resolver, ressarcindo ou justificando porque não o faz. Convém imediatamente mandar cópia da reclamação para a ouvidoria da Aneel (www.aneel.gov.br, procure por ouvidoria e depois o link para o escritório do seu estado, se houver convênio, se não houver, direto pra ouvidoria da Aneel mesmo) e também para o Procon.

Palavra de quem conhece colegas do tempo do curso técnico dentro das concessionárias: a reclamação formal enche o saco dos caras, eles têm de dar desculpas pra Deus e mundo lá na Aneel, dá um trabalho danado. Os processos judiciais vão pro andar de cima, eles resolvem, empurram com a barriga, enrolam. As reclamações vão pro andar de baixo, que não aguenta essa encheção e acaba dando um jeito de resolver o problema localmente, até que outro quarteirão se manifeste...

Outra coisa: não é preciso monitorar, filmar, gravar, um surto de tensão. Certos defeitos só ocorrem devido a isso, e qualquer técnico poderá elaborar um laudo fundamentando isso.

Offline C N C N o w !

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Re: problema com lampadas
« Resposta #36 Online: 13 de Agosto de 2009, 08:35 »

Acho que vou comentar umas coisinhas ...

Gente, por norma, que tem força de lei, a variação máxima adimissível é de 7% em relação à tensão nominal, na ponta.

A quem interessar possa, tô enviando anexa a Resolução 505 da ANEEL, que trata dos limites de variação da tensão. A tabela 4 define os valores adequados, precários e críticos, máximos e mínimos, para instalações de baixa tensão como as residênciais.

Para instalação monofásica de tensão nominal (TN) de 127V, por exemplo:

TL: tensão de leitura

116 ≤ TL ≤ 132 - adequado ( - 9% / + 4% )

109 ≤ TL < 116 ou 132 < TL ≤ 140 - precário ( -14% / + 10% )

TL < 109 ou TL > 140 - crítico ( abaixo de -14% / acima de + 10% )

A imagem abaixo ilustra os limites:



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Não é necessário acionar judicialmente ...

Não é necessário quando a concessionária atende aos reclamos e indeniza adequadamente os eventuais danos ... caso contrário não há alternativa ...

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basta que se junte provas da responsabilidade da concessionária, o que inclui um laudo de um técnico (pode ser simplesmente técnico, não necessariamente engenheiro) eletrônico para uma televisão ou computador pifado, por exemplo, e eletrotécnico para as lâmpadas.

É extremamente difícil produzir prova incontestável com base em laudo técnico do tipo sugerido. É preferível solicitar a monitoração da rede por parte da concessionária, ou de um perito, caracterizando a frequência das variações e sua ampliude. O testemunho de vizinhos abastecidos pela mesma rede ajuda bastante tb.

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ela tem 30 dias para resolver,

Eu teria de pesquisar pra ter a certeza, mas se bem me lembro, o prazo é de noventa dias.

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Convém imediatamente mandar cópia da reclamação para a ouvidoria da Aneel ... e também para o Procon.

Perfeitamente. é das providências mais simples e rápidas, em muitos casos funfa, tenho me valido disto em diversas ocasiões e de modo geral fui bem sucedido.

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Os processos judiciais vão pro andar de cima, eles resolvem, empurram com a barriga, enrolam. As reclamações vão pro andar de baixo, que não aguenta essa encheção e acaba dando um jeito de resolver o problema localmente, até que outro quarteirão se manifeste ...

Verdade em muitos casos, não em todos. Nas cidades maiores costuma funcionar, nas menores, nem sempre. Veja o relato do nosso amigo logo acima ...

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Certos defeitos só ocorrem devido a isso, e qualquer técnico poderá elaborar um laudo fundamentando isso.

Coisa difícil de provar ... é preferível fazer o que sugeri acima ...


Offline Cavalcante

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Re: problema com lampadas
« Resposta #37 Online: 13 de Agosto de 2009, 09:32 »
Salve Jorge!


A quem interessar possa, tô enviando anexa a Resolução 505 da ANEEL...
7% é a queda de tensão máxima admissível em um circuito, pela NBR5410, não tem nada a ver com qualidade de energia pela concessionária. Peço desculpas.

Como vc esqueceu do link pra resolução, aqui vai: http://www.aneel.gov.br/cedoc/bres2001505.pdf.

Os limites de tensão são absolutos, e não percentuais, e estão na tabela 4 do anexo. Note que o artigo 17 obriga a concessionária a corrigir a inadequação em 15 dias, não importa a classe de fornecimento do cliente (alta, média ou baixa tensão) ou o tipo (industrial, comercial ou residencial).

O artigo 20 dá a forma de compensação do cliente pela inadequação e lá no parágrafo 1º diz que essa compensação não isenta a concessionária de compensar o cliente por outros danos causados pela inadequação.

Note que é inadequação, ou seja, não é permitido o fornecimento em tensão precária, muito menos na crítica.


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Não é necessário acionar judicialmente ...

Não é necessário quando a concessionária atende aos reclamos e indeniza adequadamente os eventuais danos ... caso contrário não há alternativa ...
Concordo, mas mesmo para a ação judicial, é necessário primeiro a via normal, que é a reclamação direta contra a concessionária, com cópia pra quem de direito. Não atendida a reclamação, até pequenas causas resolve isso.

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É extremamente difícil produzir prova incontestável com base em laudo técnico do tipo sugerido.
Não acho não. A menos que o prejuízo seja de grande valor (do ponto de vista da concessionária, claro), o que é raro em caso de consumidores residenciais. Aí realmente dá mais trabalho.

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É preferível solicitar a monitoração da rede por parte da concessionária, ou de um perito, caracterizando a frequência das variações e sua ampliude. O testemunho de vizinhos abastecidos pela mesma rede ajuda bastante tb.
A monitoração é essencial, mas é pra evitar novos danos. O prejuízo que já ocorreu tem de ser ressarcido. O testemunho dos vizinhos é bom, mas uma enchurrada de reclamações fundamentadas é melhor ainda.

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ela tem 30 dias para resolver,

Eu teria de pesquisar pra ter a certeza, mas se bem me lembro, o prazo é de noventa dias.

Pois é, agora eu também fiquei na dúvida.

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Perfeitamente. é das providências mais simples e rápidas, em muitos casos funfa, tenho me valido disto em diversas ocasiões e de modo geral fui bem sucedido.
Exatamente! CQD.

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Os processos judiciais...

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Verdade em muitos casos, não em todos. Nas cidades maiores costuma funcionar, nas menores, nem sempre. Veja o relato do nosso amigo logo acima ...
Não me expressei bem. Falo na reclamação sobre um prejuízo material, com um laudinho e tudo. Isso enche o saco dos caras, por causa da indenização, da pilha de relatórios, do pessoal saindo pra fazer medição, o diabo. E aí eles resolvem o pepino pra não ter encheção de saco e voltarem pra trás das mesas.

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Certos defeitos só ocorrem devido a isso, e qualquer técnico poderá elaborar um laudo fundamentando isso.

Coisa difícil de provar ... é preferível fazer o que sugeri acima ...
[/quote]
Voltamos ao fato de que na maioria dos casos não vale a pena para a concessionária contestar. Se obedece minimamente as exigências legais, incluido o laudo, ela geralmente paga. A não ser que o cabra escreva bobagens no tal laudo.

Pravato

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Re: problema com lampadas
« Resposta #38 Online: 12 de Outubro de 2009, 13:43 »
Olá turma,isso tudo o que foi falado aqui está CORRETISSIMO,só tem uma coisa que todo fabricante da lampada não fala pra ninguem,mas quem estudou sabe...A F.C.E.M produzida no filamento ao ligar,pode romper o mesmo,pois o cara ta gelado e toma 127 ou 220Volts na idéia dele  e não aguenta...Então como o Gil,o Paulo,o Jorge,o CNCnow(outro Jorge) disse,coloca um capacitor...ta certo,mas esse capacitor vai deixar o filamento da lampada levemente quente(isso vai consumir energia)e é isso que precisa,mas é poquissimo,isso se consegue facil com um dimmer tambem,e alterando algum componente,mas não pra maquina da Jane e Edi,essa parte vai dar trabalho com a concessionaria.

Abraços
« Última modificação: 12 de Outubro de 2009, 13:54 por Pravato »

Offline CONDOR

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Re: problema com lampadas
« Resposta #39 Online: 01 de Julho de 2010, 23:40 »
Jane.
A concessionária é obrigado a fornecer uma energia de qualidade ou seja dentro dos parametros normais....127v   230v.
Mas de uma olhada no terra da caixa de distribuição e do medidor...talvez o arterramento esteja com mau contato, isso faz com que a tensão oscile com frequencia.

Offline C N C N o w !

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Re: problema com lampadas
« Resposta #40 Online: 02 de Julho de 2010, 07:36 »
... talvez o arterramento esteja com mau contato, isso faz com que a tensão oscile com frequencia.

O aterramento da residência não tem absolutamente nada a ver com oscilações de tensão.  ;D

Este mito é bastante difundido e provavelmente tem origem no fato de o neutro ser aterrado no quadro e um mau contato na barra de distribuição ser frequentemente relatado como "problema de aterramento".

Offline Cavalcante

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Re: problema com lampadas
« Resposta #41 Online: 02 de Julho de 2010, 10:22 »
... talvez o arterramento esteja com mau contato, isso faz com que a tensão oscile com frequencia.

O aterramento da residência não tem absolutamente nada a ver com oscilações de tensão.  ;D

Este mito é bastante difundido e provavelmente tem origem no fato de o neutro ser aterrado no quadro e um mau contato na barra de distribuição ser frequentemente relatado como "problema de aterramento".

Sem contar que esse eventual mau contato causaria somente queda de tensão, e ainda assim, só da fase-neutro. A fase-fase ia ficar na mesma.

Offline Acruwer

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Re: problema com lampadas
« Resposta #42 Online: 02 de Julho de 2010, 13:44 »
Pessoal,

Trabalho aqui em uma concessionária de energia aqui do RS,
Não sei se as mesmas regras valem para todos os estados/distribuidoras, mas aqui, o cliente pode abrir uma "Reclamação de Nível de Tensão" via o 0800 ou pessoalmente nos pontos de atendimento, é gerada uma reclamação, e uma equipe vai ao local e instala um equipamento que fica monitorando a tensão durante 7 dias, realiza uma medição a cada 10 min... Após estes 7 dias o equipamento volta e é baixada esta leitura e é analisada em um software específico, que mostra a situação da tensão no ponto medido..
 Acredito que seria bom você pedir esta verificação, e caso a concessionária lhe informe que seu nível de tensão esteja adequado, dai você parte para a fiação de sua casa... Esta verificação não custa nada e é um direito do consumidor.. você pode estar com uma oscilação devido a alguma árvore/arbusto que esteja encostando na rede, ou o TAP do transformador de sua rua não está ajustado corretamente..

Abraços

 

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