Autor Tópico: Torno Scintilla Lesto de 1960  (Lida 24084 vezes)

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Offline F.Gilii

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #45 Online: 07 de Abril de 2007, 10:00 »
Hmmmm,

Curioso - no meu vieram ao todo 16 engrenagens - desconfio que para fazer tanto roscas em mm como em polegadas, e avanços lentos...

villas

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #46 Online: 07 de Abril de 2007, 16:59 »
Vai ver que não são iguais Gilli !

Embora possam ser parecidos, podem vir em configurações diferentes. Tem muita gente que usa a mesma cor, mesmo "texto" para o modelo mas diferem no china que fabrica.

Offline cientista13

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #47 Online: 07 de Abril de 2007, 21:01 »
Quanto ao numero de engrenagens não se assustem, mas sempre vai faltar no minimo uma.

tenho um torno Joenvile, de 1956 é de 60 cm de ponto a ponto. Tem 19 engrenagens para trocar, mais 4 que nunca sai do lugar. Dá para fazer rosca Milimétricas (passo de 0,10 a 3,5mm)  e em polegadas (passo de 4 fios por polegada até 480, se bem que 480 fios por polegada acho que nem mai rosca é, mas na tabela diz).

a bucha que aparece na foto serve para "calçar" engrenagem quando se utiliza uma engrenagem com redução (aquelas duplas) e outra não. não se preocupe muito que na hora que precisar dela tu vai saber pra que serve

Frank

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #48 Online: 07 de Abril de 2007, 21:34 »
Parabéns a todos pela aquisição, com esses torninhos dá para fazer muuuuuita coisa (cone morse, engrenagens, polias, sem fim, corôa, rosca quadrada/trapezoidal e por aí vai, com uma vídea dá para tornear até capa de rolamento, hehehe).
Trabalhei muito tempo com torno mas não sei tudo, porém, se puder ajudar de alguma forma contem comigo.
É um excelente brinquedo.

Offline lesul

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #49 Online: 07 de Abril de 2007, 22:13 »
Cientista, muito legal essas informações, vou ver se encontro este "livro de cabeceira"...

Villas é isso mesmo, na realidade elas já dominam o mundo, a gente é que ainda não se deu conta!

Sobre as engrenagens, uma coisa pelo menos descobri, dei umas "jogadas" com as do meu torno, e coloquei para trabalhar a que estava livre (48)  e deixei a 30 de bobeira, como calço, mudou o passo de 0,05 mm original, para algo em torno de 0,4 mm...e outra coisa em todas as tabelas de engrenagens que vi: 120 para mm e 127 para pol. O meu tem apenas a 120 que está presa diretamente ao fuso.

Já estou pensando em fazer uma "guia vertical" para o meu torno, para utilizá-lo como mini frezadora e tentar começar a fazer algumas engrenagens...sei que a jornada vai ser beeeemm longa, mas acho que vai ser um senhor aprendizado.

Seção trapalhada: Queimei 2 fusíveis dos meus filtros de linha hoje, aí resolvi olhar para o motor OITO ampéres....Já estou fazendo uma tomada com disjuntor só pra ele...hehe

Offline lesul

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #50 Online: 07 de Abril de 2007, 22:34 »
Frank, muito obrigado pela presteza....com certeza suas informações serão devidamente "sugadas"...hehe

Offline lesul

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #51 Online: 07 de Abril de 2007, 23:07 »
A quem interessar possa: Software para cálculos de engrenagens
http://www.minilathe.de/software.htm

Offline F.Gilii

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« Resposta #52 Online: 08 de Abril de 2007, 07:46 »
Leandro,

Achei mais um programa que este sim pode ser interessante...

Você informa o numero de dentes de todas as engrenagens que voce tem, e ele calcula as possibilidades para voce.

O fuso pode ser em mm ou polegadas, e ele calcula as combinações tanto para roscas em mm ou polegadas igualmente para qualquer fuso...

http://www.lathes.co.uk/threading/nthreadp.exe (para os tornos sem caixa Norton (troca rápida))

http://www.lathes.co.uk/threading/boxfthreadp.exe (para tornos com caixa Norton)

Offline lesul

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #53 Online: 17 de Abril de 2007, 11:05 »
Pessoal, preciso de alguma ajuda por aqui.

1. Como removo a placa??

2. Com fazer para remover as "manchas pretas" nos trilhos do torno?

3. Como meu torno não tem manual, aonde e que tipo de lubrificação utilizar?

Offline lesul

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #54 Online: 17 de Abril de 2007, 11:27 »
Fabio, estou um pouco perdido nesta estória de cálculos de engrenagens, vou deixar isso para um pouco mais tarde...hehe, tenho que aprender a "usar" o bicho....mas obrigado pelos links, fui dar uma olhada na página do camarada do programa, tem muita coisa interessante...

Frank

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #55 Online: 17 de Abril de 2007, 19:32 »
Leandro,

Se teu torno não tem porca na placa (entre a placa e o eixo principal do torno) deve ter rosca no eixo, pelo menos nos tornos grandes é assim, neste caso a placa é roscada direto no eixo (arvore do torno), então usa -se um predaço de madeira para calçar a placa e dá-se um pequeno tranco para que a placa se solte, geralmente coloca-se uma "taubinha" embaixo da placa para que ela não caia no barramento, hehehe.

Offline F.Gilii

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #56 Online: 17 de Abril de 2007, 20:33 »
Leandro,

Para retirar a placa, o Francisco já deu uma dica - eu só complementaria dizendo que a rosca é normal (direita) portanto se solta no sentido anti-horário (a placa vista de frente)

Não sei que tipo de mancha é, mas por exemplo pode tentar remover usando uma lixa d'água relativamente fina com querozene (ou Diesel), fazendo movimentos circulares, e o mais importante - por todo o barramento, e não só num ponto localizado...

Apesar do bom estado do barramento da minha máquina, estou sériamente inclinado a "rasquetear" o barramento dele...

Sobre a lubrificação, também estou atrás de algum manual para definir um óleo de lubrificação e proteção...

Já para os pontos de lubrificação, dificil dizer pois a máquina provavelmente teria "pontos" para inserção de uma bomba manual de óleo, ou para "gotejar" algum lubrificante...

Parto do princípio que todas as partes móveis deval ter algum lubrificante, sendo que nas engrenagens um pouco de graxa não é demais...

Como sugestão, procure um manual de torno, e veja o que é recomendado, e use um pouco de bom censo...

Acho que este pode ser um ponto de partida:
http://www.rulezman.com/workshop/PDF/ws/g0516_m.pdf

biogato

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #57 Online: 17 de Abril de 2007, 23:14 »
 :P
« Última modificação: 02 de Março de 2008, 14:04 por biogato »

Offline lesul

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #58 Online: 18 de Abril de 2007, 08:21 »
Fábio e Frank, acho que descobri, pois estava olhando melhor os "acessórios" que vieram junto e tem uma chave que é um "T" preso a um cilindro, com 2 pontas que encaixam dentro da polia do eixo, para travá-lo...só acho que vou precisar de um "pouquinho" de força para tirar, uma vez que não deve sair dali a muuuito  tempo.
E quanto a lubrificação, realmente, Fábio, olhando bem tem diversos pontos de lubificação espalhados, e aquele manual deu uma boa idéia...
Vou ver o que consigo fazer a respeito da oxidação no barramento, inclusive depois de perguntar, vi que tem um tópico aki no fórum trantando disto...
Estou bem feliz com meu brinquedo, só que descobri uma coisa que agora está me incomodando....ele não tem como movimentar o carro porta-ferramentas, a não ser no automático ou pela ponta do fuso, onde tem uma manivela...Mas já estou estudando a possibilidade de instalar uma cremalheira por ali...heheh.

Offline lesul

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #59 Online: 18 de Abril de 2007, 08:23 »
Citar
algum manual para definir um óleo de lubrificação

Fábio, neste manual que mandasse o link , eles falam em SAE20W para lubrificação...

 

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