Autor Tópico: Torno Scintilla Lesto de 1960  (Lida 23532 vezes)

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Offline lesul

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #75 Online: 24 de Abril de 2007, 12:20 »
Villas, o que vc chama de não caro??? Vc tem idéia de preços médios de bits prontos?
Fábio, eu já tinha visto esse site, mas ele fala apenas de um tipo de bit...

Offline lesul

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #76 Online: 24 de Abril de 2007, 13:21 »
Por exemplo, eu tenho estes bits, mas não sei suas funçoes....

villas

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #77 Online: 24 de Abril de 2007, 19:16 »
Citação de: "lesul"
Villas, o que vc chama de não caro??? Vc tem idéia de preços médios de bits prontos?
Fábio, eu já tinha visto esse site, mas ele fala apenas de um tipo de bit...


Aqui no meu personal que é sucateiro, eu pago 5 paus em bits quadrados (de 10mm se não me engano)  já usados e refaço a afiação do jeito que eu preciso. Eles podem ter tamanhos variados mas eu escolho os maiores pois vou ter que gastar pra refazer o perfil.

Qualquer hora eu tiro foto da parafernalha qu já não é pouca hehe.

Estes ai que você tem nem sei pra que servem mas a afiação se faz JUNTO com um torneiro já experiente ou vai por tentativa e erro mesmo. Faz um perfil com os angulos de saida de acordo com o que tem lá naquela apostila que te passei (a maior delas) e testa pra ver o acabamento. Ache seu fornecedor de aço por ai e compre uma barrinha de 1020 pra testes (ou duas hehehe)

villas

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #78 Online: 24 de Abril de 2007, 19:21 »
Detalhe: antes eu pegava num torneiro daqui perto, umas sobras mas nunca sabia que aço exatamente eu estava pegando. ai decidi ir numa loja e comprar sabendo o que ponho na máquina.

villas

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #79 Online: 24 de Abril de 2007, 19:32 »
Citar
Vc tem idéia de preços médios de bits prontos?


Bits prontos não existe. Eles são fornecidos quando novos, seção quadrada e  sem afiação.

Caso você se refira a ferramentas para torno com inserto de videa  soldada, as pequenas vão de 10 a 30 reais dependendo do tipo,tamanho etc.
Exemplo de tipos de ferramentas soldadas:
http://www.insertools.com.br/ferram_soldadas.htm
http://almasesaz.20un.com/03-b.jpg

Offline lesul

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Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #80 Online: 24 de Abril de 2007, 20:32 »
Olha, por esse preço, acho que não vale a pena ficar gastando muito miolo, agora no início, claro a título de aprendizado, vale muito.

Offline Rafaelvital

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Re: Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #81 Online: 14 de Setembro de 2008, 12:51 »
preciso de ajuda como afiar bitsss

Offline Rafaelvital

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Re: Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #82 Online: 14 de Setembro de 2008, 12:58 »
Comecei a mecher com torno agora tenho 18 anos mais desanimo muito qnd n consigo uma coisa e o q preciso muito e conseguir afiar bits, e dificiu pois n tenho ninguem pra ensina, vi q vcs sabem muito intao por favor deeem uma judinha awe. Brigadu!

Offline F.Gilii

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Re: Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #83 Online: 14 de Setembro de 2008, 13:05 »
Rafael.

Não precisa postar diversas mensagens do mesmo assunto em luigares diferentes - isso além de ocupár espaço no servidor, incomoda os colegas e administradores.

Estes mensagens serão apagadas logo mais.

Offline robedany

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Re: Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #84 Online: 26 de Setembro de 2008, 01:32 »
Aproveitando o topico do Torno Lesto, acho que vale a pena também colocar a reforma do
meu torno SCINTA, que é o mesmo torno Lesto fabricado pela Scintilla, acho que apenas anterior ao Lesto.
O problema é que tinha vontade de ter um torno visto que muitas peças que eu fazia “torneava” numa furadeira de bancada. Estava começando a fazer um mini torno, quando  vi o anuncio do torno Scinta e acabei comprando. Como nunca tive um torno, com exceção dum torno para madeira construído por meu pai aí por volta de 1950 e eu com uns 6 anos adorava ficar tirando lascas no torno, o pior era agüentar ficar pedalando, pois o torno era quase igual uma maquina de costura.
Mas voltando ao torno Scinta, quando cheguei em casa com ele é que com mais calma comecei a verificar que ele tinha folgas em tudo que é lado.
Mas acabei limpando e usando assim mesmo pois era um torno de “precisão”, isto é eu precisava e não precisava ter precisão!.
Mas agora com mais calma resolvi “tentar” dar uma pequena reforma e mesmo  vários amigos torneiros falarem que não valia a pena, principalmente porque já tinho sido recondicionado por algum “mexanico”, mas vou tentar e colocar no fórum e talves possa ajudar alguém ou pelo menos alertar que as vezes comemos gato por lebre.
As fotos são de como o torno estava, o motor e redutor não é original e a placa coloquei uma nova de 130mm 3 castanhas, e as partes desmontadas vou colocando aos poucos com algum comentário.

Foto 1 Cabeçote
Mostra o eixo da arvore e os dois furos onde estão os barramentos redondos de 30mm x 740mm. Os barramentos estão 10mm após a sede das tampas, acredito que o barramento original tinha 750mm,(o que estáva e vou ter de trocar é de aço 1020 e na parte onde trabalhou mais está com uma diferença de 0,3mm) e as tampas servem quando colocadas empurrar o barramento e já deixar na posição correta.

Foto Eixo
O eixo da arvore esta preso por uma porca de ajuste cortada que após ajustada tem um parafuso que trava, na foto a montagem estava errada a cabeça do parafuso estava para o lado de dentro, e os 2 rolamentos eram o 6205z e estão com uma bela folga axial. Vou colocar o rolamento cônico 30205 que é 1,25mm mais largo, mas é a medida na sede do cabeçote.

Foto 2 Tampa dos barramentos.
Se soubesse que os barramentos estavam somente presos por pressão no cabeçote, poderia ter empurrado como uma prensa para traz os barramentos e soltaria as tampas, mas como não sabia como estavam presos os barramentos, fui obrigado a furar as tampas, fazer roscas e retirar as tampas, Vou ter de fazer outras tampas novas.

Foto 3  Cabeçote de aluminio limpo
Tirei toda tinta, tinha 4 camadas com cores diferentes, ainda não decidi como vou pintar ou mandar fazer fora e a cor e descobrir qual a tinta de fundo para alumínio.

Qualquer critica , sugestão ou comentário seram benvindas
Roberto

Offline F.Gilii

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Re: Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #85 Online: 26 de Setembro de 2008, 08:30 »
Roberto,

Gosto muito deste torno pelo fato dele ter o barramento composto por eixos postiços, o que significa que podem ser trocados caso haja necessidade...

Note que, o carro longitudinal que deslisa sobre os eixos também se desgasta, então mesmo trocando os eixos por novos, provavelmente os furos do carro longitudinal estarão um pouco desgastados, e talvez necessitem de um embuchamento novo...

Sobre o alumínio, sei que existem tintas ou protetores que poderiam ser usados nas partes de aluminio, mas infelizmente não sei marcas ou nomes que possa indicar.;..

Existe um produto que é um sal que se mistura n'água, e quando as peças em aluminio são imersas nesse banho, adquirem uma coloração levemente esverdeada, e que protege o material muito eficientemente...

Vou ver se descubro o nome e te digo, mas me cobre...

Offline robedany

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Re: Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #86 Online: 26 de Setembro de 2008, 09:31 »
 Grato Prof. Fabio

De fato os barramntos estão gastos, mas o carro tem dois parafusos de aperto e acredito que dá para ajustar. Talvez o fato do barramento ser de aço talvez 1020 (mole) ajudou a não ter desgaste no furo do carro. Não tem buchas.
Quanto a oxidação do aluminio , também vou procurar.

Roberto

Avião Velho

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Re: Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #87 Online: 01 de Dezembro de 2008, 17:21 »
    O nome desse produto para alumínio chama-se "alodine" e é muito utilizado em aviação comercial. Na companhia Portuguesa existiu esse produto, mas depois desapareceu. Havia em várias cores sendo a mais vulgar o amarelo. Creio, "não tenho a certeza" que era um produto americano.

 Cumprimentos .
Avião Velho

Offline robedany

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Re: Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #88 Online: 04 de Dezembro de 2008, 20:23 »
Caro amigo Avião Velho
Grato pela informação, mas já consegui pintar parte do torno e acredito que seja o mesmo material que vc. escreveu.
O que usei é o Wash Primer (Fundo fosfatizante amarelo) e parece que tem boa aderencia em metais.
Ele é composto de Resina vinilica fenolica, pigmentos e solventes e também o liquido catalizador.
Quando já misturado com o catalizador tem que ser usado no maximo em 72 horas.Por isso quando for pintar tem misturar a quantidade suficiente para o uso, pois não da para guardar.
O que usei é o Colormix complemento automotivo e é  produzido pela Tintas Brazilian, e muito usado para rodas automotivas de aluminio.
Ele é amarelo, mas no ferro fica quase incolor.
Foto das peças pintadas com o primer, ficou um pouco verde, mas acho que foi problema da maquina fotografica,

Forte abraço

Roberto


Offline robedany

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Re: Torno Scintilla Lesto de 1960
« Resposta #89 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 21:46 »
Oi Pessoal
Catoeu de novo com a reforma do torno scinta/Lesto
Após pintar o cabeçote e algumas peças, a prioridade era trocar os barramentos,mas não queria colocar aço laminado ou trefilado e sim retificado, pois os que estavam no local em que o carro trabalhou mais a folga chegava a 0,2mm e se ajustasse a folga travava onde a espessura era normal.
Precisava de 2 pedaços de 750mm x 30mm.
Não podia ser temperado pois tinha de fazer os dois furos com rosca de fixação e como o carro não tem buchas, o barramento podia ser aço 1020 ou 1040, pois é preferivel o desgaste do barramento do que do carro, e se houver desgaste eu com certeza não vou ver, hi!(65).
O cabeçote pintado troquei os rolamentos de esferas que alguem colocou e troquei por rolamentos conicos de roletes, ficou uma beleza.
Para o barramento tirei orçamentos em quase 2 dezenas de fornecedores de aço e o valor para 1,5m x 30mm e o preço varia tremendamente, desde $90,00 para o laminado até quase $300,00 o retificado h6, e como aposentado não podia gastar muito.
Mas por sorte consegui comprar eixo retificado H8 cortado em 2 pedaços de 750mm por R$ 60,00. (Novoaço tel 11 6651-9628  (Sr. Luiz) Vila Matilde SP)
Se o aço era o que desejava não sei, confio no vendedor, mas colocado no torno o carro corre que nem sabão, e a composição quimica não consegui um espectrometro, hi.hi!
Para colocar o barramento no cabeçote, precisava ser colocado com uma prensa, mas como não tinha, e fazer furos e rosca na ponta para colocar algum dispositivo para puxar não dava, foi colocado na pancada e deu certo.

Coloquei as fotos como ilustração, e espero um dia terminar a reforma, mas a troca do barramento me fez sentir a mesma coisa de quando era criança e gostava de brincar com um carrinho de mão, esses de pedreiro, com a roda toda torta e andando em paralelepipedo, e meu pai colocou uma roda nova com pneu de borracha.

Abraços Roberto




 

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