Aproveitando o topico do Torno Lesto, acho que vale a pena também colocar a reforma do
meu torno SCINTA, que é o mesmo torno Lesto fabricado pela Scintilla, acho que apenas anterior ao Lesto.
O problema é que tinha vontade de ter um torno visto que muitas peças que eu fazia “torneava” numa furadeira de bancada. Estava começando a fazer um mini torno, quando vi o anuncio do torno Scinta e acabei comprando. Como nunca tive um torno, com exceção dum torno para madeira construído por meu pai aí por volta de 1950 e eu com uns 6 anos adorava ficar tirando lascas no torno, o pior era agüentar ficar pedalando, pois o torno era quase igual uma maquina de costura.
Mas voltando ao torno Scinta, quando cheguei em casa com ele é que com mais calma comecei a verificar que ele tinha folgas em tudo que é lado.
Mas acabei limpando e usando assim mesmo pois era um torno de “precisão”, isto é eu precisava e não precisava ter precisão!.
Mas agora com mais calma resolvi “tentar” dar uma pequena reforma e mesmo vários amigos torneiros falarem que não valia a pena, principalmente porque já tinho sido recondicionado por algum “mexanico”, mas vou tentar e colocar no fórum e talves possa ajudar alguém ou pelo menos alertar que as vezes comemos gato por lebre.
As fotos são de como o torno estava, o motor e redutor não é original e a placa coloquei uma nova de 130mm 3 castanhas, e as partes desmontadas vou colocando aos poucos com algum comentário.
Foto 1 Cabeçote
Mostra o eixo da arvore e os dois furos onde estão os barramentos redondos de 30mm x 740mm. Os barramentos estão 10mm após a sede das tampas, acredito que o barramento original tinha 750mm,(o que estáva e vou ter de trocar é de aço 1020 e na parte onde trabalhou mais está com uma diferença de 0,3mm) e as tampas servem quando colocadas empurrar o barramento e já deixar na posição correta.
Foto Eixo
O eixo da arvore esta preso por uma porca de ajuste cortada que após ajustada tem um parafuso que trava, na foto a montagem estava errada a cabeça do parafuso estava para o lado de dentro, e os 2 rolamentos eram o 6205z e estão com uma bela folga axial. Vou colocar o rolamento cônico 30205 que é 1,25mm mais largo, mas é a medida na sede do cabeçote.
Foto 2 Tampa dos barramentos.
Se soubesse que os barramentos estavam somente presos por pressão no cabeçote, poderia ter empurrado como uma prensa para traz os barramentos e soltaria as tampas, mas como não sabia como estavam presos os barramentos, fui obrigado a furar as tampas, fazer roscas e retirar as tampas, Vou ter de fazer outras tampas novas.
Foto 3 Cabeçote de aluminio limpo
Tirei toda tinta, tinha 4 camadas com cores diferentes, ainda não decidi como vou pintar ou mandar fazer fora e a cor e descobrir qual a tinta de fundo para alumínio.
Qualquer critica , sugestão ou comentário seram benvindas
Roberto