Autor Tópico: Tornos Comerciais  (Lida 53968 vezes)

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Offline lesul

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« Online: 08 de Fevereiro de 2007, 15:12 »
Deixa eu dar um pitaco aki, não entendo lhufas de torno, mas pretendo ter ou fazer um, mas vc falou em usados por volta de 15.000,00...dá umaolha neste então:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-53342162-torno-de-bancada-300mm-entre-ponta-menor-torno-ja-fabricado-_JM

E é novo...por 3.299,00.

Não sei quanto a qualidade, tamanho, etc, mas é um torno...hehe

Offline fsemonetti

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« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 16:17 »
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Deixa eu dar um pitaco aki, não entendo lhufas de torno, mas pretendo ter ou fazer um, mas vc falou em usados por volta de 15.000,00...dá umaolha neste então

Lesul, falha nossa coloquei um zero a mais.. quiz dizer a partir de R$1500,00

Fabricio

Offline F.Gilii

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« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 16:26 »
Ahhhh,

O que é só um zerinho a mais...

Offline lesul

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« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 16:42 »
É, fiquei meio assim, to meio por fora dos preços...mas aí tá meio salgado né...hehe

Offline F.Gilii

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« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 16:48 »
Na minha opinião, um torninho relativamente bom deve custar na casa dos R$ 4.000,00 - novo ou usado...

Novo um desses chineses que tem por aí - há alguns com barramento retificado e temperado, caixa de redução com banhoi de óleo, bancada e fazem uma boa gama de roscas.

Um usado é sempre usado, mas se der sorte há coisas muito boas...

Quem quiser (e puder) tem um torno Joinville J30 à venda no ML por 6.500,00 - tenho um desses e é muito bom - tanto no tamanho como na robustez e capacidade...

Offline rgallas

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« Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 09:24 »
Aqui na empresa estão vendendo um torno, usado, por R$8.000,00. Russo, extramamente robusto (um monstro mas pequeno pra empresa), com 20hp, 2000mm entre pontas e placa de 250mm.
Alguem se interessa?
na mesma linha tem uma fresadora universal com 1800mm de mesa e 10cv com cabeçote universal e vertical. R$40.000,00

Offline fsemonetti

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« Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 19:39 »
Fgilli, encontrei aqui na minha cidade um para vender de bancada, aproximadamente 1m de barramento, o cara que R$2800,00 por ele, vem com bancada de armário .carro automático e faz roiscas.. tenho foto dele. posso postar. É argentino, marca "Sanches Blanes", uma duvida como sou extremamente leigo no assunto, o que se deve olhar num torno usado na hora da aquisição? tipo assim um check-list....
Fabricio

Offline F.Gilii

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« Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 09:03 »
Fabrício,

Se não me engano, o "Sanches Blanes" era fabricado aqui em São Paulo, perto de Mauá...

Na época existiam duas empresas que fabricavam tornos dessa categoria - eles e o "Joinville".

Trata-se de uma máquina robusta, que foi fortemente inspirada num torno americano chamado "South Bend", e alguns pontos foram feitos de forma mais robusta.
É um torno estável, sólido, e capaz de fazer bons trabalhos de usinagem.

Se estiver completo, terá uma máquina para muitos anos de trabalho ainda.
A avaliação de uma máquina dessas é meio complicada, pois o ideal seria verificar alguns pontos com instrumentos de medição nem sempre disponíveis pelo interessado.

O que você pode verificar (visualmente) é o estado geral do barramento, que deve ser o mais regular possível, sem apresentar defeitos como amassados ou buracos, principalmente na área que fica perto da placa...

Normalmente esta área é a mais usada, e os tornos desta época não tinham o barramento temperado, e pode ser que haja algum desgaste - verifique o movimento longitudinal do carro, que deve ser de certa forma suave, sempre fazendo o mesmo esforço em todo o percurso.

Procure por folgas nos movimentos (longitudinal, transversal, etc) - não só na direção do movimento, o que denota algum desgaste nos fusos/porcas deste movimento, mas nos sentidos transversais destes movimentos, pois denotam folgas e desgastes dos ajustes entre o bloco do movimento e o seu barramento.

Note bem - provavelmente haverá folgas, pois se trata de uma máquina de pelo menos 40 anos de vida, mas todos os movimentos tem ajustes.

Claro - estes ajustes tem limites, pois se por exemplo o barramento estiver desgastado, provavelmente os ajustes não funcionarão adequadamente.

Outro teste importante é de centalização da placa.
- Com um relógio comparador e uma barra lisa ou retificada (um pedaço de inox ou de aço-prata) pode-se verificar facilmente.
- teste de usinagem - tente usinar um cilindro sem usar o contra-ponto e movimente a ferramenta com o movimento longitudinal de baixo (não o movimento micrométrico de cima), e meça os diametros usinados no começo, meio e fim do cilindro com um micrometro, e verifique a "conicidade".

Veja, existem ainda mais testes a se fazer, mas é como disse, existem procedimentos de testes importantes, e estes aí de cima são alguns dos principais que me lembro, mas também vale a sensibilidade e o instinto nessa hora...

Normalmente, com um pouco de cuidados e trabalho, pode-se recuperar uma máquina dessas (caso o estado geral esteja muito ruim mesmo) e ela volta a oferecer um excelente resultado.

Se ela estiver completa (com o jogo de engrenagens da grade, lunetas, contra-ponto, etc), acho que o preço está razoável, e pode ser uma excelente aquisição para a oficina caseira.

Infelizmente não há muitas informações do seu torno na net - isso é o que eu conheço dele:

http://www.lathes.co.uk/southbend9-inch/page18.html

Se não me engano neste sitio há também mais informações sobre ajustes e medições - vale a pena uma estudada...

Offline rgallas

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« Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 10:00 »
Apenas um complemento: Dê uma atenção especial aos rolamentos do cabeçote. Desengatando a caixa de velocidades ele deve ficar leve e sem "picos" de esforço, parelho.
Estes rolamentos são caros para trocar, mas não proibitivos.
Os problemas encontrados você pode usá-los para barganha.

Offline F.Gilii

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« Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 10:14 »
Roque,

Posso estar errado, mas se não me engano este torno pode ter buchas de bronze no lugar de rolamentos, o que de certa forma é vantagem pois dá para serem refeitas...

Offline F2S

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« Resposta #10 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 10:27 »
Fabrício,

Você mencionou que tem fotos desse torno, caso sejam do próprio torno que você deseja adquirir e você puder postar. Quem sabe pode ser interessante dar uma olhada no aspecto geral do equipamento.

Outra informação interessante seria saber a trajetória da ferramenta em questão. Se ela foi muito usada e exigida.

Offline rgallas

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« Resposta #11 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 13:18 »
Sim Fábio. Você tem toda a razão. Esta máquina é com buchas. Eu não havia olhado o link.

Offline macieira

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projecto torninho
« Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 15:44 »
Caros amigos

Eu tenho dois projectos nesta área bastante interessantes, um torno mecanico e uma afiadora de ferramentas.

Estes dois projectos estão em DXF e pdf muito completo com todas as instruções necessárias para a sua construção.

Como posso fazer o envio?

Josué Macieira

Offline fsemonetti

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« Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 16:08 »
Fgilli, obrigado pela aula... fs2,Roque obrigado pelas dicas vou postar as fotos...
Fabricio

Offline F.Gilii

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« Resposta #14 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 16:08 »
Macieira,

Para postar algum arquivo, use o botão "responder" aí em baixo da sua janela do forum...

Ali dentro encontrará outro comando chamado "Anexar Arquivos" ou algo parecido - aperte-o, e verá que terás como anexar arquivos localiozados em seu disco rigido...

Sugiro fortemente que compacte-os co ZIP pu algo parecido antes de enviar

 

/** * */