Fabrício,
Se não me engano, o "Sanches Blanes" era fabricado aqui em São Paulo, perto de Mauá...
Na época existiam duas empresas que fabricavam tornos dessa categoria - eles e o "Joinville".
Trata-se de uma máquina robusta, que foi fortemente inspirada num torno americano chamado "South Bend", e alguns pontos foram feitos de forma mais robusta.
É um torno estável, sólido, e capaz de fazer bons trabalhos de usinagem.
Se estiver completo, terá uma máquina para muitos anos de trabalho ainda.
A avaliação de uma máquina dessas é meio complicada, pois o ideal seria verificar alguns pontos com instrumentos de medição nem sempre disponíveis pelo interessado.
O que você pode verificar (visualmente) é o estado geral do barramento, que deve ser o mais regular possível, sem apresentar defeitos como amassados ou buracos, principalmente na área que fica perto da placa...
Normalmente esta área é a mais usada, e os tornos desta época não tinham o barramento temperado, e pode ser que haja algum desgaste - verifique o movimento longitudinal do carro, que deve ser de certa forma suave, sempre fazendo o mesmo esforço em todo o percurso.
Procure por folgas nos movimentos (longitudinal, transversal, etc) - não só na direção do movimento, o que denota algum desgaste nos fusos/porcas deste movimento, mas nos sentidos transversais destes movimentos, pois denotam folgas e desgastes dos ajustes entre o bloco do movimento e o seu barramento.
Note bem - provavelmente haverá folgas, pois se trata de uma máquina de pelo menos 40 anos de vida, mas todos os movimentos tem ajustes.
Claro - estes ajustes tem limites, pois se por exemplo o barramento estiver desgastado, provavelmente os ajustes não funcionarão adequadamente.
Outro teste importante é de centalização da placa.
- Com um relógio comparador e uma barra lisa ou retificada (um pedaço de inox ou de aço-prata) pode-se verificar facilmente.
- teste de usinagem - tente usinar um cilindro sem usar o contra-ponto e movimente a ferramenta com o movimento longitudinal de baixo (não o movimento micrométrico de cima), e meça os diametros usinados no começo, meio e fim do cilindro com um micrometro, e verifique a "conicidade".
Veja, existem ainda mais testes a se fazer, mas é como disse, existem procedimentos de testes importantes, e estes aí de cima são alguns dos principais que me lembro, mas também vale a sensibilidade e o instinto nessa hora...
Normalmente, com um pouco de cuidados e trabalho, pode-se recuperar uma máquina dessas (caso o estado geral esteja muito ruim mesmo) e ela volta a oferecer um excelente resultado.
Se ela estiver completa (com o jogo de engrenagens da grade, lunetas, contra-ponto, etc), acho que o preço está razoável, e pode ser uma excelente aquisição para a oficina caseira.
Infelizmente não há muitas informações do seu torno na net - isso é o que eu conheço dele:
http://www.lathes.co.uk/southbend9-inch/page18.htmlSe não me engano neste sitio há também mais informações sobre ajustes e medições - vale a pena uma estudada...