Vejam que a maioria dos dados dos parâmetros de corte em acrílico citados por cada um aqui nesse tópico é diferente (cada um com o seu cada qual), onde alguns se dão bem e outros não têm os mesmos desempenhos.
Mesmo entre os que estão satisfeitos vai haver o corte/acabamento melhor e o inferior. Então, quais os melhores parâmetros, realmente? Não é isto que se busca sempre?
Ao meu ver, deveríamos utilizar uma lista completa de dados relacionados às condições de usinagem de cada um:
- Tipo de fresa (nº de cortes e ângulo, diâmetro, material e até o fabricante)
- Veloc. fresa
- Veloc. de avanço
- Passe vertical
- Tipo de refrigeração ou nenhum
- Qualidade do material a usinar (imprescindível para o corte e o acabamento, o que não foi mencionado até aqui).
Todos utilizando os mesmos parâmetros e divulgando os seus resultados, facilitará a resposta de muitas perguntas, inclusive sobre a qualidade das máquinas utilizadas por cada um.
Aí sim, pode-se diagnosticar com muito mais segurança a condição da parte mecânica e eletrônica no tocante à rigidez, alinhamentos, resolução e outras configurações correlacionadas.
É bom lembrar que esse tópico refere-se apenas ao acrílico, mas pode ser exemplo para o alumínio, mdf e tantos outros, devido às diferenças supracitadas, como também sobre como outros pensam sobre que está bom pra você, despertando a curiosidade de comparar o seu bom acabamento com o dos outros tidos como bons. Quem é que estará melhor no ofício?
Entendo que essa poderá ser uma alternativa para se revelar muitas incertezas que ainda perduram.
Abraço a todos