Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
DOWNLOADS => Relevos => Técnicas de usinagem => Tópico iniciado por: andersonpaim em 17 de Janeiro de 2015, 16:36
-
boa tade,
Preciso de auxilio pois estou cortando uma peça pequena cerca de 8cmx4,5cm em plastico PS de 3mm com fresa 2 cortes 1.5mm(metal duro), as configuraçoes no artcam da ferramenta são: passo lateral 0.525mm , passo vertical 3mm (já tentei cortar em mais passes e não resolveu) rotação 15.000 (controlo no inversor - coloco em média 280) avanço 700.000m/min mergulho 450.000. estes paramentros copiei da ferramenta que já existia no artcam só mexi no diametro e vertical.
PROBLEMA- o corte fica mal acabado. picotado ou derrete e cola na fresa. já cortei em um único passe e em 2 nao mudou muita coisa. Já reforcei a estrutura da minha maq e mesmo assim não melhorou. A quem puder ajudar agradeço.
-
Esqueci de dizer que tenho um compressor soprando o material .
-
Eu mudaria para passo vertical 3.2mm., Continuaria testando esse 15.000 RPM. (poderia até diminuir para 12.000 RPM.).
Passo lateral não tem nada haver com esta usinagem, é só para usinagem 3D.
Você quis dizer 700 mm/min. e não 700.000m/min. (Nem foguete da NASA consegue essa velocidade) eu aumentaria para uns 900mm/min. para que a fresa fique o menos tempo possível próximo do lugar já cortado. (é como ficar parelhado com um caminhão de Caçamba, muito perigoso).
Quanto os 450.000 no mergulho, nem um submarino atômico... Mas deixando a brincadeira de lado, pode ficar nesses 450mm/min.
o resto é só rezar pra Alá e outros Deuses de sua preferência...
Edson
-
outra duvida , eu pensava que a rotação nao influenciava pois eu controlo no inversor (na mão) , nao sabia que ele calculava o processo todo. Como faço pra mudar isso . vc recomendou 12000 isso é só na conf da ferramenta ou no inversor tb? se for no inversor como faco? pois meu conversor vai de 0 a 400 isso tem a ver? se não tiver a ver o que vc recomendaria deixar no inversor?
Essa quantidade de zeros q coloquei copiei da primeira tela da conf de ferramenta do artcam tb achei zero demais , mas nunca se sabe.
-
Bom amigo já tive varias experiencias com plásticos.
Os plásticos existem um infinidade de qualidade uns derretem mais facilmente outros demoram para esfriar por ai vai.
Você não vai chegar em uma configuração exata de velocidade, porque tanto a fresa como plastico chega um momento que a temperatura vai subindo pela força do atrito.
A solução e pegar pelo menos uma bisnaga e resfriando ao poucos com água você vai se surpreender com o resultado .
Mas se colocar um sistema de refrigeração vai ser melhor , como eu usino peças de plastico poucas vezes eu uso uma bisnaga e vou jogando água aos pouquinhos para evitar derreter
-
obrigado pela dica vou experimentar. Eu uso um soprador (um pequeno compressor com um bico preso direto no spindle , e uma mangueirinha soprando a fresa) Mesmo assim vou experimentar a água. obrigado.
-
Anderson, não sei se já sanou a sua dúvida. Mas em relação ao seu spindle; ele está referenciado como a frequência. Para que vc consiga achar a rotação com relação à frequência, basta dividir por 60. Por exemplo: 18000rpm / 60Hz = 300Hz. Isso que vc irá colocar no seu spindle.
Samuel
-
Bom dia andresonpain, eu ja corte o ps com fresa que usam para fazer circuito impresso, aquelas fresinhas em v com 30 graus e deu super certo, alem de ps tenho cortado pvc expandido tbem, com velocidades de 800mm/min e rpm do spindle de 6.000.
Espero ter ajudado.
-
Obrigado a todos..
Espero que todas as respostas que me ajudaram também possam ajudar outros usuarios . Em relaçao ao meu problema em PS consegui resolver acelerando a maquina e teoricamente não dando tempo para o ps derreter já o plastico leitoso (não sei o nome certo) não consegui resolver ele derrete mesmo e gruda nem água resolveu. mas continuo tentando... obrigado a todos!!!!