Fábio, coloquei 250 linhas no look ahead e e a tolerância de distancia de CV - 30unidades. Também diminui a aceleração e aumentei a velocidade na proporção de 15% e a máquina parou de dar tranco e tremer. O problema de nao fazer bem os relevos e as quinas vivas melhorou 90%! Muito obrigado pelas dicas.
Não por isso!
1) Gostaria de saber do que bem se trata esses dois primeiros itens que estou alterando ( look ahead e a tolerância)
"Look Ahead" é um valor que diz ao sistema interpretador de movimentos o que ele deve fazer antes de executar os movimentos - eu diria que para sistemas mais lentos em execução, que este valor deve ser mais baixo, e para sistemas que requerem maior taxa de transferencia, que trabalhe com valores maiores, mas atenção porque não é mágico - acima de 700 ou 1000 o sistema fica demasiado instável, então recomendo que deixe nos 250 mesmo - além do que é um valor que pode fixar fixo.
A tolerância de distancia diz ao sistema interpretador de movimentos como deve se comportar quando se aproxima uma mudança de direção.
Imagine então que a máquina está executando uma linha reta - no final dessa linha há uma mudança de direção abrupta de digamos 90 graus - o interpretador de movimentos decide quando começar a frear este movimento e quando começar a mover o outro eixo para fazer a outra direção - a resultante é uma ligeira curva (que pode ser calculada) e o raio dessa curva é um resultado relativo à um fator entre velocidade e aceleração dos eixos e a velocidade de avanço dos movimentos... esta distancia faz variar este arco e este valor é importante para fazer movimentos o mais suaves possíveis mas sempre dentro de certos limites ou tolerancias.
Aproveitando o assunto, atente para outro valor (mais abaixo na mesma janela - o valor de Ignorar o sistema de "Velocidade Constante" - está relacionada a como o interpretador deve reagir com mudanças de direção, mas levando em consideração os angulos entre os setores que descrevem um movimento.
Imaginando um determinado quadro: - um percurso formado por linhas contíguas que descrevem uma curva suave - o movimento deverá ser suave e tendendo a manter uma "velocidade constante" porque o angulo formado por cada par de linhas (e subsequentes) é menor do que o angulo de tolerancia que foi informado - dessa forma o sistema quer manter o ajuste de V. Constante
Para movimentos onde o angulo entre linhas for maior do que a tolerancia, o interpretador desliga o comando de velocidade constante e usa o sistema de "parada exata"
2) Outra dúvida é em relação ao acerto de velocidades e aceleração: O eixo X e Y devo deixar regulado igual certo? E o porque o eixo Z deve ficar mais baixo em relação a X e Y? O quanto seria ideal?
Não tem assim uma relação tão rígida que diga que este ou aquele eixo deva ser mais ou menos rápido - normalmente os eixos Z são de curso curto, então fica dificil lidar com eles principalmente em modo JOG caso o operador não esteja acostumado a lidar com alterações de velocidades de JOG - deixa-se mais lento para minimizar problemas de colisão, e porque devemos lembrar que no eixo Z tem a mãe terra, que sempre ajuda para descer mas atrapalha para subir...
3) O que seria o Steps per MM na regulagem do motor? Que proporçao acha ideal em relação a velocidade e aceleração?
Este campo se refere À "Passos por Unidade" - numa máquina ajustada em milimetros, serão passos por milimetro, e se refere à quantidade de passos que o motor deve dar para que o movimento percorra 1 milimetro - não há uma relação direta com velocidade e aceleração - é a resolução por milimetro apenas...