Dias atras,usinei uma haste de 10mm de diametro na rpm mais alta do torninho S.B,mas ao ligar o torno nessa velocidade com as engrenagens acionadas,não suportei o barulho,muito irritante.....então procurei razões para tal ruido indesejado e percebi,uma folga entre a engrenagem do eixo arvore em relação as duas engrenagens de reversão de avanço(folga na aproximação dos dentes).
Tanto uma quanto a outra,tem folga significativa,não tenho idéia de como "fizeram" isso acontecer(antigos donos)pois já tentei inverter as engrenagens,fazer um pino novo que encaixa no furo do cabeçote,pra ter certeza que nao era folga no pino e mesmo assim nada deu certo.
As engrenagens são todas temperadas,as duas da alavanca de reversão e a do arvore....
desconfio que foram feitas engrenagens novas,porem com diametro errado(menor)por isso a folga.....
imagino que se fizer duas engrenagens novas um pouco maiores,e aprofundar os dentes do pinhão embaixo que transmite para as outras dê certo,ou construir uma nova alavanca em aço mesmo 1020,e calibrar os furos centrais das 3 engrenagens décimos mais altos.
Independente do que fizer será bem trabalhoso, se alguem tiver alguma sugestão ou tenha passado por isso,agradeço.
Outra coisa,não costumo usinar com o automatico em rotações muito altas,mas as vezes usinar em baixa rotação é muito cansativo,é comum ruidos indesejados em rpm mais altas nesses tornos?
PS: a engrenagem do arvore não está desgastada,está perfeita.
Grato Dande