Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: LSantos em 12 de Junho de 2012, 13:31
-
Boa tarde a todos,
Sou novo por aqui, já fiz a minha apresentação e agora vou colocar uma questão que me atrapalha, que são cuidados a ter para obter um bom acabamento.
Entre os diversos tipos de insertos, raios dos insertos (0,8 e 0,4), ferramenta no centro da peça, avanços entre 0,05 e 0,20 mm/rot, profundidades de corte entre 0,05 e 2mm, velocidade mais elevada do que na operação de desbaste, com e sem refrigeração, com o material a trabalhar bem fixo, castanhas rectificadas, etc, eu sei lá o que já fiz para obter bom acabamento, mas na verdade penso que nunca consegui obter um acabamento "decente"... :-[ Alguém pode dar umas dicas? :) Obrigado.
-
Tentou inserto de PCD?
-
Tentou inserto de PCD?
Boa noite. Eu tentei ja muita coisa, incluindo insertos wiper, mas o resultado foi igual...em relacao aos insertos de PCD nao estou certo, mas amanha confirmo e depois digo aqui alguma coisa. Obrigado.
-
Lembre-se também que quanto maior o raio da ponta do inserto melhor o acabamento.
PCD deixa um acabamento espelhado, mas o semi-acabamento tem que ser bem feito, pois qualquer solavancozinho quebra o inserto, ele é muito frágil.
Diamond Turning Copper Sample with Measurements.wmv (http://www.youtube.com/watch?v=vAvfrrlMZg4#ws)
-
Tem que ver também a questão do seu torno, se não há folgas, se ele está bem justo. Eu também enfrentava esse problema com tornamentos de pequenos furos internos. Sempre que aumentava a velocidade, a ferramenta trepidava, produzindo irregularidades na peça. Moral da história: para pequenos furos internos (10mm, 15 mm por exemplo) , a velocidade, no meu caso, teve sempre se der baixa. Investi agora há pouco tempo na compra de insertos tungaloy (raios 0,2 e 0,4), além de um pequeno suporte para usinar internos (100 reais) comprado na Orion Ferramentas. O investimento só nessas ferramentinhas beirou os 500 reais. Eu ainda esperava um resultado melhor, mas de tudo não foi ruim. Para torneamento externo, não tenho problemas. Usino com bit comum e o resultado é excelente. OBS: o meu torno é de bancada, comprei ele zero há cerca de um ano.