aquele pino destrava o que???
Não posso contar, mas como disse o Enoch, ao destravar, corra!
Estou considerando que você tem certeza de que o pino está fora. Se não tem, sacaneie ele, como disse o Enoch. Tente girar, e tente girar as polias enquanto o mantém puxado, para desalojar do furo.
Só explicando a idéia da redução, pode ficar mais fácil de procurar o problema:
A peça com as polias montada no eixo-árvore compreende também a engrenagem traseira. Ou seja, a engrenagem menor do eixo-árvore faz parte da peça com as polias. Esta peça toda é somente vestida no eixo-árvore.
A engrenagem grande da frente é chavetada no eixo-árvore, ou seja, ela só gira em conjunto com o eixo. Ela tem um
pino, que a trava à peça com as polias e a engrenagem pequena.
Com o carretel desengrenado, a correia gira a polia, e o
pino obriga a engrenagem grande a girar, e a chaveta da engrenagem obriga o eixo-árvore a girar. Ou seja, giram todos juntos.
Com o carretel engrenado e o
pino levantado, a correia gira a polia, girando também a engrenagem pequena. A engrenagem pequena faz a engrenagem grande (traseira) do carretel girar, girando também a engrenagem dianteira do carretel. Como esta está engrenada na engrenagem grande do eixo-árvore, o eixo gira com uma velocidade de rotação igual a 1/3 da velocidade da polia. Ou seja, o eixo-árvore está girando por dentro das polias, e as polias giram 3x mais rápido do que o eixo-árvore.
Com o carretel engrenado e o
pino abaixado, se você tiver sorte, a correia faz NHIIIC ou o motor faz NHEEEC. Se você for um cara azarado, alguma outra coisa faz CREC!
Pontos a verificar:
1 - com o carretel afastado do eixo-árvore, o carretel gira fácil na mão?
2 - com o carretel afastado e o pino levantado, você consegue girar a polia com o eixo parado?
Provavelmente o problema está no segundo. Veja se não tem algo travando a polia. Atrás da polia, depois da engrenagem pequena, há um anel com um parafuso. Veja se ele não está prendendo a polia, caso necessário pode afrouxar o parafuso e chegar ele para trás. Se conseguir tirar uma foto do cabeçote, pode ficar mais fácil dar uma dica.