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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: fqquintal1901 em 24 de Novembro de 2009, 10:34
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Bom dia a todos!!
Ontem perguntei sobre as velocidades do j-35, hoje vem recorrer os amigos pois surgiu um novo problema.
Conforme havia comentado, a alavanca da reduzida do meu torno estava escapando, o Ivan comentou que havia um parafuso para regular a altura.
Vamos ao problema, agora não escapa mais, mas a castanha tava e a correia do motor fica patinando. Primeiramente vou providenciar a troca da correia, mas acho que não seja somente por isso que esteja travando.
O condenado do antigo dono do torno lambuzou tudo de graxa, creio que seja má lubrificação.
Alguem se habilita a me ajudar??
Grato!
Fernando
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Vamos com calma, tem alguma coisa segurando o eixo. Se não tomar cuidado, você quebra alguma coisa.
Em primeiro lugar, como o Edson havia comentado, quando engrena o carretel precisa puxar o pino na engrenagem grande do eixo-árvore. Já estava solto, né?
Desengrene o carretel de redução, afrouxe a correia do eixo-árvore (deixe como se fosse trocar a posição na polia, completamente solta), solte o engrenamento na grade traseira (conjunto de reversão - as engrenagens que transmitem para a caixa norton), de modo que o eixo-árvore fique completamente isolado.
Veja se agora o eixo-árvore gira fácil.
Coloque a palma da mão na lateral da placa e dê um impulso forte pra girar, a placa deve dar cerca de uma volta completa.
Se estiver travado, tem problema nos rolamentos.
Se estiver livre, veja se o carretel de redução desengrenado gira. Engrene o carretel e veja se gira.
Se girar, desengrene novamente a redução (o motivo desse passo é diminuir a redução e portanto o torque, para ter menos chance de quebrar alguma coisa).
Verifique se os avanços no avental estão desengrenados (porca bipartida aberta - é possível mover o carro longitudinalmente pela roda pegamão e alavanca do avanço transversal destravada - é possível mover o carro transversal pelo manípulo dele).
Posicione as 2 alavancas da caixa Norton nas posições mais à direita.
Engrene o conjunto de reversão para "ligar" a caixa norton ao eixo-árvore.
Gire a placa com a mão e veja se está livre. Vá caçando o problema, sempre com a mão. Experimente as diferentes posições da caixa norton e tente engrenar cada um dos avanços separadamente.
Causas mais prováveis:
- Rolamento falecido
- Pré-carga enorme no rolamento dianteiro (pouco provável)
- Montagem incorreta da grade de redução ou engrenagem problemática
- Problema na caixa norton (engrenagem quebrada)
- Problema no avental (ex. engrenagem do avanço transversal quebrada)
Se tudo estiver livre, isso poderia acontecer se a correia estivesse muito pouco tensionada, mas isso provavelmente vc teria percebido.
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Desculpe a ignorancia, mas que pino é esse que vc falou que deve estar solto??kkkk (sou novato mesmo!!)
Era tudo tão mais facil no Nardini MS 205 do Senai!!kkkkk Pena que eu não tinha dinheiro pra comprar um!!
Ma eu chego lá!!
Grato pela ajuda
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Na engrenagem grande do eixo-árvore, que fica na frente das polias. Procure um pino nela.
(http://s2.postimage.org/2I3fS.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Ts2I3fS)
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Sim, tem um pino ali!!
Quando eu for trabalhar com ele engrenado eu tenho que puxar esse pino então????
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Sim, tem um pino ali!!
Quando eu for trabalhar com ele engrenado eu tenho que puxar esse pino então????
ADIVINHÃO!
;D ;D ;D
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Brigadu!!!!
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Ivan:
Puxei o pino mas continua travado!!!!
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Ao puxar o pino corra!
Desculpe a brincadeira
Normalmente existe uma trava no pino para mante-lo puxado, verifique se puxou tudo pra fora, e gire o pino para travar; mas cuidado! saia correndo, eh eh eh
Abraços.
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só faltou eu arrancar o pino, mas continua travado!!!
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aquele pino destrava o que??????
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aquele pino destrava o que??????
Não posso contar, mas como disse o Enoch, ao destravar, corra!
:)
Estou considerando que você tem certeza de que o pino está fora. Se não tem, sacaneie ele, como disse o Enoch. Tente girar, e tente girar as polias enquanto o mantém puxado, para desalojar do furo.
Só explicando a idéia da redução, pode ficar mais fácil de procurar o problema:
A peça com as polias montada no eixo-árvore compreende também a engrenagem traseira. Ou seja, a engrenagem menor do eixo-árvore faz parte da peça com as polias. Esta peça toda é somente vestida no eixo-árvore.
A engrenagem grande da frente é chavetada no eixo-árvore, ou seja, ela só gira em conjunto com o eixo. Ela tem um pino, que a trava à peça com as polias e a engrenagem pequena.
Com o carretel desengrenado, a correia gira a polia, e o pino obriga a engrenagem grande a girar, e a chaveta da engrenagem obriga o eixo-árvore a girar. Ou seja, giram todos juntos.
Com o carretel engrenado e o pino levantado, a correia gira a polia, girando também a engrenagem pequena. A engrenagem pequena faz a engrenagem grande (traseira) do carretel girar, girando também a engrenagem dianteira do carretel. Como esta está engrenada na engrenagem grande do eixo-árvore, o eixo gira com uma velocidade de rotação igual a 1/3 da velocidade da polia. Ou seja, o eixo-árvore está girando por dentro das polias, e as polias giram 3x mais rápido do que o eixo-árvore.
Com o carretel engrenado e o pino abaixado, se você tiver sorte, a correia faz NHIIIC ou o motor faz NHEEEC. Se você for um cara azarado, alguma outra coisa faz CREC! ;D
Pontos a verificar:
1 - com o carretel afastado do eixo-árvore, o carretel gira fácil na mão?
2 - com o carretel afastado e o pino levantado, você consegue girar a polia com o eixo parado?
Provavelmente o problema está no segundo. Veja se não tem algo travando a polia. Atrás da polia, depois da engrenagem pequena, há um anel com um parafuso. Veja se ele não está prendendo a polia, caso necessário pode afrouxar o parafuso e chegar ele para trás. Se conseguir tirar uma foto do cabeçote, pode ficar mais fácil dar uma dica.
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Como eu já estava no final da redação da mensagem e para corroborar com o que disse o Ivan;
aquele pino destrava o que??????
Aquele pino destrava a polia da engrenagem presa na árvore.
só faltou eu arrancar o pino, mas continua travado!!!
Nesse caso ele pode estar danificado, oxidado, muito comprido ou montado errado, talvez tenha que desmonta-lo.
Abraços...
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Opa, mal-entendido à vista.
você diz que "puxou o pino mas continua travado". Eu entendi que o pino saltou (ele não sai da peça, veja bem, fica sempre preso ao conjunto) mas o conjunto não gira. É isso ou entendi errado? (puxou o pino mas ele não veio?)
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Com carretel afastado funciona tudo direitinho.
è so tentar engrenanar que trava tudo, mesmo com o pino afastado.
não dá pra girar não mão nem a pau!
eu to achando que o antigo dono munca usou aquilo reduzido, pois o pino tava duro pra caramba!!
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Sera que a ponta do pino tá quebrada dentro???
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Com carretel afastado funciona tudo direitinho.
Fernando, explique melhor, o que isso quer dizer? Você consegue girar as polias e manter a placa (e o eixo) parada?
Se for o caso, pode ser que ao mexer no parafuso do batente você tenha afastado demais, deixando o engrenamento entre o carretel e o eixo sem folga (backlash) nenhuma, fazendo com que ele trave. Aí teria que ir voltando ele até funcionar adequadamente (suave e sem muito ruído), e travar com a porca. Mas isso só tem sentido se a resposta para (1) e (2) do outro post for afirmativa.
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eu puxei o pino e ele tava travado, aí dei uma batidinha nele com o alicate e ele amoleceu, mas se puxar sai na mão, será que tem alguma ponta dele quebrada lá dentro???
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O que eu acho que tá acontecendo é o segunte mesmo puchando o pino, é como se não tivesse puxado.
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Estou começando a visualizar o funcionamento!! Quando eu puxo o pino aquela engrenagem maior tem que girar em falso, e a emgremagem menor na parte de tras é que vai movimentar a arvore!!, mas a engrenagem maior mesmo com o pino tá travada!!!
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quero dizer mesmo sem o pino continua travada!!
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quero dizer mesmo sem o pino continua travada!!
Fica bem mais dura para virar a partir da placa, experimente virar pela polia do motor.
Provavelmente caso estiver mesmo travado (sem o pino) pode ter oxidado ou engripado entre a polia da arvore e o eixo (ou o "carretel"), nesse caso se desengripante não funcionar terá que desmontar.
Abraços...
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eu puxei o pino e ele tava travado, aí dei uma batidinha nele com o alicate e ele amoleceu, mas se puxar sai na mão, será que tem alguma ponta dele quebrada lá dentro???
Já que ele saiu na mão, ele tem 2 rebaixos no corpo dele? Cada rebaixo destes é onde deve encaixar a mola-trava dele (travando nas posições dentro e fora). Se tiver os 2 rebaixos, não está quebrado. E olhando no corte do corpo dele dá pra ver também se é uma fratura.
Estou começando a visualizar o funcionamento!! Quando eu puxo o pino aquela engrenagem maior tem que girar em falso, e a emgremagem menor na parte de tras é que vai movimentar a arvore!!, mas a engrenagem maior mesmo com o pino tá travada!!!
É tudo uma questão de referencial, mas me parece mais fácil de entender que quem gira em falso é a peça com as polias e a engrenagem pequena. Ou seja, segurando a placa com sua mão direita, a única peça do eixo que você vai conseguir girar é a das polias.
quero dizer mesmo sem o pino continua travada!!
Ou, como vc disse, tem um pedaço travando (acho pouco provável) ou tem alguma coisa prendendo a peça das polias. Dê uma olhada no anel parafusado atrás da engrenagem pequena, como mencionei. Se a redução não foi usada há muito tempo, até mesmo a graxa seca por dentro pode estar segurando.
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Como o Enoch sugeriu, pode estar engripado por dentro. Em uma das polias, no centro do V, tem um furo com um parafuso-bujão para lubrificação. Pode abrir ali e encharcar com desengripante, e fazer isso também nas 2 extremidades da peça.
Cuidado que desengripante remove o óleo e a graxa, depois (quando resolvido) é imprescindível lubrificar, caso contrário vai rodar a seco.
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valeu vou tacar desingripante, se não der certo vou desmontar tudo!!
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Saiu a mola? pode ser que a mola esteja quebrada ou conectando a polia.
[attachthumb=1]
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Marco!!
Grato pela ilustração, por isso que acho que tem alguma coisa travando dentro, o pino não tinha pressão de mola, tava solto, ou perderam a mola, ou tem algum pedaço quebrado dentro segurando a mola!
Vou dar uma analizada com calma
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Fernando,
a mola não vai dar pressão pra dentro ou pra fora, é como uma mola de ratoeira, ela tem ação perpendicular ao pino, funciona como uma lingueta que se encaixa nos 2 rebaixos no corpo do pino.
Quando ela encaixa em um dos rebaixos, é necessário uma forcinha para desalojar.
Um rebaixo é para o travar o pino dentro e outro para travar o pino fora.
Se no pino houver os 2 rebaixos, ele está inteiro.
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Então Ivan. Não cheguei a tirar o pino, pq ele pega na caixa, mas movimentando a arvore, vc percebe que ela tá travada mas com uma pequena folga, como se algo estivesse pegando dentro do buraco do pino, não aparenta ser oxidação.
O vou verificar mais tarde, vou tentar tirar o pino pra ver se tá quebrado, vou encher de desingripante tb.
Será que se eu bater com o martelo de borracha no sentido contrario do pino e movimentar para um lado e outro, se tiver algum pedaço la dentr ele cai??
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Se existe folga, provavelmente não existe oxidação ou engripamento, a ponta do pino pode estar pegando na polia.
Se o pino estiver pegando na caixa provavelmente ele deve estar muito comprido (ou a árvore esta fora de posiçào) nesse caso teria que desbastar (ou serrar) um pouco para poder puxar mais para fora.
Teria como tirar uma foto do pino puxado no máximo?
Abraços...
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Tem com tirar foto sim, mas o torno esta na minha casa e eu estou no trabalho. Estou achando que a pinta do pino tá quebrada dentro, pois quando balancei com o pino puxado, com essa pouca folfga que tem eu deveria sentir o pino balançar se ele estivesse egando em algo, mas ele não balança.
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Existe alguns modelos (tenho um torno assim) que o pino se insere numa bucha roscada no corpo da engrenagem (não sei se o seu torno está assim), essa bucha pode ficar muito avançada e travar na polia.
Mas já aconteceu comigo da mola ter escapado do pino e travado na polia.
Nem sempre a polia fica bem posicionada na árvore, em alguns casos ela pode mover (para a frente e para traz ao longo do eixo) e ficar atritando na engrenagem ou prendendo na ponta do pino recolhido (verifique isso tb).
Abraços...
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Nem sempre a polia fica bem posicionada na árvore, em alguns casos ela pode mover (para a frente e para traz ao longo do eixo) e ficar atritando na engrenagem ou prendendo na ponta do pino recolhido (verifique isso tb).
essa é uma possibilidade. A engrenagem grande pode estar muito pra trás e/ou a polia muito para a frente, empurrada pelo anel fixado por um parafuso. Afrouxar o anel e chegar para trás pode resolver.
Aqui uma imagem do conjunto no irmão menor, mas creio ser a mesmíssima coisa.
A mola é a peça 49, o pino 51, o anel que não deixa a polia ir para trás 44.
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Galera. Obrigado pela ajuda!!!
Descobri o problema, o chifrudo que quebrou a trava do pino teve a infeliz idéia de fazer 3 furos na emgrenagem e e na polia e colocar 3 parafusos, não ia engatar a redução nunca!!!! agora tenho que bolar uma nova trava com mola para o pino.
Sera que acho essas peças novas ?? Não estão tão ruins, mas ja que esta desmontado seria mais facil trocar!!
São muito caras??
Grato a colaboração dos amigos!!!
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o chifrudo que quebrou a trava do pino teve a infeliz idéia de fazer 3 furos na emgrenagem e e na polia e colocar 3 parafusos
Bom, esta era difícil de imaginar. ;D
agora tenho que bolar uma nova trava com mola para o pino.
isso não é nada de outro mundo, e pode ser feito de várias formas.
Sera que acho essas peças novas ?? Não estão tão ruins, mas ja que esta desmontado seria mais facil trocar!! São muito caras??
Se as engrenagens estão com todos os dentes, acho mau uso do dinheiro trocar. Mas podem ser compradas na Riosulense.
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Bom, esta era difícil de imaginar. ;D
Mas com uma boa foto matava de primeira, ah ah ah...
Ainda bem que a obra do "chifrudo" foi descoberta.
Abraços...