Autor Tópico: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!  (Lida 6146 vezes)

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fqquintal1901

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Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Online: 24 de Novembro de 2009, 10:34 »
Bom dia a todos!!

Ontem perguntei sobre as velocidades do j-35, hoje vem recorrer os amigos pois surgiu um novo problema.
Conforme havia comentado, a alavanca da reduzida do meu torno estava escapando, o Ivan comentou que havia um parafuso para regular a altura.
Vamos ao problema, agora não escapa mais, mas a castanha tava e a correia do motor fica patinando. Primeiramente vou providenciar a troca da correia, mas acho que não seja somente por isso que esteja travando.
O condenado do antigo dono do torno lambuzou tudo de graxa, creio que seja má lubrificação.
Alguem se habilita a me ajudar??

Grato!

Fernando

Offline Ivan

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2009, 10:54 »
Vamos com calma, tem alguma coisa segurando o eixo. Se não tomar cuidado, você quebra alguma coisa.

Em primeiro lugar, como o Edson havia comentado, quando engrena o carretel precisa puxar o pino na engrenagem grande do eixo-árvore. Já estava solto, né?
 
Desengrene o carretel de redução, afrouxe a correia do eixo-árvore (deixe como se fosse trocar a posição na polia, completamente solta), solte o engrenamento na grade traseira (conjunto de reversão - as engrenagens que transmitem para a caixa norton), de modo que o eixo-árvore fique completamente isolado.
Veja se agora o eixo-árvore gira fácil.
Coloque a palma da mão na lateral da placa e dê um impulso forte pra girar, a placa deve dar cerca de uma volta completa.
Se estiver travado, tem problema nos rolamentos.
Se estiver livre, veja se o carretel de redução desengrenado gira. Engrene o carretel e veja se gira.
Se girar, desengrene novamente a redução (o motivo desse passo é diminuir a redução e portanto o torque, para ter menos chance de quebrar alguma coisa).
Verifique se os avanços no avental estão desengrenados (porca bipartida aberta - é possível mover o carro longitudinalmente pela roda pegamão e alavanca do avanço transversal destravada - é possível mover o carro transversal pelo manípulo dele).
Posicione as 2 alavancas da caixa Norton nas posições mais à direita.
Engrene o conjunto de reversão para "ligar" a caixa norton ao eixo-árvore.
Gire a placa com a mão e veja se está livre. Vá caçando o problema, sempre com a mão. Experimente as diferentes posições da caixa norton e tente engrenar cada um dos avanços separadamente.
Causas mais prováveis:
- Rolamento falecido
- Pré-carga enorme no rolamento dianteiro (pouco provável)
- Montagem incorreta da grade de redução ou engrenagem problemática
- Problema na caixa norton (engrenagem quebrada)
- Problema no avental (ex. engrenagem do avanço transversal quebrada)

Se tudo estiver livre, isso poderia acontecer se a correia estivesse muito pouco tensionada, mas isso provavelmente vc teria percebido.

fqquintal1901

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2009, 11:09 »
Desculpe a ignorancia, mas que pino é esse que vc falou que deve estar solto??kkkk (sou novato mesmo!!)

Era tudo tão mais facil no Nardini MS 205 do Senai!!kkkkk Pena que eu não tinha dinheiro pra comprar um!!

Ma eu chego lá!!

Grato pela ajuda

Offline Ivan

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2009, 11:15 »
Na engrenagem grande do eixo-árvore, que fica na frente das polias. Procure um pino nela.



fqquintal1901

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2009, 11:19 »
Sim, tem um pino ali!!
Quando eu for trabalhar com ele engrenado eu tenho que puxar esse pino então????

Offline Ivan

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2009, 11:21 »
Sim, tem um pino ali!!
Quando eu for trabalhar com ele engrenado eu tenho que puxar esse pino então????
ADIVINHÃO!
 ;D ;D ;D

fqquintal1901

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2009, 11:24 »
Brigadu!!!!

fqquintal1901

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2009, 12:25 »
Ivan:

Puxei o pino mas continua travado!!!!

Offline marc0

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2009, 12:59 »
Ao puxar o pino corra!



Desculpe a brincadeira
Normalmente existe uma trava no pino para mante-lo puxado, verifique se puxou tudo pra fora, e gire o pino para travar; mas cuidado! saia correndo, eh eh eh

Abraços.

fqquintal1901

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2009, 13:03 »
só faltou eu arrancar o pino, mas continua travado!!!

fqquintal1901

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2009, 13:05 »
aquele pino destrava o que??????

Offline Ivan

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2009, 13:07 »
aquele pino destrava o que??????
Não posso contar, mas como disse o Enoch, ao destravar, corra!
 :)

Estou considerando que você tem certeza de que o pino está fora. Se não tem, sacaneie ele, como disse o Enoch. Tente girar, e tente girar as polias enquanto o mantém puxado, para desalojar do furo.

Só explicando a idéia da redução, pode ficar mais fácil de procurar o problema:

A peça com as polias montada no eixo-árvore compreende também a engrenagem traseira. Ou seja, a engrenagem menor do eixo-árvore faz parte da peça com as polias. Esta peça toda é somente vestida no eixo-árvore.

A engrenagem grande da frente é chavetada no eixo-árvore, ou seja, ela só gira em conjunto com o eixo. Ela tem um pino, que a trava à peça com as polias e a engrenagem pequena.

Com o carretel desengrenado, a correia gira a polia, e o pino obriga a engrenagem grande a girar, e a chaveta da engrenagem obriga o eixo-árvore a girar. Ou seja, giram todos juntos.

Com o carretel engrenado e o pino levantado, a correia gira a polia, girando também a engrenagem pequena. A engrenagem pequena faz a engrenagem grande (traseira) do carretel girar, girando também a engrenagem dianteira do carretel. Como esta está engrenada na engrenagem grande do eixo-árvore, o eixo gira com uma velocidade de rotação igual a 1/3 da velocidade da polia. Ou seja, o eixo-árvore está girando por dentro das polias, e as polias giram 3x mais rápido do que o eixo-árvore.

Com o carretel engrenado e o pino abaixado, se você tiver sorte, a correia faz NHIIIC ou o motor faz NHEEEC. Se você for um cara azarado, alguma outra coisa faz CREC!  ;D


Pontos a verificar:
1 - com o carretel afastado do eixo-árvore, o carretel gira fácil na mão?
2 - com o carretel afastado e o pino levantado, você consegue girar a polia com o eixo parado?

Provavelmente o problema está no segundo. Veja se não tem algo travando a polia. Atrás da polia, depois da engrenagem pequena, há um anel com um parafuso. Veja se ele não está prendendo a polia, caso necessário pode afrouxar o parafuso e chegar ele para trás. Se conseguir tirar uma foto do cabeçote, pode ficar mais fácil dar uma dica.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2009, 13:18 por Ivan »

Offline marc0

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2009, 13:14 »
Como eu já estava no final da redação da mensagem e para corroborar com o que disse o Ivan;

aquele pino destrava o que??????

Aquele pino destrava a polia da engrenagem presa na árvore.

só faltou eu arrancar o pino, mas continua travado!!!

Nesse caso ele pode estar danificado, oxidado, muito comprido ou montado errado, talvez tenha que desmonta-lo.

Abraços...

Offline Ivan

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2009, 13:27 »
Opa, mal-entendido à vista.

você diz que "puxou o pino mas continua travado". Eu entendi que o pino saltou (ele não sai da peça, veja bem, fica sempre preso ao conjunto) mas o conjunto não gira. É isso ou entendi errado? (puxou o pino mas ele não veio?)

fqquintal1901

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Re: Ajuda com a engrenagem reduzida do J-35!!!
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2009, 13:29 »
Com carretel afastado funciona tudo direitinho.

è so tentar engrenanar que trava tudo, mesmo com o pino afastado.
não dá pra girar não mão nem a pau!
eu to achando que o antigo dono munca usou aquilo reduzido, pois o pino tava duro pra caramba!!

 

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