Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: jefferson Caxias em 28 de Março de 2010, 18:34
-
O tarugo tem 65 CM de comprimento e é Para fazer um cano de uma carabina de pressão PCP. Informações que tenho até o momento é que o cano que gira e não a broca, e a broca têm que ser auto centrante.
Duvidas:
Onde conseguir uma broca grande? (66 CM no mínimo....) sei nem se existe.
Tem como adaptar uma broca normal pra isso? (solda, emenda, etc)
Tem alguma técnica pra furar no centro e sair no centro do outro lado?
Ajudem-me por favor, comprei o torno só pra isso... E só tenho esse tarugo não posso perder.....
(Broca 5mm)
-
Você precisa de uma broca chamada "canhão"
http://www.gammafer.com.br/brocas.asp
http://www.starcutter.com.br/produtos_furacao01.htm
Os Americanos chamam isso de "Gun Drill"
http://en.wikipedia.org/wiki/Gun_drill
-
Não dá!
Mesmo com uma broca canhão em mandrilhadora própria seria muito difícil fazer um furo tão fino com esse comprimento (ainda mais no inox).
Porque vc não compra o tubo pronto?
Abraços...
-
acho pouco provavel vc furar este comprimento sem que a broca desvie do centro do eixo, uma opção é procurar que tenha uma furadeira por eletroerosão
-
Ai caramba..... me animei que só aqui com a broca canhão mas parece que ainda não vai rolar.
E se aumentar o diâmetro pra 7mm fica mais fácil? Não posso aumentar muito se não fica pesada a esfera de chumbo. Algum de vocês fazem esse serviço? Se sim quanto custa?
Pelos vídeos que olhei o torninho aqui não da conta não.....
-
Nobre Jefferson.
Sem querer te desanimar, vou dar o meu pitaco e contar o que já tentei.
Já quiz fazer algo parecido, mas com uma distância um pouco menor e um diâmetro maior e não consegui, pelo menos não "artesanalmente".
Ainda para ilustrar, fui milico por algum tempo e usávamos blindados.
Pois bem, esses blindados passaram por uma "repotêncialização".
Entre outros, em seu armamento.
Antes usavamos canhões de 76 mm, e depois passamos para 90 mm.
Serviço executado pela "bernardini".
E não conheci nenhum que tivesse ficado perfeito, ao contrário ficaram muito ruins.
E olha que era somente seguir um furo já existente de 76 mm e "alargar" para 90 mm (teoricamente um serviço fácil, mas na prática.........)
Quem sabe além da eletroerosão, possa existir algum tipo de "furo a laser" para esse comprimento.
Assim voçe faria um primeiro furo (guia) e em seguida apenas o alargaria para o diâmetro desejado.
Mas vamos continuar procurando.
Abraços.
Rubens
-
E se aumentar o diâmetro pra 7mm fica mais fácil? Não posso aumentar muito se não fica pesada a esfera de chumbo. Algum de vocês fazem esse serviço? Se sim quanto
As melhores brocas canhão normalmente chegam até 100 vezes o diâmetro (5x100= 500mm 7X100=700mm), mas em condições especiais podem chegar a mais do que isso.
O problema no torno, é que ele não é adaptado par furos longos (uma adaptação ficaria mais caro que uma furadeira/madrilhadora apropriada).
Existe no mercado tubo inox sem costura 1/4 schedule com ø externo de 13,72 mm e ø interno de 7.68 mm.
Cuidado! Fabricar armas mesmo de pressão acima de 6mm é crime.
Se for arma de fogo então... dá cana brava. ;D ;D ;D
O tiro pode sair pela culatra.
-
fazer algo assim é dificílimo.
digo para vc entrar em contato com a empresa www.motiwak.com.br ... procure pelo Roberto Carlos.
Devido ao fato de produzirem uma boa gama de extratores para moldes de injeção e punções para estamparia, acredito que eles possam ajudar, mas olha ... acho isso muito difícil devido ao pequeno diâmetro e ao grande comprimento.
boa sorte
abrax!
-
Sugiro uma espiada em alguns sites gringos, há um bocado de gente que fabrica armas, começando por forjar o aço e colher na mata a madeira ...
Ao não me atreveria a chamar de simples a operação, mas há quem diga que é:
http://www.iowatelecom.net/~toadhall/boreing.htm
Não é difícil encontrar maquinetas semelhantes pra fazer o raiamento ...
-
Perdôa a minha ignorância, mas não seria muito mais fácil, econômico, prático, rápido, etc, se comprar uma carabina? Essa não seria estas espingardas de "chumbinho"? O preço não deve ficar muito diferente para pagar uma empresa pra furar esse tarugo de inox...
-
Jorge uma carabina PCP (Ar comprimido) beira ums 4 mil reais as de mola não presta..... (minha opinião) mas o bom da coisa é ver algo de sua autoria ser muito melhor que o da industria. hehehehe
Ta ficando cada vez mais dificio furar esse cano home........ sabia que não era facio mas não tão dificio.
abraço
-
Jorge uma carabina PCP (Ar comprimido) beira ums 4 mil reais as de mola não presta..... (minha opinião) mas o bom da coisa é ver algo de sua autoria ser muito melhor que o da industria. hehehehe
Perdôa a minha ignorância, mas não seria muito mais fácil, econômico, prático, rápido, etc, se comprar uma carabina? Essa não seria estas espingardas de "chumbinho"? O preço não deve ficar muito diferente para pagar uma empresa pra furar esse tarugo de inox...
Também desculpe minha ignorância, mas não seria mais econômico juntar as duas opiniões:
Comprar uma espingarda de chumbinho como indicou nosso amigo Jorge, desmontá-la e usar apenas o cano e montar sua espingarda do jeito que quizer.
Outra coisa, como será o mecanismo de acionamento da sua espingarda? Se não por mola, como será?
Abs.
Edson
-
ela tem um cilindro de ar comprimido de 200 bar e um rezervatorio (camara) onde armazena a pressão para o disparo.
-
Minha lata ai...
-
Este tipo de furação não é a minha area, mas pelo que sei, não se restringe a simplesmente pegar um tubo e furar com uma broca, pois ainda existe as ranhuras, que garantirão a precisão e a qualidade da arma, aconselho a procurar foruns especializados ou entrar em contato com fabricantes tipo Imbel, Taurus, cbc etc, pois acho que para fazer esse tipo de serviço voce gastar mais do que voce espera. pois num cano curto os processos são mais simples que num cano longo, a menos que não seja uma arma sem precisão, ai voce poderia fazer um furo com um diametro menor ao desejado e usando eixos e abrasivos,chegar até o diametro nominal pretendido, com isso voce eliminaria possíveis desvios, mas em inox voce teria que mandar fazer uma broca especial com a ponta diamantada, com comprimentos diversos, para assegurar uma centragem. Ou seja nada barato, pois industrialmente senão me engano esses canos são extrudados e depois lapidados.
-
Às ranhuras internas do cano chama-se raiamento, servindo para dar movimento de rotação ao projétil. O que propicia maior estabilidade no trajeto do projétil.
-
Para os que ainda não atentaram para os detalhes da tão famosa abertura dos filmes de 007.
(http://s3.postimage.org/E63ti.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=PqE63ti)
É a representação das ranhuras internas do cano da arma do inimigo, que atingido sangra. Muito bem bolado por sinal. Gosto da criatividade.
-
sobre a questão raiamento não precisa (nesse projeto) pois vai atirar bolinhas de chumbo essas de carregar espingarda de cartucho, esfera de 5mm. Rapaz ta complicado fazer esse furo..... acho que tenho que comprar um cano mesmo, mais provavel o da cbc g2 mas não me agrada é o tamanho muito curto.
-
Só não entendi o porque de ser aço inox, pois a maioria das armas não utiliza esse tipo de material, pois é de dificil usinagem. Qual seria a espessura do tubo recomendada, pois existem alguns tubos em aço cirúrgico prontos.
-
Certa vez, fiz uns furos de 4mm em perfil de alumínio (era cano de paintbal)
Usei broca extra longa, furei de um lado até a metade, e de outro até encontrar. Mas não era o tubo por onde saia o projétil e sim um duto de ar comprimido (ou CO2)
Pra conseguir sincrônia, fiz um dispositivo onde a peça girava em sentido oposto à broca, mas não deu pra tornar isso produtivo, demorava demais, problemas de lubrificação e refrigeração, etc.
Sei que isso não se aplica ao que o amigo está querendo, citei apenas por citar.