Autor Tópico: Ajuse Torno Cnc  (Lida 2973 vezes)

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Offline Rodrigo Galacci

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Ajuse Torno Cnc
« Online: 02 de Julho de 2009, 12:38 »
Bem colegas

Trabalho com um Torno cnc ROMi, Centur 30D, comando Mach 9, e o problema é o segunte.

torneio peças de comprimentos grandes, e ele esta me dando erro de paralelismo, por ex:

Excutei uma pç com De101 e Comp 178.
a pç ficou com diametro inicial de 101 e final de 101,5, no comp.de 178.

o que poderei fazer para alinhar a medida(ver a Geometra da Máquina) o que pode estar acontecendo.

Offline C N C N o w !

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Re: Ajuse Torno Cnc
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2009, 13:10 »
o que poderei fazer para alinhar a medida ...

Rodrigo, vc já verificou o básico, ou seja, alinhamento entre placa, contra-ponta e barramento, bem como as respectivas alturas ?

Vc não menciona o diâmetro da peça e o material, mas peças esbeltas de materiais duros podem fletir e o resultado pode ser o que reporta ...
« Última modificação: 02 de Julho de 2009, 13:12 por C N C N o w ! »

Offline F.Gilii

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Re: Ajuse Torno Cnc
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2009, 14:01 »
Veja se não perdeu as configurações das taras da máquina...

Normalmente os fabricantes de máquinas cnc fazem um alinhamento mecanico bem próximo do ótimo, e ajustam pequenos desvios através de software...

Se a peça está sendo torneada entre pontas, verifique o alinhamento do contra-ponta.
« Última modificação: 02 de Julho de 2009, 14:03 por fgilii »

Offline luciano g

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Re: Ajuse Torno Cnc
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2009, 14:04 »
tente ajustar a contra ponta tem dois parafusos embaixo perto do barramento

Offline Rodrigo Galacci

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Re: Ajuse Torno Cnc
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2009, 16:52 »
Verifiquei o contra ponta om relogio apalpador e esta dentro da tol. 0.03 , mas é quando tornei sem o ponta me da estes desvios. Gili nao consigo ter acesso aos dados de maquina....

Alex Majolo

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Re: Ajuse Torno Cnc
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2010, 15:17 »
Rodrigo, vou tentar te ajudar. Inicie o alinhamento pelo cabeçote (placa). Coloque um relógio apalpador com a base magnética fixo na mesa da máquina (eixo X), em seguida prenda uma haste padrão (pode ser usinada em outro torno garantindo que não haja conicidade;use uma haste com comprimento de + ou - 250mm), na placa usando castanhas duras. Depois, posicione o relógio no início da haste (eixo Z) e encostando a ponta do relógio no diametro (eixo X). Com a máquina em manivela, mova o carro apenas no eixo Z até próximo a placa. O valor que marcar no relógio será o quanto o cabeçote esta fora. Outro procedimento a ser feito seria o seguinte. Imagine que vc não tenha uma haste padrão, então "dê" um passe (0.100mm) no diâmetro de uma  haste qualquer presa na placa do torno a ser alinhado. O valor que vc encontrar (utilize um micrômetro) será o quanto o cabeçote esta fora. Meça no inicio da haste e no final da haste. Existe alguns parafusos (lado direito e lado esquerdo) posicionados atrás do cabeçote (para ter acesso vc deve retirar a chaparia traseira e olhar por trás do cabeçote. Uns parafusos "puxam" e outros "empurram" o cabeçote. Vc precisa soltar os parafusos que fixam o cabeçote no barramento da máquina e após movimentar os parafusos até conseguir o alinahmento. Não se esqueça que quando vc terminar de usinar, encoste o relógio novamente no diâmetro para que quando vc fizer os ajustes nos parafusos, vc tenha uma idéia de quanto vc movimentou o cabeçote. Feito o alinhamento do cabeçote (vc pode manter 0.02mm em 250mm, isso é a tolerância permitida pela Romi), vc pode partir para o contra ponto. Faça um furo de centro na haste, encoste o relógio no inicio da haste e encoste o contraponto. O valor que o relógio marcar é quanto o contraponto esta fora. Faça os ajustes como o Fabio te falou, através dos parafusos laterais. Espero ter ajudado. Abraços.

 

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