Rodrigo, vou tentar te ajudar. Inicie o alinhamento pelo cabeçote (placa). Coloque um relógio apalpador com a base magnética fixo na mesa da máquina (eixo X), em seguida prenda uma haste padrão (pode ser usinada em outro torno garantindo que não haja conicidade;use uma haste com comprimento de + ou - 250mm), na placa usando castanhas duras. Depois, posicione o relógio no início da haste (eixo Z) e encostando a ponta do relógio no diametro (eixo X). Com a máquina em manivela, mova o carro apenas no eixo Z até próximo a placa. O valor que marcar no relógio será o quanto o cabeçote esta fora. Outro procedimento a ser feito seria o seguinte. Imagine que vc não tenha uma haste padrão, então "dê" um passe (0.100mm) no diâmetro de uma haste qualquer presa na placa do torno a ser alinhado. O valor que vc encontrar (utilize um micrômetro) será o quanto o cabeçote esta fora. Meça no inicio da haste e no final da haste. Existe alguns parafusos (lado direito e lado esquerdo) posicionados atrás do cabeçote (para ter acesso vc deve retirar a chaparia traseira e olhar por trás do cabeçote. Uns parafusos "puxam" e outros "empurram" o cabeçote. Vc precisa soltar os parafusos que fixam o cabeçote no barramento da máquina e após movimentar os parafusos até conseguir o alinahmento. Não se esqueça que quando vc terminar de usinar, encoste o relógio novamente no diâmetro para que quando vc fizer os ajustes nos parafusos, vc tenha uma idéia de quanto vc movimentou o cabeçote. Feito o alinhamento do cabeçote (vc pode manter 0.02mm em 250mm, isso é a tolerância permitida pela Romi), vc pode partir para o contra ponto. Faça um furo de centro na haste, encoste o relógio no inicio da haste e encoste o contraponto. O valor que o relógio marcar é quanto o contraponto esta fora. Faça os ajustes como o Fabio te falou, através dos parafusos laterais. Espero ter ajudado. Abraços.