Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: LEONARDO AUGUSTO em 10 de Setembro de 2011, 20:14
-
Ola amigos...tudo bem?
Estou fazendo o curso de tornearia mecanica no SENAI e logo, se deus quiser, terminarei!!!!
Sou, na verdade, advogado, mas um apaixonado por mecanica, ferramentas, armas, cutelaria e etc...
Kkkkk
Quero comprar um BOM torno novo, e me indicaram o ROMI....o tormax 30....
Estou com algumas duvidas, por isso solicito a ajuda dos colegas.....
Primeiro?
Qual é a melhor marca de torno?
Segundo.....eu gostaria de comprar um torno universal e nao um CNC....eu estou correto?
Terceiro...
O tormax 30 da romi é um bom torno? É melhor que os da nardini?
Por favor me ajudem....
Um grande abraço...
Leonardo
-
Amigo, que tipo de peças vc pensa em fazer?
para Hobby ou para trabalhar profissionalmente?
-
Leonardo, boa noite.
Você está fazendo a coisa certa tendo um curso de tornearia. Quanto a compra do torno, é como disse outro forista, qual a sua necessidade para este torno. Profissional, hobby? Então de acordo com esta primícia você deve optar por um torno grande ou pequeno. O tormax 30 é um torno muito bom e é um torno profissional, tem um custo inicial elevado e a finalidade a que se propõe que é profissional. Entretanto se for para hobby, é o que eu presumo em virtude de sua atividade profissional não ser muito correlata eu diria um torno pequeno onde o aprendizado será melhor. Tornearia se aprende claro no Senai mas a grande maioria do aprendizado, creia é empírica. Abraços, espero ter ajudado e pense bastante antes de adquirir este engenho. Abraços.
-
Ola Leonardo;
Parabéns!
É raro profissionais de outras áreas ao ingressar na usinagem e tornearia proceder da forma correta e fazer um bom curso técnico.
O exercício da tornearia sem uma base técnica sólida é amador e deficitário, cheio de vicios que compromete a integridade da máquina, do operador e a qualidade dos serviços além do uso limitado pelo desconhecimento do potencial pleno da máquina.
O Tormax 30 é uma excelente máquina (se estiver em bom estado), você poderá usa-la para trabalhos hobby ou profissionais.
Esqueça os Nardines, com raras exceções são máquina inferiores.
(http://images02.olx.com.br/ui/2/62/80/21336280_1.jpg)
Abraços...
-
Amigos, muito obrigado!!!! Por tudo!!!!!!!
De fato eu sou um apaixonado por tudo ligado a ferramentas...kkkkk kk
E quero comprar um bom torno, independente de eu ser, em tese, um hobista.....
Alem de ser hobbista, eu sou um tanto quanto romantico e acho que um cnc perde um pouco o romantisno........
Na minha opiniao, nunca uma maquina vai substituir o homem..........
Amigos. Muiiiiiiiiiiiiiiito obrigado......deus lhe paguem........
-
...
Na minha opiniao, nunca uma maquina vai substituir o homem..........
com certeza não... uma maquina normalmente é feita para substituir varios homens kkk ;D
-
Havell,amigo, disse em relação a cnc...por que do resto o hoem ainda é elementar.....kkkk,.....kkk
-
Apesar da falibilidade inerente, acho que nada substitui a peça entre o teclado e o monitor de uma máquina CNC. Mas bem verdade é que muitos homens se rebaixam de nível e de valor, sendo substituíveis por máquinas, mas aí é outra longa história, filosofia,...
-
Amigos agradeço pela colaboração........
Mas ainda estou com dúvidas: o tormax 30 é um bom torno?
É um torno preciso? É um torno caro sim, mas é bom? Vale o que custa?
Abraço
Leonardo
-
O Enoch (MarcoMartin) respondeu! - "Se estiver em bom estado..."
Voce está falando de um torno novo ou usado?
-
Ola amigo....sim....est ou falando de um torno novo....
Tenhos duvidas se é um bom negócio, pois é um investimento alto....e gostaria de saber se é um bom torno? Se, na categoria dele, ele é o melhor? Se ele é melhor que os nardinis?
Se ele é robusto e etc....
Peço perdao aos colegas pela minha ignorancia no assunto, mas é que estou realmente precisando de ajuda para fazer um bom negócio......
Desde ja, agradeço demais aos amigos....prometo compartilhar tudo o que eu aprender nessa nova empreitada com os colegas daqui....
Um grande abraço!!!!
-
Leonardo,
Todas as máquinas tem pontos positivos e negativos, e características dimensionais e funcionais que influenciam na hora da compra.
Eu creio que um Romi é melhor que um Nardini, e dependendo do que voce queira fazer, estará muito bem atendido com este torno...
Não posso falar muito porque não conheço este modelo em especial, mas pelas suas descrições, trata-se de uma máquina relativamente grande e robusta.
Veja aqui alguma informação sobre ele:
http://www.romi.com.br/mf_tormax_30.0.html?&L=0 (http://www.romi.com.br/mf_tormax_30.0.html?&L=0)
Eu por exemplo, faço trabalhos relativamente pequenos, então para os meus padrões esta é uma máquina grande (por isso da minha opinião acima)mas creio que tudo dependa do que realmente precise em termos de trabalhos...
-
Poxa....valeu mesmo!!!!!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento e me ajudar...
Meus trabalhos serao pequenos ou nao!!!!!
Eu quero aprender, usar e abusar do torno....entao prefiro comprar um intermediario, pois dai posso fazer tanto trabalhos pequenos, quando medios....
Eu vou utiliza-lo mais para restaurar minhas armas antigas....fazer peças.....e etc...
Muito obrigado meu amigo
Bom domingo e que deus lhe abençoe!!!
Abraco
Leonardo
-
Leonardo.
Pode passar mais informações sobre este curso?
Em qual SENAI (cidade?).
Qto tempo de curso e qual horario do curso?
Obrigado.
-
Opaaaa amigo...claro
O curso tem duraçao de quatro meses...de segunda a quinta, das 7 as 22
Estou fazendo na cidade de Fernandópolis, estado de sao paulo
Abraçao...
Leonardo
-
Boa noite.
Com relação a qualidade prefira o ROMI, e como ja postaram, é um modelo Profissional para industria e de alta versatilidade, também aplicado a Hobbies e em muitos casos e peças oque fara toda a diferença é o conhecimento e criatividade do torneiro , para criação de dispositivos e ferramentas para o desenvolvimento dos trabalhos.
-
Leonardo, imagine o quê você pretende usinar, para tentar definir diâmetro máximo torneável, comprimento entre pontas e passagem no eixo-árvore.
Geralmente, para a maioria dos hobbies, um torno de bancada com até 25cm de diâmetro torneável, 60cm entre pontas e 2,5cm de passagem no eixo-árvore atende muito bem (muita gente está feliz com tornos menores). Há produtos chineses de qualidade razoável (você não parece estar interessado em restaurar um torno usado). Um bom torno desses custa uns 5 mil. Esse é o sonho de consumo da maioria dos sem-tornos.
Caso seus hobbies sejam maiorzinhos (;D), um torno maior com diâmetro máximo torneável de uns 35cm e 1m entre pontas chinês custa entre 10 e 15mil. Este já é uma extravagância para hobbista.
Comprar um torno maior do que isso e de marca top me parece exagero. Não só pelo dinheiro, mas nem sempre maior é melhor. Um torno maior é menos prático de usar para coisas pequenas, é mais difícil fazer trabalhos de precisão, ocupa mais espaço, pode machucar com mais estrago etc.
Pela quantidade de dúvidas (naturais) que você colocou, recomendo que compre um torno menor e no uso vá descobrindo o que faz falta. Aí, caso necessário, você compra o torno grande que lhe atenda. Para a grande maioria dos hobbies, um torno pequeno é mais útil e prático do que um grande. E mesmo quem adquire um grande geralmente não abre mão do menor para as coisas pequenas.
-
Pessoal
Sou novato por aqui, mas também estou querendo comprar um torno que permita trabalhos de pequenas peças, porém com muita precisão.
Estive verificando coma FG, e eles me ofereceram um torno da marca Time master, com um metro entre pontos (modelo TB 350). A aparência da máquina me desanimou um pouco, me pareceu mal acabado, mal pintado e meio frágil. Porém, o mais importante é que ele permita trabalhos com precisão. Será que ele atende estes requisitos? O preço dele com frete incluso está na faixa dos R$ 13500,00.
Verifiquei um usado, da marca Nardini, fabricado em 89, que apesar de usado, me causou boa impressão, com barramento retificado, maior largura de barramento e aspecto mais robusto. porém não tem placa de 4 castanhas, que para mim é imprescindível (teria que adquirir à parte) e o preço também é maior que o Timemaster novo, ou seja R$ 16500,00.
Qual a opinião de vocês?
Obrigado
-
eu compri um torno da vitor & buono.
com 1M de barramento.
tem um precisão muito boa.
e o valor foi de 10.000 a +_ 1 ano.
segue página do modelo
http://www.vitorbuono.com.br/detalhes.aspx?id=14195 (http://www.vitorbuono.com.br/detalhes.aspx?id=14195)