Um trecho curioso:
"Uma melhoria enorme na fabricação de tornos é o uso da moderna liga Zamak. Engrenagens, polias, manípulos, mecanismo de reversão, mancal do fuso e outras peças pequenas são feitas deste metal - resultando em melhorias radicais no projeto e maior resistência.
Zamak é uma liga composta de alumínio, magnésio, cobre e zinco. Sua resistência à tração é mais de duas vezes superior à do ferro fundido. Sua resistência ao impacto é mais de quatro vezes a do ferro fundido. Pesquisas e testes abrangentes e a experiência de proprietários dos tornos provaram as características superiores de resistência ao desgaste do Zamak."
O livro é de 1937, então pelo jeito eles ainda não haviam começado a ver os problemas da "peste do zinco", corrosão intergranular de ligas de zinco causada por impurezas na liga. Após alguns anos, as peças simplesmente viram pó, como a da foto. Peças de muitos tornos Atlas sofreram deste problema. Apesar de aparentemente contornado com mudanças no controle de qualidade e composição das ligas, isso prejudicou muito a imagem dos produtos Atlas.