Como disse o Rubens, o pequeno é um Sanches Blanes modelo C (anexo copia de panfleto antigo deles com os modelos, não sei se já postaram isso aqui no fórumo). É o torno de bancada mais caprichado e com mais recursos já feito no Brasil. Guias prismáticas duplas, caixa Norton, avanço transversal. E esse é exclusivo, pois fizeram uma gambiarra com uma barra abaixo do fuso principal (um varão de avanço?). Para este torno ainda se encontra peça de reposição.
O outro é um torno tcheco ou alemão antigo (década de 30?). É muito mais torno - mais robusto, capacidade maior, cava, varão de avanço separado, facilidade de adaptar outras ferramentas no carro etc. Pelas fotos não dá pra ver o avental e confirmar se tem avanço transversal. Na minha opinião, os principais possíveis problemas são:
- Cabeçote com buchas (não é rolamentado) - isso não é necessariamente um problema (tem até quem prefira), mas em um torno de 70 anos, se isso passou sede (sem lubrificação), pode estar com folgas ou outros problemas;
- Ausência de caixa - tbm não é um problema (o meu não tem), mas o jogo de engrenagens precisa estar completo (pela tabela, precisam estar lá: 20 25 30 40 50 65 66 70 76 80 90 100 120 127), e dá mais trabalho pra trocar. Mas ele tem uma mini-caixa, o que já torna conveniente para adequar avanços.
- Chance de outros problemas - esse torno é 2 x mais velho que o outro, então pode haver engrenagens banguelas (dá pra ver que a engrenagem de redução no eixo-árvore tem mais de um dente reparado), fusos comidos etc.
Não que ambos nao valham esse preço, mas se encontra coisa similar mais barata. Tanto em um como em outro, eu daria uns R$3000. O sanches blanes é mais amigável se vc quer um torno pra coisas pequenas e mais prático pra mexer. O outro é se vc quer mais capacidade e não se incomoda em sujar a mão e se vira pra consertar possíveis problemas.