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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: rafael_tst em 28 de Outubro de 2016, 14:15
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Olá pessoal;
Comprei um torno bv20 faz alguns meses, desmontei, limpei, pintei e agora chegou a hora de montar. Só que estou tendo dificuldades para regular o carro do avental, fiz um vídeo para explicar o problema
https://youtu.be/7Mfs2XXX5wY
Se folgo as presilhas para correr melhor fica com folga, se aperto ao ponto de não conseguir empurrar a folga persiste. O que devo fazer?
Desde já agradeço qualquer orientação.
Obrigado
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Rafael,
Este é um problema que precisa ser avaliado corretamente para então decidir qual caminho tomar...
Veja as imagens abaixo (fora de escala):
1 - quem mantém o alinhamento é este ressalto triangular, e muito provavelmente o rasgo na parte de baixo do carro longitudinal está gasto... (imagem barramento 1)
2 - parra arrumar, é preciso eliminar esta folga, que deve ser avaliada se é realmente do carro ou do próprio ressalto que está desgastado de forma desigual
(imagem barramento 2)
3 - ao meu ver existem algumas alternativas:
- desbaste na parte de baixo do carro longitudinal, de forma a fazer com que haja contato no ressalto em "V" o suficiente para garantir contato - eu diria que neste ponto o carro até poderia apenas tocar no ressalto e ficar sem tocar na parte plana do barranmento (na parte de trás do barramento sim, precisa tocar e que seja o mais plano possível) - um desbaste coplanar nas faces que apoiam nos planos do barramento
Cuidado - se o desbaste for demasiado grande e só nas partes que tocam o barramento, a saia pode ficar mais baixa, o que deixaria muita folga na engrenagem da cremalheira e o fuso ficaria desalinhado... Se for rebaixar as partes planas, rebaixe no mesmo tando a superfície de apoio da saia.
- desbaste do barramento nas áreas planas - de forma a "alargar" o ressalto em V - é um trabalho bem complicado, e de qualquer forma precisaria refazer todo alinhamento de saia e fuso
- enchimento do corte em "V" na parte de baixo do carro - talvez uma alternativa um tanto trabalhosa, mas se bem feita terá um torninho bem alinhado
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Sr. Gilli, obrigado por responder.
Como é complicado pra mim explicar em palavras, fiz outro vídeo:
https://youtu.be/rRMNHFdwR70 (https://youtu.be/rRMNHFdwR70)
os links que menciono no vídeo:
http://www.gadgetbuilder.com/MiniMods.html#Carriage_Gib (http://www.gadgetbuilder.com/MiniMods.html#Carriage_Gib)
http://www.toolsandmods.com/lathe/mini-lathe-saddle (http://www.toolsandmods.com/lathe/mini-lathe-saddle)
http://www.toolsandmods.com/projects/marty-nissen-project-lathe (http://www.toolsandmods.com/projects/marty-nissen-project-lathe)
enchimento do corte em "V" na parte de baixo do carro - talvez uma alternativa um tanto trabalhosa, mas se bem feita terá um torninho bem alinhado
Não lembro em qual tópico que vi algo relacionado a fazer esse enchimento com epóxi, grafite e pó de bronze, eu não sei onde encontrar o pó de bronze, epóxi e grafite eu tenho, se for o caso eu posso tentar fazer esse procedimento.
Desde já agradeço.
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Existe um produto de enchimento específico para isso, chamado MOGLICE.
Ele é vendido no Brasil e é muito bom (já usei), mas é caro pacas.
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Existe um produto de enchimento específico para isso, chamado MOGLICE.
Ele é vendido no Brasil e é muito bom (já usei), mas é caro pacas.
Era esse o nome que eu não estava lembrando!
Vou tentar fazer o assentamento com a técnica das lixas do tutoriais gringos, se eu fazer besteira faço o enchimento o com o Moglice. Tomara que de certo!
Obrigado
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O Moglice é caro, mas eu acho que vale o preço. Só não tolera acetona (que aliás é usada para remover o produto se necessário).
Eu usei o pastoso, fiz calços com a altura certa, usei o desmoldante especial que vem no kit, apliquei um ligeiro excesso e depois de endurecer cortei o excedente com uma serrinha e fiz acabamento com a lima.
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Amigão, o problema aí está no canal em V debaixo do carro principal. Terá que retificar essas irregularidades. O segundo vídeo que você fez deu pra ver legal a situação.
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Agradeço a todos que responderam.
Como eu já estou meio puto com isso, tomei uma decisão meio dramática, liguei em uma assistência da Ferrari, meu torno é um Ruby mas é igual ao Bv20 da Ferrari. Vi que era possível comprar o carro novo se eu precisasse, pois bem, afiei a parte plana da cabeça da lima e meio que rasqueteei o canal, melhorou bastante, depois de muito analisar, cheguei a conclusão que as presilhas do carro que ficam por baixo do barramento estavam gastas, como eu já sabia que em caso de tragédia eu poderia comprar novas, não pensei 2 vezes, peguei a micro retifica manual, ponta montada e "retifiquei a danada", lima e lixas apoiadas em um vidro.
Nesse ponto eu tinha certeza que tinha estragado tudo, pra minha surpresa a folga praticamente desapareceu, o ponteiro do relógio comparador só balança um pouquinho. Vou fazer mais uns testes e medições, mas acho que o resultado ficou aceitável.
Já encomendei dois perfis de bronze (que achei bem caros diga-se de passagem) para providenciar presilhas novas.
Vou atualizando o tópico conforme for tendo novidades.
Mais uma vez. Obrigado a todos.
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Fiz mais alguns testes e medições, perfeito não ficou, mas está bem aceitável...
Seguindo com os problemas:
Esse é um clássico:
(http://i263.photobucket.com/albums/ii144/rafael_tst/BV20/P_20161101_1811311_zpscrhqfjvk.jpg)
São os parafusos que prendem o carro do porta ferramentas, são m6, será que eu encontro desses parafusos em loja de parafusos?
OBS: Na assistência de Ferrari vende esses parafusos, 20 dias para entrega, se não tiver jeito compro lá...
Será que vale a pena passar de m6 para m8?
Sugestões são sempre bem vindas...
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Amigão, repasse esses furos pra 9 e faça no seu torno mesmo dois parafusos novos m8. Fiz isso no meu é ficou muito bom. M6 não aguenta muito tempo.
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Amigão, repasse esses furos pra 9 e faça no seu torno mesmo dois parafusos novos m8. Fiz isso no meu é ficou muito bom. M6 não aguenta muito tempo.
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Como o torno esta desmontado eu não posso usa-lo, vou improvisar uns M8 sextavados no esmeril pra poder montar.
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Furei o carrinho para m8, ajustei dois parafusos no esmeril e fiz o acabamento na lima. Não é o ideal mas gostei bastante do resultado, sabe aquele provisório com cara de definitivo...
(http://i263.photobucket.com/albums/ii144/rafael_tst/BV20/P_20161102_161626_zpstv2buknw.jpg)
(http://i263.photobucket.com/albums/ii144/rafael_tst/BV20/P_20161102_161746_zpsjbmspxoy.jpg)
(http://i263.photobucket.com/albums/ii144/rafael_tst/BV20/P_20161102_163006_zpsge6gdqwm.jpg)
Agora é esperar o próximo problema para resolver. Mantenho atualizado.
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Ficou bom
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Obs: corte o excesso que ficou, deixe somente 1mm acima do comprimento da porca.
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Nas minhas próximas postagens vou colocar mais alguns acessórios que fiz pro meu bv.
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Nas minhas próximas postagens vou colocar mais alguns acessórios que fiz pro meu bv.
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Sei que vc tem um Lee (vi em outras postagens), postas suas modificações, quero melhorar o que puder no torno.
O meu esta faltando engrenagens: 42,49,98 e 105, vi um anúncio no ML e pedi uma cotação, se couber no bolso eu vou comprar.
Obrigado.
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Seguindo com as modificações e ajustes, chegou a vez de ampliar o furo do eixo árvore. Depois que tirei o eixo vi que posso trocar os rolamentos do torno:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=iX0jZoRjM-0#)
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Mais uma modificação:
https://youtu.be/h3rwhIlMwy0
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