Sanches,
como é essa peça que vc quer centrar? Redonda, quadrada?
Pra peças quadradas, retangulares e - principalmente - para furos fora do centro da peça, as sugestões do Gilii, do Rubens e do Jorge resolvem. Mas se a peça for circular, entendo que o relógio é a melhor saída. Esse ajuste dá um trabalhinho, mas com um pouco de prática fica muito mais fácil e rápido.
Rubens,
claro que a placa de 4 é uma mão na roda para peças quadradas, excêntricas etc., mas eu entendo que seu uso é qualquer coisa que exija precisão na centragem - mesmo em peças redondas.
Eu não dispenso minhas placas de 3 castanhas, e retifiquei as castanhas de uma delas para dar mais precisão (batimento quase zero), mas quando estou fazendo algo que exija alguma precisão, se tiver que desmontar a peça da placa de 3 castanhas e depois remontar nela, ela está automaticamente morta.
A placa de 4 castanhas permite remontar e centrar com cuidado (na verdade, pra essas coisas agora procuro fazer entre pontas).
Eu entendo a placa de 3 castanhas como um atalho para peças em que todas as operações podem ser feitas sem desmontar.
Além disso, a fixação pela placa de 3 castanhas é bem inferior à de 4 independentes, em um desbaste mais pesado a peça está sujeita a mover ou escapar...