Em casa, eu possuo um compressor velho que tem um motor CA mais forte, mas tenho medo de ele danificar o torno por ser muito forte, vou pegar a especidficações e colocar aqui pra ver se vcs acham plausível a troca. Acredito que seja 1 ou 2CV, contra os 1/3CV que tem no torno.
Na verdade não é o motor que danificaria o torno, mas o esforço excessivo atuando na estrutura do torno (barramento, carros, porta ferramenta, ...) durante a usinagem, em consequência da maior potência que o motor pode fornecer. Ou seja, o motor apenas girando em vazio não impõe nenhum esforço ou é capaz de danificar o torno.
Acho que o motor mais adequado seria um do tipo trifásico de 1/2 ou até 3/4 HP, para possibilitar o ajuste de rotação através de um inversor de frequência. Um motor de compressor deve ser do tipo monofásico, a meu ver, não tão adequado por ser mais difícil o controle de rotação em faixas mais amplas de rotação. A variação eletrônica de rotação é uma grande vantagem desses torninhos e facilita os trabalhos de usinagem.
Ja os fusos de esferaseriam uma coisa à se comprar, seria algo muito caro pra se adiquirir? levando em conta que o torno é bem equeno acredito que não serial algo muito absurdo certo?
Acho que seria algo barato, dois fusos, um fuso de 12 a 20 de diâmetro mm para mover o carro principal e outro mais fino e curto para mover o carro transversal.