Autor Tópico: Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?  (Lida 9437 vezes)

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Offline Júlio

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Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Online: 16 de Fevereiro de 2011, 21:57 »
Alguém sabe me dizer como faço as trocas de correia no torno BV 20 da Ferrari? Hoje tirei o meu torninho da caixa, pois a bancada dele já está quase pronta e, olhando a parte de trás da máquina, vi as polias mas não encontrei nenhuma maneira de mudar as correias de posição. O motor é fixo, as polias são fixas também... Como é que eu faço para trocar as correias e colocá-las nas diversas posições das polias?


  OBS: de fato, concordando com muitos aqui, o torno da Ferrari tem algumas coisas que realmente são críticas. A começar pelo seu manual do proprietário. Esse manual deve ter sido feito em meia hora por alguém que deveria estar com dor de barriga. Sequer ele trás dicas de conservação, de manutenção, lubrificação, forma de trocar as correias e engrenagens. Não sei como uma empresa, que vende uma máquina que beira os R$5.000,00, faz um manual que simplesmente é um lixo. Nem fotos tem. Ele tem apenas uns rabiscos de desenhos, mal feitos, que mal dão para saber do que eles estão falando. Pior é que já mandei e-mails para a Ferrari. Pergunte se eles responderam? Mas, como eu comprei esse torno depois de conhecer esse forum, agora já era. O torno que eu tenho é esse e paciência...
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2011, 22:07 por Nikolas »

Offline mandiares

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:00 »


Se vc. abrir esta tampa lateral e tirar uma foto talvez possamos te ajudar.

Com certeza o motor deve estar montado em uma base articulavel para possibilitar a troca e/ou ajuste tensão da correia.

Offline Júlio

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 00:09 »
Isso. Vou tirar uma foto amanhã e postarei aqui. Pensando cá com meus botões, existe uma haste girante com parafuso regulável dentro da caixa das polias. Essa haste está lá sozinha, aparentemente sem função. Mas acho que ela seria uma espécie de esticador. Sei que ele possui 6 velocidades. Sei também que a polia do motor se liga à polia da árvore com três possibilidades de combinação, ou seja, 3 velocidades altas. A polia intermédiária e a polia da árvore também poderiam se combinar com mais 3 velocidades mais reduzidas. Eu acredito, posso estar errado, que essas mudanças de velocidades são feitas com esse esticador. Mas amanhã eu vou colocar as fotos. Abraços...

Offline Jorge_BH

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 07:56 »
....agora já era. O torno que eu tenho é esse e paciência...[/i]
Oi, Nikolas.
Todos esses tornos pequenos precisam de ser usados com mais cuidado, dar passes menores na hora de usinar, etc. Não quer dizer que são ruins. Para hobby e fazer peças pequenas eles funcionam muito bem. Não conheço esse torno Ferrari, mas não acredito que seja ruim. Há um colega aqui do forum que tem um chinesinho menor que esse seu e ele usina até aço inox nele.
Acredito que depois que tiver tudo montado e funcionando ele vai te atender perfeitamente.
Abraço.
Jorge

Offline F.Gilii

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 08:49 »
Nicolas,

Usando as ferramentas certas e com um pouco de atenção, este torno é capaz de tarefas que muito torno maior tem dificuldades...

Abaixo um exemplo de usinagem de precisão que foi feita com um torno muito parecido com o seu...

http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/coisas/usinagem_fusos.jpg
Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?


Estes fusos são temperados - veja o acabamento que se consegue com um pouco de trabalho e atenção... e as medidas estão exatas.

Offline Júlio

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 13:31 »
Agradeço as dicas, Jorge e Gilli. Ainda não botei o bicho no tronco, mas em breve estarei fazendo os testes. Acredito sim que ele servirá para o que necessito, pois será apenas para entretenimento. Vou postar umas fotos do sistema de correias que ele usa para vocês darem uma olhada e, quem sabe, me darem uma idéia de como fazer as trocas de correias. Eu já procurei alguma articulação para afrouxar o motor, mas não encontrei pois o motor é fixo por alguns parafusos que não dão articulação. Tentei ligar para a Ferrari hoje cedo, mas não atenderam. Vou continuar na minha saga... Abraços.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2011, 13:43 por Nikolas »

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 13:41 »
Nicolas,

Usando as ferramentas certas e com um pouco de atenção, este torno é capaz de tarefas que muito torno maior tem dificuldades...

Abaixo um exemplo de usinagem de precisão que foi feita com um torno muito parecido com o seu...

http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/coisas/usinagem_fusos.jpg
Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?


Estes fusos são temperados - veja o acabamento que se consegue com um pouco de trabalho e atenção... e as medidas estão exatas.

Gilli. Esses fusos foram temperados após a usinagem?

Offline F.Gilii

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 14:04 »
Nikolas,

Estes fusos são temperados por indução depois de retificados - a superficie é bem dura, mas o miolo nem tanto...

Eu usino retificando a superficie até chegar a uns 16mm, depois torneio com ferramenta de metal duro.

Offline Júlio

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 20:51 »
Legal, Gilii. Você mesmo quem fez a têmpera? Seguem abaixo as fotos do sistema de correias. As fotos não ficaram muito nítidas, pois tirei do celular. Eu ia tirar da máquina, mas minhas baterias estavam descarregadas. Se alguém tiver idéia de como trocar de posição essa correia, me avise. Liguei hoje para a Ferrari, em São Paulo. Uma tal Joana me atendeu, disse que um técnico iria entrar em contato comigo para solucionar minha dúvida. Até agora, 20:45h, nada do técnico me ligar... Isso que é assistência pós-venda  >:(
Como podem ver, ele possui um conjunto de três polias. A polia mais baixa é a motora, ligada diretamente ao eixo do motor. Dá pra ver uma parte da carcaça preta do motor. A superior a esta é a intermediária, que se liga à polia da direita para se fazerem as reduções. Quando se liga a polia do motor direito com a polia da direita, como hoje está na foto, temos 3 velocidades altas. As reduções são feitas ligando-se a polia do motor com a intermediária e esta com o conjunto da  direita.




VEJAM SE ISSO SERIA UMA ESPÉCIE DE ESTICADOR DA CORREIA
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2011, 21:11 por Nikolas »

Offline mandiares

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 21:13 »
São tres polias no mesmo eixo ou é uma polia tipo peça unica com 3 gornes, um para cada diametro ?

Offline Jorge_BH

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 21:39 »
Parece que é preciso tirar as polias...

Offline F.Gilii

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 10:35 »
Você mesmo quem fez a têmpera?
Não - os fusos vem temperados... eu só usino...

Parece que é preciso tirar as polias...
Não faz sentido ter que tirar as polias para troca de velocidade...

As fotos não ajudam, mas me parece que este eixo é apenas um esticador da correia.

Para a troca de velocidades, é necessário soltar o esticador, trocar a correia de canal e apoiar o esticador de novo...

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 10:11 »
São tres polias no mesmo eixo ou é uma polia tipo peça unica com 3 gornes, um para cada diametro ?

Então. Cada conjunto de polia é solidário. Por exemplo, o motor tem acoplado ao seu eixo um cojunto com 4 polias, fundidas em uma só peça e usinadas de acordo com seus diãmetros. O mesmo se aplica ao restante das polias.

Offline Júlio

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 10:14 »
Parece que é preciso tirar as polias...

Até pensei nessa hipótese, mas, concordando também com o Gilli, acho que a Ferrari não seria tão incompetente de fazer um sistema tão rudimentar para a troca de polias. Eu não quero acreditar nessa possibilidade...  :-\

Offline Júlio

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Re:Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
« Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 10:16 »
Você mesmo quem fez a têmpera?
Não - os fusos vem temperados... eu só usino...

Parece que é preciso tirar as polias...
Não faz sentido ter que tirar as polias para troca de velocidade...

As fotos não ajudam, mas me parece que este eixo é apenas um esticador da correia.

Para a troca de velocidades, é necessário soltar o esticador, trocar a correia de canal e apoiar o esticador de novo...

 De fato, as fotos ficaram péssimas. Inclusive sem ângulo. O detalhe é que o safado está no chão, ainda sobre a parte inferior da caixa de onde ele veio. Eu apenas tirei as laterais, mas a parte que fica o motor está quase que encostada na parede da oficina. Vou ver se consigo arrastar essa lateral dele para tirar uma foto frontal.



  O grande detalhe, Gilii, é que esse esticador, como veio de fábrica e está na foto, em princípio, não tem função, pois ele está daquele jeito,solto e sem contato algum com o mundo da polias. Acreidito que ele sirva de fato para fazer a tensão da correia que ligará a polia intermediária com a polia do eixo da árvore. Se for isso, é fácil. O grande lance é saber primeiramente como eu mudo de posição a correia do próprio motor, já que essa não tem esticador. A parte lateral de fixação do motor está quase encostada na parede. Se eu conseguir arrastá-lo, talvez eu consiga descobrir algum sistema para afrouxar a correia pelo motor. Eu já olhei e não encontrei. O motor é fixo em uma base de ferro fundido, com 4 parafusos de fixação. Ainda tenho esperança de que a Ferrari tenha feito um sistema inteligente para essa troca.  :D
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 10:23 por Nikolas »

 

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