Como se fosse isso aqui
Como Trocar as Correias do BV 20 da Ferrari?
Que maquininha bonitinha. Isso é um torno também? Seguem as fotos de um ângulo melhor. Por incrível que pareça, eu consegui mudar as correias. Não sei se esse é o jeito certo, mas matutando e olhando cada detalhe, não vi outra alternativa. As conclusões a que cheguei: 1 - para mudar de posição a polia do motor com a polia da esquerda ( são 3 combinações dando 3 velocidades altas), eu mudei na mão mesmo, sem mexer em nada. É que a correia é meio frouxa, e dá para passar de um rasgo de polia para outro apenas entortando a correia para o sulco seguinte, como se fosse uma troca de marchas de bicicleta com câmbio. Agora, para as combinações de velocidades altas ( você está correto, Gilii: a polia que fica acima do motor serve para se fazerem as reduções), eu afrouxei a haste da polia, através de um parafuso, mostrado na última foto. A polia ficou "capenga", eu coloquei as correias e, quando dei o aperto para retornar a polia para o lugar certo, ela centralizou as correias. Não sei se essa é a maneira de se fazer, haja vista que o manual não fala nada. Mas foram as soluções que encontrei. Seguem as fotos, inclusive com a mudança de correia que eu mesmo fiz:
Mudanças da posição da correia, para se utilizar as velocidades reduzidas. Nessa configuração, a polia do motor toca a polia de cima que por sua vez toca a polia da árvore. São 3 combinações de velocidades baixasCONFIGURAÇÃO QUE VEIO DE FÁBRICAFoi esse parafuso que eu afrouxei para que a polia ficasse solta. Esse parafuso não solta a polia, mas apenas a haste que a segura. A polia ficando frouxa, dá pra colocar as correias. Depois, ao apertar, a polia centralizou as corrreias