Caro Renato.
Conheço pessoalmente os 2 modelos.
O modelo comercializado pela Silcatas (não é fabricado por eles) possui algumas vantagens (já citadas).
O modelo comercializado pela Power, é um BV 020 (como o meu de 500 mm e ou do Gilii com 300mm), com algumas pequenas melhorias.
Já ví modelos identicos, denominados de BV 025 (daí vem o "250" do modelo que postou).
Na minha simplória opinião, eu ficaria com o modelo comercializado pela Silcatas.
Não necessariamente comprado com eles (acho que consegue encontrar um valor menor).
A um tempo atrás me foi oferecido um desses por módicos 3.500 dinheiros, não fiquei na época, pois, já estava com dois tornos BV 020 aqui em casa.
Quanto á pergunta sobre usinar aço 1045, ambos fazem com maestria esse serviço, desde que observado suas limitações estruturais e construtivas, bem como algumas regras de usinagem e tipo de ferramenta.
O padrão MT2 ou MT4, refere-se ao tipo de "encaixe" que existe no contra ponto (fixo) ou eixo arvore (móvel).
Isso para aquisição de pontas rotativas, porta pinças, brocas e demais acessórios e ferramentas que podem ser adaptadas nesses dois pontos do torno (um móvel e o outro fixo) com a finalidade de auxilio na usinagem.
Ou seja é uma norma técnica que especifica as regras de construção dos conhecidos "CONE MORSE" (1, 2, 3, 4, etc).
Nada mais é do que um eixo conico, e essa conicidade deve obedecer regras técnicas pré estabelcidas para a sua construção (internacionalmente, para que todos "falem" a mesma língua).
E um torneiro aqui do brasil, possa construir uma mesma peça que um torneiro na Inglaterra, China, EUA e assim por diante, desde que obedecendo os preceitos dessa norma.
Então, um MT2 ou "Cone Morse 2", possui uma dimensão (diametros pré estabelecidos para sua maior e menor dimensão) menor que o MT4 ou "Cone Morse 4".
Pelo que pude notar até hoje, esses tornos de pequeno porte (como o meu) possuem no contra ponto o Cone Morse 2 e no eixo arvore o Cone Morse 3.
Mas pode variar de fabricante para fabricante.
E isso não é nenhum diferencial (problema) a ser observado na hora da compra (a não ser para escolher os acessórios devidos), pois como hobista, dificilmente esse aspecto fará muita diferença para você na execução de seus trabalhos .
Espero poder ter ajudado, ao invés de complicado. rsrsrsrsr
Abraços.
Rubens